O Que Causa Acne, Uma Visão Geral


Em A Arte da Guerra, Sun Tzu escreve: "Conheça o inimigo e conhece-te a si mesmo; em cem batalhas você nunca vai estar em perigo". Este conselho vence as batalhas, não só no campo, mas também em sua pele. Então, se você não deseja estar em perigo em sua luta contra a acne, você deve ter tempo para compreender corretamente o que você está prestes a encontrar.

Muitos sites retratam a acne como algo bem simples. Eles podem reivindicar que é causada por toxinas que saem da pele ou congestionamento no cólon. Mas a verdade da questão é que a acne é extremamente complicada. E, quando você compreender todos os fatores que entram em fazer uma espinha, é fácil ver por que muitas soluções simplesmente falham.

Nesta página eu quero dar uma visão ampla das causas complicadas por trás da acne. E através da compreensão você pode desenvolver estratégias eficazes para derrotá-la.

Genes

Qualquer discussão sobre as causas da acne deve incluir genes. Porque não há como fugir do fato de que os genes que você herdou de seus pais influenciam sua pele. Na medida em que ter um parente de primeiro grau com acne aumenta o risco de adquiri-la em 4 vezes.

Agora, não há "gene da acne" que cause diretamente suas condições de pele. Em vez disso, os genes alteram a fisiologia da sua pele para ser muito mais sensível a hormônios e inflamação. Estes, então, levam a poros bloqueados e, por fim, espinhas.

A partir de hoje, não há nada que você possa fazer sobre isso. Você não pode mudar a mão que te criou, mas se você jogar certo, você pode atenuar os danos e, provavelmente, até mesmo limpar a sua pele. Por exemplo, existem remédios tópicos que contrariam o efeito dos genes na sua pele.

Mais informações: página Genes e acne.

Hormônios

Toda acne é acne hormonal. Isso porque os hormônios afetam todos os fatores que entram em fazer uma espinha. Esses incluem:
  • O aumento da produção de sebo
  • Aumentar o crescimento de células da pele
  • Evitar a separação de células da pele após a morte
  • O aumento da resposta inflamatória a bactérias P. acnes
Os hormônios culpados são chamados de andrógenos. Eles são hormônios sexuais masculinos dos quais a testosterona é o mais amplamente conhecido. Além dos andrógenos, a insulina e fator de crescimento semelhante a insulina tipo 1 (IGF-1), também estão implicados na acne. Embora estas hormônios tenham um efeito direto sobre a pele, eles fazem mais mal aumentando os danos que os andrógenos causam.

Pacientes com acne têm níveis semelhantes desses hormônios aos que têm pele limpa. O que é diferente é o quão sensível  apele propensa a acne é a esses hormônios, graças aos genes.

Até onde eu sei, a dieta não afetar tanto assim os níveis de hormônios andrógenos que causam a acne. Mas a dieta e estilo de vida são as unidades principais por trás dos níveis de insulina e IGF-1. E porque estes hormônios 1) aumentam os níveis de andrógenos e 2) tornam a pele mais sensível aos andrógenos, equilibrá-los inicia o longo caminho no sentido de limpar a sua pele.

Mais informações: página Acne hormonal.

Inflamação

A inflamação é a resposta do sistema imunológico à lesão e infecção.

Temos que distinguir entre dois tipos de inflamação: inflamação local na pele e inflamação sistêmica, que afeta todo o corpo.

Inflamação local na pele

Quando o sistema imunológico ataca as bactérias colonizadoras num poro bloqueado, cria inflamação local na pele. Isso transforma o poro bloqueado inofensivo em um cisto vermelho e doloroso. Por causa da influência genética, pacientes com acne têm uma forte resposta imunológica excessiva à bactéria inofensiva P. Acnes. Os hormônios andrógenos ampliam ainda mais esta resposta inflamatória.

As bactérias não são a única fonte da inflamação local. Coisas como o seguinte também aumentam a inflamação e, possivelmente, desencadeiam acne:
  • A exposição a excesso de radiação UV do sol. Note que um pouco de luz solar é bom para sua pele, mas em excesso pode causar danos reais.
  • A exposição à fumaça e outros poluentes atmosféricos.
  • O uso excessivo de produtos de tratamento de acne com produtos químicos (tais como peróxido de benzoíla).
A inflamação local pode tanto desencadear e quanto agravar a acne. Não há nenhuma maneira que você possa evitar tudo isso e é por isso que você deve usar alguns tratamentos anti-inflamatórios tópicos.

Inflamação sistêmica

A inflamação sistêmica, por outro lado, afeta todo o corpo. Imagine minúsculos fragmentos de vidro flutuando em sua corrente sanguínea e, enquanto eles flutuam, eles fazem milhares de pequenos cortes nos vasos sanguíneos, por todo o corpo.

Isso é algo semelhante ao efeito da inflamação sistêmica. Mas, em vez de ser causado por fragmentos de vidro, as micro-lesões são causados por radicais livres e outras substâncias químicas inflamatórias.

A partir de estudos, sabemos que pacientes de acne estão sob maior carga de inflamação sistêmica e eles têm baixos níveis de vitaminas antioxidantes quando comparados com aqueles com pele saudável. Além disso, há uma boa razão para acreditar que a acne parece piorar com o aumento da inflamação sistêmica.

Nós ainda não temos uma boa explicação de como a inflamação sistêmica agrava a acne. É possível que uma maior inflamação esgote ainda mais os preciosos antioxidantes, que, em seguida, deixam a pele vulnerável a mais inflamação e estouro de espinhas.

Felizmente, você tem um monte de controle sobre os níveis de inflamação sistêmica, uma vez que em grande parte se resume ao que você come e como você vive sua vida. Coisas como estas influenciam a inflamação sistêmica:
  • Equilíbrio dietético de ômega 3/6
  • A ingestão de nutrientes inflamatórios e anti-inflamatórios
  • Tensão e equilíbrio emocional
  • Sono
  • Tabagismo e qualidade do ar
Então o que isso quer dizer

A acne é causada por uma mistura complexa de genes, desequilíbrio hormonal e inflamação, cada um dos quais é um tema complicado por si só. Não há nenhuma maneira de abordar qualquer um deles com soluções simples e não estamos sequer a falar de seu efeito combinado.

O que eu estou falando aqui é que não há soluções simples e você não deve esperar nenhuma. Mas a situação está longe de ser impossível. Você pode fazer uma diferença real na sua pele com um programa de tratamento da acne que aborda todas as causas que falamos aqui.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores