Como Os Genes Afetam a Acne e Como Mitigar os Danos


Quanto de acne é genética? E quanto disso está sob seu controle? Neste post vamos tentar responder a estas perguntas. Eu também vou explicar como os genes contribuem para a acne e o que você pode fazer para mitigar os danos.

Estudos: Acne é fortemente genética

A contribuição relativa dos genes e do ambiente sobre a acne tem sido estudada algumas vezes. Vejamos alguns desses estudos.
  • Um estudo massivo de 458 pares de gêmeos idênticos e 1099 pares de gêmeos não-idênticos descobriu que os genes explicam 81% da diferença na prevalência de acne. Apenas 19% foi explicada por fatores ambientais não compartilhados (como dieta e estresse).
  • Um estudo analisou a influência dos genes sobre a produção de sebo. Este estudo teve 20 pares de cada gêmeos idênticos e não-idênticos. Os gêmeos idênticos tinham taxas de excreção de sebo quase idênticas, mas diferentes índices de gravidade da acne. Gêmeos não-idênticos tiveram diferentes taxas de produção de sebo e gravidade da acne. Eles concluíram que a produção de sebo, e não a gravidade da acne, está sob controle genético (uma conclusão que eu discordo um pouco).
  • Um estudo comparou 204 pacientes com acne com 144 controles sem acne. Os pesquisadores compararam a diferença nas taxas de acne em parentes de primeiro grau (pais, irmãos e filhos) entre pacientes e controles. Eles descobriram que ter um parente de primeiro grau com acne aumenta o risco de ter acne em 4 vezes.
A partir desses estudos está claro que os genes têm um papel proeminente na acne. Eu sei que estes estudos pintam um quadro sombrio e eu espero que você não tenha uma visão fatalista disso. Porque estes estudos não fornecem a imagem toda. Há um outro lado da moeda também.
  • Dr. Cordain não encontrou evidência para a acne nas sociedades mais tribais que estudou. Da mesma forma, a acne é menos prevalente em países não ocidentais, mas quando as pessoas desses países migram para o Ocidente, muitas vezes desenvolvem acne.
  • Da mesma forma, estudos sobre dieta e acne descobriram que as dietas baixas em açúcar e de baixo IG reduziram ou mesmo acabaram completamente com a acne.
O que estes (e inúmeros outros) estudos mostram é que os genes não são destino. Tendo 'genes' da acne não significa que você vai ter automaticamente ou que não há nada que você possa fazer sobre isso. O que os genes fazem é torná-lo mais susceptível a ter acne, dadas certas influências ambientais (mais sobre isso depois).

Eu acredito que os estudos sobre a hereditariedade da acne exageram a importância dos genes. Por que? Simplesmente porque os membros da família muitas vezes comem e fazem coisas semelhantes. Então se você tem genes semelhantes e come alimentos similares, não é de se admirar que você encontre taxas semelhantes de acne. E esses estudos não podem capturar o tipo de mudança na dieta que ajudam a acne
.
O ponto é que, sim, os genes contribuem para a acne, mas eles não são toda a história e ter genes de acne não te destinam.

O que os 'genes da acne' fazem?

O que genes fazem é aumentar a sua propensão para desenvolver acne. Eles modificam a fisiologia da sua pele para ser mais sensível a hormônios e outros fatores. Por exemplo:
  • Os genes influenciam o quão sensível a sua pele é a hormônios. De modo que níveis similares de hormônios andrógenos têm efeitos diferentes na pele propensa à acne e saudável. E por causa disso, a pele propensa à acne produz mais sebo e tem taxa mais rápida de crescimento de células da pele.
  • Os genes influenciam a força da resposta inflamatória a bactérias. Sabe-se que pacientes com acne têm resposta inflamatória muito mais forte para as bactérias P. acnes e outros ferimentos leves.
  • Os genes também influenciam a produção de substâncias anti-inflamatórias na pele.
E por causa de fatores como esses que você tem acne e algumas outras pessoas não, mesmo se você tiver dietas idênticas, estilo de vida e outros fatores ambientais.

Podemos reduzir o dano

Agora, por causa dos avanços na pesquisa médica sabemos muitas maneiras naturais de mitigação dos danos que os genes fazem na sua pele. Considere estes exemplos:
  • Da mesma forma, a cafeína pode atenuar o efeito pró-inflamatório que hormônios andrógenos têm sobre a pele propensa a acne.
Isso é o suficiente para mitigar completamente o efeitos dos "genes de acne"? Provavelmente não, mas cada pouco ajuda. E esses pequenos pedaços começam a adicionar-se quando você realmente sabe o que está fazendo.

Importância da aceitação

Conheça Elizabeth. Ela é um personagem fictício que ilustra algo que eu já vi várias vezes em meus anos de trabalho com pacientes com acne.

Elizabeth está em seus 30 anos e tem sofrido com acne desde sua adolescência. Compreensivelmente ela está frustrada. Nada realmente funcionou para ela. Ela já tentou todos os cremes e loções. Ela tentou muitas dietas. Ela limpou e desintoxicou. Ela tem ido em homeopata e outros médicos naturais. Ela sente que está no fim da estrada e desesperada porque nada parece ajudar.

Ela está estressada. Ela lê tudo sobre acne que ela possa ter nas mãos. E a frustração se acumula com cada falha. Ela perdeu a conta de quanto dinheiro que ela gastou em diferentes remédios e tratamentos.

Você se identifica com Elizabeth?

Se assim for, devemos encarar uma verdade sombria. Porque a acne tem um forte fator genético, pode ser que você nunca acabe com ela completamente. Não estou dizendo que você não deve fazer nada sobre isso, mas eu acho que é importante enfrentar isso como uma possibilidade.

E é ainda mais importante aceitar o que não pode ser alterado.

É por isso que eu acho que é uma das melhores coisas que você pode fazer para a sua pele e sua vida. Os seres humanos são criaturas emocionais. Não tenho a pretensão de saber a sua situação, mas, em geral, os seres humanos fazem as coisas por razões emocionais. E a maioria dos pacientes com acne quer ficar limpo por causa das dores emocionais que a acne causa.

Portanto, não é acne em si que é o problema, é a dor emocional que ela provoca. Você pode pensar que você não pode separá-los, mas você pode. Eu acredito que há duas razões pelas quais a acne é tão dolorosa para algumas pessoas:
  1. Elas acreditam que isso significa algo negativo sobre elas (como se elas fossem sujas ou de alguma forma quebradas).
  2. Estresse e frustração causada por repetidos fracassos. Eles querem acabar com isso, mas não conseguem.
Mas essas duas coisas não estão sacramentadas. E não estão vinculados a acne. Você pode trabalhar em si mesmo e descobrir o que ter acne significa para você. E com algum trabalho você pode vir a perceber que ela não tem de significar qualquer coisa negativa sobre você.

Da mesma forma, praticando aceitação pode cortar muito do estresse que a acne e as tentativas de superar isso provoca.

Aprenda a aceitar o que é. Lide com isso. E, de repente, não é um negócio tão grande mais.

Muito raramente a acne limita a sua vida de alguma forma real. Você pode encontrar exemplos de pessoas com acne bem sucedidos em qualquer empreendimento. Até mesmo celebridades e atores importantes têm acne.

Novamente, eu não estou defendendo uma visão fatalista. E eu não estou dizendo que você não deve tentar curar sua acne. O que estou dizendo é que, creio eu, é muito melhor trabalhar sobre a aceitação do que descuidadamente ir pelo caminho que leva a mais frustração e desperdício de tempo e dinheiro. O estresse por si só pode perpetuar a acne.

Resumo e mensagens para levar para casa

A acne é fortemente influenciada por genes e ter um parente de primeiro grau com acne aumenta o risco de ter acne em 4 vezes. Enquanto os genes, por si só, não causam acne, eles mudam a fisiologia da sua pele de uma forma que torna mais propensa a desenvolver acne. Eles fazem você ser muito mais sensível às influências ambientais alimentares e outros.

Com a combinação de tratamentos internos e externos você pode atenuar o efeito de genes e, em muitos casos, completamente limpar sua acne. Então, enquanto você não pode mudar o jogo, é importante que você saiba como jogar.

Mas existe uma possibilidade real de que você pode não conseguir se livrar completamente da sua acne. E é por isso que é importante praticar a aceitação e que você identifique e trabalhe sobre as razões que fazem sua acne tão dolorosa. Este trabalho por si só pode fazer uma profunda diferença não só na qualidade de sua vida, mas também em sua pele.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores