Antibióticos Para Acne - Ganho em Curto Prazo com Danos em Longo Prazo


Os antibióticos são o tratamento de primeira escolha para acne moderada a grave. E a maioria dos pacientes de acne saem do consultório do dermatologista com uma prescrição para o curso de antibióticos orais. Os médicos prescrevem e nós tomamos assumindo que eles são seguros e sem pensar duas vezes. Embora os antibióticos sejam geralmente seguros, agora há boas razões para acreditar que pode torná-lo mais propenso a futuras acnes.

Neste post eu vou falar do uso de antibióticos orais no tratamento da acne. Por duas razões. Eles realmente não funcionam e eles carregam consequências a longo prazo que podem prejudicar sua pele.

Os antibióticos realmente funcionam para acne?

Obviamente antibióticos funcionam em curto prazo. Ninguém duvida. A verdadeira questão é o que acontece depois de terminar o tratamento. Os fóruns de acne estão cheios de mensagens reclamando de como a acne voltou com força total após a interrupção do tratamento.

A evidência anedótica é terrivelmente pouco confiável, então eu queria ver o que estudos dizem sobre este assunto. Procurei estudos sobre as taxas de recorrência ou recaída após antibioticoterapia oral. Dada a forma como muitas vezes eles são usados, f​Fiquei bastante chocado que este foi o melhor que eu pude encontrar:
Em um estudo de mulheres com idade superior a 25 com AV persistente [acne vulgaris], cerca de 82 por cento falharam a terapêutica com vários cursos de antibióticos e 32 por cento tiveram uma recaída após o tratamento com um ou mais cursos da isotretinoína oral. 
Acne pós-adolescência: uma revisão das características clínicas.
Eu não pude achar quaisquer estudos sobre as taxas de recorrência de acne após a antibioticoterapia oral. Praticamente todos os estudos apenas dizem que os pacientes melhoraram tantos e tantos percentuais depois de tantas e tantas semanas. Mas ninguém parece ter se incomodado em acompanhar e ver o que acontece após o tratamento antibiótico. Porque qual é o ponto, se a acne volta algumas semanas mais tarde?

O único estudo que sequer tocou nisso mostrou taxa de falha maciça (82%), após vários cursos de antibióticos.

Então, se perguntarmos os antibióticos realmente funcionam para acne? Eu não sei sobre você, mas a minha resposta é não. Limpar a pele por algumas semanas é bom, mas eu quero uma solução a longo prazo. E que os antibióticos não são.

Os antibióticos te deixam mais propenso a acne?

Os antibióticos não são apenas uma correção de curto prazo, mas também podem realmente causar danos a longo prazo para a sua pele. Isso acontece porque os antibióticos matam as bactérias benéficas, ou probióticos, de seu intestino.

O sistema digestivo é colonizado por bilhões e bilhões de bactérias. O número de bactérias no intestino é estimada ser 10 vezes maior do que o número de células no seu corpo. Estas bactérias são muitas vezes chamadas de microflora intestinal e microbiota.

Como seres humanos, nós vivemos em um relacionamento mutuamente benéfico com as bactérias no intestino. As chamadas bactérias probióticas, por exemplo, ajudam na digestão de alimentos e criação de certos nutrientes. E a cada novo estudo a importância da microflora intestinal em saúde está se tornando cada vez mais evidente.

O maior problema com antibióticos orais é que eles causam distúrbios de longo prazo na microflora intestinal. A maioria dos antibióticos prescritos para a acne não são armas de precisão. Eles indiscriminadamente matam as bactérias tanto nocivas quanto probióticas.

Exatamente o tipo de dano que eles fazem para destruir bactérias varia de pessoa para pessoa. Cada um tem uma composição bacteriana original no intestino. E algumas estirpes de bactérias são mais resistentes aos antibióticos do que outras. Mas o que está claro é que a maioria dos antibióticos provocam pelo menos alguns danos às bactérias benéficas no intestino. E o dano é mais provável que seja extenso do que menor - porque a maioria das bactérias probióticas não pode resistir a antibióticos.

O dano depende também da duração do tratamento. Tratamentos com antibióticos comuns para acne tem prazo de várias semanas a vários meses. Às vezes, os pacientes também são mantidos na dose de manutenção durante anos.

Suprimindo bactérias probióticas abre a porta para as bactérias nocivas (patogênicas) e leveduras (tais como cândida) crescerem no intestino. Bactérias nocivas causam danos à parede do intestino e levam à síndrome do intestino solto (termo médico: permeabilidade intestinal) e faz pequenos espaços abrirem entre as células na barreira intestinal. Através dessas pequenas falhas, toxinas bacterianas e outras substâncias inflamatórias pode "vazar" para a corrente sanguínea. No post Eixo intestino-pele eu expliquei em detalhes como isso pode levar a acne.

A Candida albicans é um outro invasor que tira proveito da oportunidade criada pelos antibióticos. A cândida pode causar ainda mais danos ao intestino e provocar reações de sensibilidade que aparecem sobre a pele.

Efeitos em longo prazo

A microflora intestinal é resiliente. Sem quaisquer perturbações (tais como antibióticos, quimioterapia ou estresse excessivo) a microflora permanece bastante estável. Mesmo depois de eliminá-la com antibióticos, ela tentar voltar ao equilíbrio pré-tratamento. Mas isso pode levar muito tempo. Um estudo mostrou perturbações mesmo 2 anos depois de um tratamento de 7 dias de clindamicina. Um outro estudo mostrou distúrbios 4 anos após o tratamento.

O tratamento com antibióticos também aumenta os níveis de bactérias resistentes aos antibióticos no intestino. Portanto, é possível que a flora intestinal nunca realmente se recupere após o uso de antibióticos em longo prazo. Eu não quero parecer alarmista ao dizer isso e nós realmente não sabemos se distúrbios menores têm quaisquer efeitos reais de saúde.

O ponto que eu estou fazendo é que tomar antibióticos deixa você mais propenso a ter mais acne no futuro. No momento não podemos dizer quanto tempo esse efeito persiste. Ele pode passar em algumas semanas ou pode ficar, de alguma form,a durante anos.

A maior mensagem aqui é não tomar antibióticos a menos que seja absolutamente necessário. Se você precisar deles para limpar uma infecção, então, é claro, tome. Mas eu não vejo nenhum ponto em tomar antibióticos orais para acne. Eles são uma ajuda a curto prazo com potencial de danos a longo prazo.

Os probióticos podem mitigar os danos

Se os antibióticos causar distúrbios na flora intestinal, então tomar probióticos deve mitigar os danos. E isso é exatamente o que os estudos estão mostrando.

Um estudo mostrou um efeito dramático. Os pesquisadores trataram 30 voluntários com clindamicina durante 7 dias. Os sujeitos foram divididos em 3 grupos: 2 suplementos probióticos diferentes e um grupo de placebo. Após 7 dias, o grupo de placebo não tinha bifidobactérias (uma estirpe de bactérias probióticas). Os indivíduos que receberam os suplementos probióticos mostraram perturbações muito menores para a microflora intestinal e apresentaram menos efeitos colaterais. Outros estudos mostraram resultados similares usando ambos os suplementos probióticos e iogurte.

Os probióticos são também eficazes na prevenção de diarreia que às vezes segue a terapia antibiótica.

Conclusão

Os antibióticos orais são frequentemente prescritos para moderada a grave. Pelas seguintes razões eu não acho que seja muito inteligente:
  • Os antibióticos são tratamentos eficazes em curto prazo, mas na maioria dos casos a acne volta com uma vingança.
  • Os antibióticos podem causar distúrbios de longo prazo para o equilíbrio bacteriano no intestino (microflora intestinal).
  • Perturbações na microflora intestinal permite que bactérias nocivas e cândida colonizem o trato digestivo. Isso aumenta a inflamação e pode levar a acne.
  • Probióticos, como suplementos ou alimentos fermentados, mitigam os danos causados pelos antibióticos e permitem que os microflora intestinal se recupere mais rapidamente.
Moral da história: não tomar antibióticos, a menos que seja absolutamente necessário. Eles são um fogo de palha que queimam os dedos.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores