Os Antioxidantes São a Chave Para Curar a Acne?


Os antioxidantes têm emergido como as balas de prata da saúde, pelo menos se você prestar atenção aos meios de comunicação popular. É claro que a mídia agora supera evidências científicas quando se trata de antioxidantes e, em alguns casos, os antioxidantes podem até ser prejudiciais. Mas acne é uma área onde a realidade quase não alcança a publicidade. A pesquisa emergente implica a inflamação (estresse oxidativo) como uma das causas da acne e os ensaios com antioxidantes mostram resultados promissores.

Neste post eu vou dar uma olhada em profundidade no papel da inflamação em causar acne e como você pode usar antioxidantes para tratar a acne.

Antes de começar quero agradecer o Dr. Whitney Bowe. Ela gentilmente me deu o material e orientação, já que eu estava investigando sobre isso.

Acne em pacientes sob alto estresse oxidativo

Vários estudos mostram agora que pacientes de acne estão sob níveis mais elevados de inflamação (estresse oxidativo, o termo médico). Como este estudo de revisão conclui:
Estes estudos fornecem indicadores indiretos, mas muito evidentes de uma incompatibilidade entre uma carga de estresse oxidativo e uma capacidade do sistema de defesa antioxidante diminuída na acne... 
Parece que estas enzimas antioxidantes podem ser esgotadas a uma taxa mais rápida para aqueles que sofrem com a inflamação crônica que caracteriza a acne. 
Acne vulgaris: the role of oxidative stress and the potential therapeutic value of local and systemic antioxidants. (Acne vulgaris: o papel do estresse oxidativo e o potencial valor terapêutico do antioxidante sistêmico e local).

E estamos falando de diferenças significativas aqui. Por exemplo, um estudo constatou 43% mais de produção de peróxido de hidrogênio (química inflamatória) em pacientes com acne, quando comparado com controles saudáveis.

Um estudo mostrou também diferenças significativas nos marcadores de inflamação e substâncias anti-inflamatórias entre aqueles com acne leve e grave. Pessoas com acne grave tinham muito mais a inflamação e menos antioxidantes do que aqueles com acne leve.

Em nome de honestidade intelectual, eu tenho que dizer que os resultados variam de estudo para estudo. Alguns não acham qualquer correlação entre a gravidade da acne e status de inflamação, e outros estudos encontram apenas pequenas diferenças entre os pacientes de acne e controles saudáveis. Isso é normal já que a ciência é confusa. Mas quando você olha para a evidência como um todo, ela mostra que pacientes de acne sofrem de níveis mais elevados de inflamação e têm menos antioxidantes para protegê-los.

Esta inflamação pode vir de várias fontes, tais como problemas intestinais, comer alimentos dos quais são sensíveis, estresse e privação de sono.

Como a inflamação leva à acne

OK, tudo bem. Então, temos um pouco mais de inflamação percorrendo o corpo. Mas o que isso tem com a acne? Boa pergunta (especialmente porque eu que perguntei, hahaha).

A ciência não tem respondido isso ainda definitivamente, mas a resposta é provavelmente apenas um esgotamento simples de antioxidantes na pele (pelo menos um estudo mostrou que a pele propensa à acne tem menos antioxidantes do que a pele saudável). A pele está constantemente exposta a elementos, muitos dos quais causam inflamação (como raios UV do sol).

Sem adequada proteção antioxidante, o sebo fica danificado (oxidado). A composição do sebo é um pouco diferente em pacientes com acne. O nosso sebo tem mais esqualeno (um ácido graxo), talvez porque esqualeno é bastante resistente à oxidação (isto é, pode levar mais injúria do que muitos outros ácidos graxos).

O problema é que quando o esqualeno fica danificado (oxidado) é altamente comedogênico, ou seja, provoca acne. A forma danificada do esqualeno é chamada de peróxido de esqualeno. O peróxido de esqualeno na pele inicia uma cascata inflamatória que esvazia ainda mais os antioxidantes protetores da pele.

A vitamina E é um dos antioxidantes mais importantes na pele. Ele protege o sebo de danos inflamatórios. Mas é claro que os níveis de vitamina E na pele propensa à acne foram medidos e achados em falta.

Inflamação como o gatilho para a acne

Os investigadores agora especulam que esta inflamação inicial é o gatilho que inicia o processo de formação da acne. Ao estudarem a progressão de uma espinha, os pesquisadores acham a inflamação no estágio inicial da espinha.

No artigo de revisão, a coautora do Dr. Bowe diz que esta inflamação inicial ajuda a bactéria P. Acnes a colonizar os poros da pele. Eu realmente não entendo o mecanismo de como isso acontece, mas as pessoas mais inteligentes do que eu falaram sobre a tensão alterada de oxigênio e como ele cria um ambiente ideal para a bactérias que causam acne.

Sob estas condições ideais, a bactéria multiplica-se rapidamente. A exposição das células da pele para a bactéria provoca mais inflamação e transforma um poro bloqueado inofensivo em uma espinha irritada, vermelha.

Antioxidantes como tratamentos da acne

Se a inflamação provoca acne, podemos tratá-la com antioxidantes? Não temos estudos suficientes para dizer com certeza, mas os resultados iniciais sugerem que podemos. Estudos sobre tratamento da acne com antibióticos tanto tópico e interno têm proporcionado bons resultados.

Estudos tópicos

Por exemplo, estudos utilizando ascorbil fosfato de sódio (SAP), um precursor da vitamina C, topicamente mostram que o SAP é mais eficaz do que cremes de peróxido de benzoíla e clindamicina. Da mesma forma, os estudos sobre o uso tópico de zinco mostram resultados promissores.

A vitamina B3 é um outro tratamento possível. Em um estudo, creme a 4% de vitamina B3 foi um pouco mais eficaz do que o creme antibiótico. 82% dos doentes tratados com o creme de B3 mostraram melhoras, em comparação com 68% dos tratados com o creme de antibiótico.

Suplementos antioxidantes

O efeito de suplementos antioxidantes sobre a acne também foi estudado. Por exemplo, em um estudo de 30 mg de gluconato de zinco reduziu a acne inflamatória em 57% após 2 meses. Em outro estudo, a suplementação de zinco foi comparado com antibióticos orais. Os antibióticos produziram melhores resultados, mas o zinco foi julgado como clinicamente eficaz em 31% dos pacientes. A eficácia clínica significa mais de dois terços de redução na acne inflamatória.

E em outro estudo, 79% das pessoas que tomam um suplemento antioxidante tinham de melhoria 80-100% após 12 semanas. O total diário do suplemento continha zinco, vitamina C, carotenoides mistos, vitamina E e crômio. Existem alguns problemas com a forma como o estudo foi feito, por isso é altamente improvável que você obtenha resultados tão bons na vida real.

Depois, há também o fato de que muitos antibióticos são também anti-inflamatórios. Tome metronidazol como um exemplo. Não tem nenhum efeito real sobre as bactérias P. acnes, mas trata acne efetivamente.

Há também outros estudos, mas eu não quero transformar isso em uma revisão médica. O ponto que eu quero fazer é que os antioxidantes, tanto tópicos quanto suplementos, podem ajudar com acne.

As estratégias de tratamento

Então, como você pode usar esta informação para fazer a diferença na sua pele? É difícil transformar dados preliminares nas estratégias de tratamento reais, mas isto é algo que você pode tentar.

Tratamentos tópicos

Mude sua estratégia de tratamento tópico de assassinatos de bactérias para apoiar a saúde de sua pele.
  • Evite o uso de produtos químicos, especialmente peróxido de benzoíla. PB pode ser utilizado de forma eficaz, mas você tem que ter cuidado com ele. O PB pode esgotar a vitamina E da pele e torná-la mais vulnerável à inflamação. Use com cuidado e veja como sua pele reage a ele.
  • Use hidratante. Hidratantes podem reparar a função de barreira da pele e, dessa forma, reduzir a inflamação da pele. Escolha um hidratante que é formulado para a pele facial e tente encontrar algo que contenha o seguinte: vitaminas C, E e B3, zinco e chá verde. É improvável que você encontre qualquer coisa com tudo isso (se o fizer, por favor me avise), escolha um que tem a maioria deles.
  • Use óleos essenciais. A pele acneica tem sido mostrada para ser baixa em ácido linoleico (AL). O AL é um ácido graxo que pode reduzir a inflamação na pele. O óleo de prímula é uma boa fonte e muitos pacientes com problemas de pele (psoríase, eczema e acne) dizem que a aplicação tópica de óleo de prímula ajuda.
Você provavelmente obterá melhores resultados se combinar o tratamento tópico com suplementos antioxidantes. Aqui estão alguns que você pode tentar:
  • Zinco, a maioria dos estudos usou dose de 30 mg
  • Selênio
  • Crômio
  • Vitaminas antioxidantes (A, C e E)
  • Vitamina B
  • Carotenóides
Eu não sei o suficiente para recomendar marcas específicas, então por favor, não pergunte. A evidência é ainda muito frágil para fazer recomendações específicas. Mas se eu fosse tentar, provavelmente eu usaria um suplemento de zinco e, em seguida, tentaria encontrar um suplemento multivitamínico/mineral que cobre os outros.

Além disso, mais não é necessariamente melhor. Não há nenhuma boa razão para acreditar que mega-dosagem de vitaminas tem melhores resultados. Além disso, as vitaminas são compostos bioativos e tomar em demasia pode causar dano real.

Seja paciente

Uma coisa que notei a partir desses estudos é que leva tempo para obter resultados. Alguns estudos fazem uma menção específica que as melhorias reais começaram a acontecer somente após 6 a 8 semanas de tratamento. Então, por favor, não espere milagres rápidos.

Conclusão: proteja a sua pele

Tudo isso reforça a necessidade de proteger a pele contra a inflamação. Por causa do excesso produção de sebo, a pele acneica precisa de mais antioxidantes e torna-se sensível se não consegui-los (um pouco parecido com a minha namorada que se torna temperamental com a falta de atenção).

Brincadeiras à parte, há uma boa razão para acreditar que tanto a inflamação interna e externa desempenham um papel na acne. Inflamação interna (também conhecido como sistêmica) pode vir de coisas como a dieta, o estresse e a falta de sono, enquanto que os raios UV do sol, poluição e exposição a produtos químicos podem causar inflamação externa sobre a pele. A inflamação causa danos ao sebo e muitos pesquisadores agora acreditam que esse dano inflamatório inicial para sebo é o que realmente provoca acne. Bactérias desempenham seu papel mais tarde e agravam ainda mais o problema.

Em apoio a esta teoria está o fato de que o tratamento com os antioxidantes produz bons resultados. Ambos antibióticos orais e tópicos têm mostrado resultados promissores em estudos preliminares.

Mas antes de você ficar muito animado, tenha em mente que estes ainda são resultados preliminares. A ciência precisa caminhar ainda muitos anos antes que nós tenhamos dados suficientes para chegar a conclusões cientificamente válidas. Dito isto, acho que isso vale a pena uma tentativa. Os custos são mínimos e não há risco real em tentar.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores