Por Que Você Não Deveria Ter Medo do Peróxido de Benzoíla - E Minha Experiência ao Parar


O peróxido de benzoíla tornou-se meio que um bicho-papão no movimento do tratamento natural da acne. E não faltam mitos como "minha pele fica viciada em PB" e "quando você parar, a acne volta com uma vingança". Tal como acontece com todos os mitos, há um grão de verdade neles, mas eles são, em última análise, com base em equívocos. Eu acho que isso é triste, porque esses mitos levam as pessoas a evitar este tratamento barato e potencialmente eficaz contra a acne.

Há razões legítimas, é claro, para evitar o peróxido de benzoíla, como alergia, mas eu acredito que a maioria das pessoas o evitam pelas razões erradas. Então me dê alguns minutos e eu vou fazer o meu melhor para corrigir alguns dos mitos. E uma vez que eu tiver feito sua 'promoção', deixe-me dizer porque eu parei e algumas experiências após o uso.

O que PB faz e como ele funciona

De acordo com a Wikipedia, o peróxido de benzoíla é um composto orgânico da família de peróxido. Em contato com a pele, se rompe em ácido benzoico e oxigênio, e esse oxigênio age como um radical livre na pele destruindo células e bactérias com os quais entram em contato.

Para entender como funciona, devemos ter um momento para compreender as fases iniciais do processo de formação de acne. Quando um dos poros da pele fica bloqueado devido ao excesso de queratina, sebo e células mortas da pele, forma um microcomedão, basicamente apenas um termo médico para uma poro bloqueado. Nesta fase, ainda não existem bactérias (números anormalmente elevado) no microcomedo, elas vão criar uma loja pouco mais tarde.

O PB pode evitar a acne nesta fase porque a ação oxidante destrói as células que obstruem os poros da pele. Nas fases posteriores de formação de acne, podem controlar a inflamação - através da destruição das células brancas do sangue que desencadeiam o processo inflamatório.

Não é exatamente uma arma de precisão e eu tenho que admitir que há um certo apelo nesta abordagem contundente. Independentemente disso, não há como negar o fato de que o PB funciona. É um dos mais bem sucedidos tratamentos de acne já descobertos.

Quase todo mundo usa da maneira errada

Infelizmente, a maior parte dos tratamentos da acne usam o peróxido de benzoíla do jeito errado. A ideia deles do tratamento de acne é amontoar PB em cima de PB e terminar com um pouco mais de PB. É quase como se essas pessoas acreditassem que a acne é causada pela falta de PB no rosto!

Pesquisadores e dermatologistas há muito tempo acreditavam que a bactéria P. Acnes inicia e causa a acne e, portanto, um monte de pesquisa foi focada em maneiras de matá-la. Mas já há 50 anos havia dados para mostrar que essa visão é incompleta e perde o ponto sobre a acne. Que era dano oxidativo (ou inflamatório) para os ácidos graxos no sebo que começa a acne. Ao fazer pesquisa para o meu livro que eu li vários estudos que mostram que a inflamação contribui tanto para o excesso de queratina e produção de sebo. E biópsias mostraram danos inflamatórios, mesmo nos estágios iniciais do processo de formação de acne.

Sem mencionar que muitos estudos modernos questionam o papel das bactérias em causar acne, como este.

Comedogênese parece ser independente da infecção bacteriana e podem ser acionadas por níveis elevados de interleucina-1α bioativa derivado de hiperqueratinócitos ductais. 
Eady E, et al. Is Acne an Infection of Blocked Pilosebaceous Follicles?: Implications for Antimicrobial Treatment. American Journal of Clinical Dermatology. July/August 2000 – Volume 1 – Issue 4 – pp 201-209.
Isto não é o mesmo que dizer que as bactérias não afetam a acne. Elas absolutamente têm um papel a desempenhar, mas só depois, quando o comedão já se formou. Elas colonizam o poro bloqueado depois e ao causam uma inflamação na área.

O problema de PB amontoando em cima de PB para tratar a acne é que erra o alvo como se forma a acne. Ele ainda pode ser eficaz, mas ao fazê-lo, está sujeitando a pele a um monte de estresse desnecessário. E é assim que muitos desses equívocos sobre PB nascem. Se você confiar demais nele, você não está realmente cuidando de sua pele. O que você está fazendo é 'bombardear' o problema. E porque sua pele não está em bom estado, sua acne vai voltar pior quando você parar de usar PB.

O papel dos antioxidantes

Felizmente, há uma maneira melhor. Muito melhor. Se você tratar a acne do "jeito certo", antes mesmo que tenha chance de se formar, você pode salvar a sua pele de um monte de problemas e você não precisa se preocupar com a bagunça pós-BP em seu rosto.

Como eu mencionei acima, há boas evidências que mostram que podemos jogar a culpa da acne sobre a inflamação. Esta inflamação inicial estimula queratina e células produtoras de sebo para aumentar a produção que, em seguida, leva a um poro bloqueado. Ele também consome o oxigênio do poro bloqueado e, assim, cria o ambiente ideal para que as bactérias P. acnes prosperem.

Esta teoria afirma que se você pudesse proteger sua pele da inflamação, você poderia evitar a acne. E há muito poucos estudos que mostram que este fato é o caso - pelo menos até certo ponto. Por exemplo, estudos têm confrontado vitamina B3 e e vitamina C derivada de ascorbil fosfato de sódio (AFS) cabeça a a cabeça contra o peróxido de benzoíla e contra os antibióticos tópicos. Embora não conclusivos, os resultados destes estudos são animadores. Ambos B3 e AFS foram igualmente eficazes ou até mesmo superiores ao PB ou antibióticos tópicos, os atuais padrões de ouro no tratamento da acne. Devo dizer que eu estou falando sobre a aplicação tópica de vitamina B3 e AFS, não suplementos.

A maneira certa de usar PB

Embora os resultados destes estudos sejam animadores, eu não quero dizer que os antioxidantes podem impedir completamente a acne. Talvez em algumas pessoas possam, mas eu ainda acho que na maioria das pessoas podem reduzir muito a acne, mas não se livrar completamente.

E é aí que o uso inteligente de peróxido de benzoíla entra em jogo. Em vez de amontoar PB sobre PB, eu acho que é uma ideia muito melhor usá-lo 'estrategicamente'. Usá-lo pouco para abrir os poros da pele que ficaram bloqueados ao invés antioxidantes, e manter as bactérias sob controle. Desta forma, sua pele não fica 'viciada' em PB e parar não vai fazer uma bagunça completa do seu rosto. Você não está confiando totalmente no PB, você está apenas usando-o para terminar o trabalho.

Esta é também a razão pela qual eu gosto do Exposed Skincare (não existe no Brasil ainda) e sigo promovendo-o neste blog. Eu não finjo que ele é perfeito. Eu ainda acho que depende um pouco demais do PB e do ácido salicílico, mas estão equilibrados com chá verde e outros antioxidantes. Por isso, deve ser bem mais gentil à sua pele do que o Proactiv ou outras marcas de tratamento da acne.

Minha experiência ao parar o PB

Para colocar meu dinheiro onde minha boca está, eu parei de usar PB umas duas semanas atrás. Principalmente por curiosidade. Eu queria ver o que aconteceria com minha pele depois que eu parasse de usá-lo. Para ver o alarde sobre isso é. Eu não estava usando muito. Eu só aplicava creme de PB a 2,5% uma vez por dia e 30 minutos depois eu passava um creme antioxidante que contém chá verde e resveratrol e um pouco de óleo de tea tree. Então eu estava fazendo o que eu estou recomendando que você faça e o PB não era um enorme parte do meu regime de cuidados com a pele. Eu também queria ver o quanto do meu sucesso era devido ao PB e quanto era devido a outras coisas que estou faço.

Como eu estava usando PB, minha pele estava mais ou menos perfeita. Eu tinha, talvez, um pequeno ponto vermelho no meu rosto uma vez por semana, e mesmo sumia no dia seguinte. Minha pele ainda era um pouco oleosa, mas eu não estava estourando espinhas de jeito nenhum.

Depois que eu parei de usar PB... bem... as coisas permaneceram mais ou menos o mesmo. Durante estas 2 a 3 semanas desde que eu parei de usar PB não notei grandes mudanças na minha pele. Ela ficou um pouco pior. Eu notei que eu tenho mais algumas pequenas marcas vermelhas, mas você não iria notar sem uma análise cuidadosa e eles se foram dentro de um dia ou dois.

Claro que 3 semanas não é tempo suficiente e talvez minha piore bem mais tarde. Eu duvido, mas é uma possibilidade.

Conclusão

Espero que este artigo tenha esclarecido algumas das confusões em torno do peróxido de benzoíla. Eu acho que há um papel para ele na maioria dos regimes de cuidados da pele.

Infelizmente, a maioria das pessoas usam de forma errada, o que pode levar a problemas. Tal como 'a pele fica viciada nisso'. Mas quando você usa corretamente e tomar certas precauções, é barato e pode fazer milagres.

Porque a maioria das pessoas usam o PB do jeito errado, eu reuni um pequeno relatório sobre como tirar o máximo proveito do PB, minimizando os efeitos colaterais desagradáveis.

Neste breve relatório, você vai aprender:
  • A melhor maneira e o tempo correto para usar o PB
  • A concentração ótima para obter os melhores resultados e efeitos secundários mínimos
  • Precaução simples que elimina todos ou a maioria dos efeitos colaterais associados ao PB
  • O meu "molho secreto" do regime de cuidados da pele que trabalha em conjunto com o PB e minimiza efeitos colaterais
Basta clicar no link abaixo para ter acesso imediato ao relatório BP Booster.

ATUALIZAÇÃO

Já faz quase seis meses desde que eu escrevi este post. Minha pele não sofreu quaisquer consequências negativas por parar o PB. Portanto, parece que os antioxidantes tópicos estão funcionando muito bem para mim. Eu fico com acne quando eu como algo que perturba meu intestino, mas enquanto meu intestino está funcionando bem, minha pele continua limpa.


Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores