3 Maneiras Surpreendentes Pelas Quais o Chá Verde Combate a Acne


O próximo grande avanço no tratamento da acne pode ser o humilde saco de chá verde que está no seu armário da cozinha. Um provérbio chinês diz: "Melhor ser privado de comida durante três dias, do que um de chá." A pesquisa feita nas últimas duas décadas diz porquê.

Um grande e crescente corpo de pesquisa mostra que beber chá e, especialmente, chá verde, tem inúmeros benefícios à saúde. O que nós, como pacientes de acne, estamos interessados ​​é o fato de que o chá verde combate todas as causas subjacentes da acne: inflamação, resistência à insulina e hormônios. E neste post vou explicar por que ele pode ser uma das poucas soluções milagrosas verdadeiras para acne.

Antes de começar é melhor colocar a água para ferver. Porque uma vez que você estiver acabado de ler este post, eu sei que você estará ansiando por um copo do material verde.

O potencial antioxidante do chá verde

Praticamente todos os artigos sobre os efeitos na saúde do chá verde fala sobre antioxidantes. Enquanto na maioria dos casos, a campanha publicitária de longe supera a realidade, o chá verde tem potencial antioxidante significativo. O chá verde, como muitas frutas e bagas, contém grande quantidade de polifenóis. Polifenóis têm sido estudados pelo seu potencial antioxidante com resultados promissores. No caso do chá verde, muita pesquisa tem foco em uma catequina chamado de (-) - epigalocatequina-3-galato (EGCG).

A EGCG é o antioxidante predominante na maioria das formas do chá verde e é também o mais potente. Por exemplo, um estudo de revisão observou:
EGCG foi mostrada ser de 25 a 100 vezes mais potente do que as vitaminas C e E, em termos de atividade antioxidante. 
Polifenóis epigalocatequina 3-galatodo chá verde na artrite: progresso e promessa
Outro estudo (PDF) mediu o potencial antioxidante de várias formas de chá verde. O estudo concluiu que ½ copo (100 ml) de chá verde tem o mesmo potencial antioxidante de 1 kg de frutas frescas. Isso é muito impressionante em meus livros!

Mas temos que ter em mente que um elevado potencial antioxidante não significa nada ainda. É apenas uma medida promissora. O que nos interessa são os efeitos reais do chá verde sobre a saúde. Porque muitas vezes o que parece realmente promissor em estudos in vitro (tubo de ensaio) acaba por ser completamente inútil em seres humanos vivos. Qual é a utilidade de todos esses antioxidantes, se o organismo não absorvê-los e você só eliminá-los no xixi?

Uma revisão publicada em 2011 analisou estudos em humanos de elevada qualidade sobre os efeitos antioxidantes do chá verde. Aqui está o que o estudo concluiu:
Há evidências de que o consumo regular de GT [chá verde] em quantidades de, pelo menos, 0,6-1,5 l / dia pode aumentar a AC [capacidade antioxidante] e reduzir a peroxidação lipídica (especialmente a oxidação do LDL). Isto pode contribuir para a proteção contra CVDs [doença cardiovascular] e diferentes tipos de câncer. Os efeitos benéficos parecem ser mais prováveis em participantes expostos ao desafio oxidativo. 
O consumo de chá verde ou produtos de chá verde: existe evidência de efeitos antioxidantes de estudos de intervenção controlados?
Como esperado, os resultados destes estudos são um pouco em conflito. Alguns estudos mostram melhor efeito antioxidante do que outros, mas a tendência geral nos estudos foi positiva. De fato, 15 dos 22 estudos mostraram um efeito antioxidante positivo do chá verde. Estudos epidemiológicos também mostram baixos níveis de danos no DNA e danos inflamatórios em ​​bebedores pesados de chá verde (6+ copos por dia).

Parece também que as pessoas com níveis mais elevados de inflamação sistêmica tem maior benefício do chá verde. O estudo mencionou efeitos antioxidantes mais altos em fumantes e pessoas sedentárias. Isso faz sentido, já que ambos os efeitos inflamatórios e anti-inflamatórios são vitais para a sua sobrevivência. A inflamação é uma forma de o sistema imunológico matar patógenos. Assim também, pouca inflamação é tão ruim quanto o excesso de inflamação. A inflamação é como fogo. Quando mantido sob controle é muito útil, mas também muito destrutiva quando fica fora de controle. Portanto, faz sentido que o corpo elimine os antioxidantes que ele não precisa.

Como eu falei em um dos meus posts anteriores, pacientes com acne têm maiores níveis de inflamação sistêmica. Portanto, beber chá verde pode ser muito útil para pessoas que sofrem de acne. Infelizmente ninguém ainda publicou um estudo sobre o efeito do consumo de chá verde sobre a acne. Mas os relatos dos usuários e outras evidências anedóticas parecem muito positivos.

Efeito sobre a resistência à insulina e controle de açúcar no sangue

Altos níveis de açúcar no sangue e de insulina são ruins para acne. Muito ruim. Qualquer coisa que você possa fazer para manter os níveis de açúcar no sangue e insulina estáveis pode ajudar a sua pele. É por isso que fazer dietas de baixo índice glicêmico e baixa em carboidratos muitas vezes ajuda a sua pele. O consumo regular de chá verde também pode ajudar.

Um grande estudo epidemiológico do Japão mostrou que o consumo de 6 ou mais xícaras de chá verde por dia reduziu o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 em 33%. O efeito foi ainda maior em mulheres e houve uma relação dose-dependente robusta, ou seja, quanto mais você bebe, maior a redução do risco. Em mulheres que bebem 1-6 xícaras por semana, o risco reduziu em 21%, 1-2 copos por dia reduziu o risco em 34%, 3-5 xícaras por dia em 39% e 6 ou mais xícaras em 51%.

Os resultados de estudos de intervenção (tratamento) não são tão claros. Mas a tendência geral é bastante clara. A maioria dos estudos mostram pelo menos um efeito positivo leve nos níveis de resistência à insulina e açúcar no sangue. Como esta revisão observou:
No entanto, a maioria dos estudos epidemiológicos e de intervenção em humanos demonstram efeitos benéficos do chá verde ou extratos de chá verde, rico em EGCG na gestão de peso, controle de glicose e fatores de risco cardiovascular. 
The potential role of green tea catechins in the prevention of the metabolic syndrome – a review. (O potencial papel do da cateína do chá verde na prevenção da síndrome metabólica -uma revisão).
A resistência à insulina e tolerância à glicose estão intimamente ligados à obesidade. A massa gorda é talvez a causa mais importante de resistência à insulina e níveis de açúcar no sangue elevados. Vários estudos têm demonstrado que o consumo regular de chá verde leva à perda de peso, aumentando a taxa metabólica e aumenta a queima de gordura, embora o efeito seja relativamente pequeno.

Mas a redução de peso não é a única forma do chá verde afetar a resistência à insulina. Os estudos indicam que pode 1) reduzir a absorção de carboidratos, 2) aumentar a secreção de insulina e, possivelmente, até mesmo reparar a insulina, segregando células beta no pâncreas, e 3) reduzir a produção de glicose no fígado.

Eu não quero aborrecê-lo com muitos detalhes técnicos e estudos, assim,deixe-me concluir esta parte com o seguinte. Há uma boa razão para acreditar que o consumo regular de chá verde reduz a resistência à insulina e níveis de açúcar no sangue. Isto, por sua vez, é realmente bom para a acne hormonal.

Efeitos hormonais do chá verde

Estudos têm mostrado que o chá verde tem também efeitos anti-cancerígenos, especialmente contra os cânceres de mama e de próstata. Curiosamente, estes cânceres estão ligados à IGF-1 e aos níveis de hormônios sexuais - os mesmos hormônios que causam estragos na sua pele.

O chá verde aumenta as moléculas que se ligam aos hormônios sexuais (chamado de glóbulos de ligação do hormônio sexual), e, assim, reduz eficazmente os níveis de hormônios bioativos.. Como eu abordei, no post do uso tópico de chá verde, ECGC impede a conversão da testosterona em DHT. DHT é, talvez, o hormônio mais prejudicial quando se trata de câncer de próstata e acne. Assim, níveis mais baixos são definitivamente bons pra você.

Então, em resumo, podemos dizer que o chá verde parece "equilibrar" muitos dos hormônios que estão ligados a acne.

Quantas xícaras

Então, espero que eu tenha conseguido persuadi-los sobre os benefícios do combate à acne do chá verde. Portanto, a próxima pergunta é quantos copos deste material você deve beber? Primeiro, eu tenho que dizer que a dose ótima de ECGC nestas condições ainda está por ser determinada. Nos estudos de doses, normalmente variam de 300 mg a 1000 mg, mas para obter esse valor ao beber chá verde pode significar qualquer coisa entre 2 a 20 copos por dia - dependendo da qualidade do chá que você bebe. Para uma visão detalhada de como as diferentes qualidades de verde de chá e técnicas de fabricação afetam o conteúdo de EGCG, consulte o post turbine seu chá.

Em estudos epidemiológicos, 3 a 6 xícaras por dia parece trazer bons resultados, por isso eu tomaria isso.

Uma maneira fácil de adicionar bastante chá verde em seu dia é fazer bastante e, em seguida, resfriá-lo. Eu sempre tenho uma garrafa de chá verde frio na minha geladeira e, muitas vezes bebo no lugar de água. Eu não faço mais isso. Sempre consumir o seu chá verde fresco.

Conclusão e mensagens para casa

Não acredito em soluções 'bala de prata'. Mas toda regra tem uma exceção e o chá verde é um caso forte para sê-lo. Estudos têm demonstrado que melhora praticamente todas as causas da acne: inflamação, insulina e hormônios.

Vários estudos têm mostrado que o chá verde é fortemente anti-inflamatório. Alguns artigos notam que é um antioxidante 25 a 100 vezes mais forte do que as vitaminas C ou E. As pessoas com altos níveis de inflamação sistêmica, como muitos pacientes com acne, vão se beneficiar mais do chá verde. O consumo regular de 3 a 6 xícaras por dia também reduz o risco de diabetes e melhora a resistência à insulina. Finalmente, o chá verde pode tratar a acne hormonal, reduzindo os níveis de hormônios sexuais potentes.

Enquanto o chá verde pode não ser uma solução milagrosa, é definitivamente um grande passo para a pele limpa. E, em combinação com mudanças de dieta e estilo de vida e tratamentos tópicos inteligentes, pode ter um impacto enorme em sua pele.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores