O Eixo Intestino-Pele



Uma das causas da acne é quase tão longe da pele quanto podemos chegar: no intestino. Há uma boa razão para acreditar que a saúde da sua pele depende do que acontece em seu intestino.

Nós sabemos nas pesquisas que problemas intestinais são mais prevalentes em pessoas com doenças de pele. E os mesmos estudos mostram que se você tratar os problemas intestinais, você pode esperar que a sua pele limpe mais rápido.

Neste post eu quero falar sobre essa causa oculta da acne - oculta porque, na maioria dos casos, esses problemas intestinais não causam quaisquer sintomas perceptíveis. E espero fazer da acne um pouco menos misteriosa e deixá-lo com uma outra arma contra a acne.

Cartilha sobre problemas intestinais: disbiose e intestino permeável

Problemas intestinais podem significar muitas coisas. Então, vamos primeiro entender o problema.

Em termos gerais, existem dois tipos de bactérias que vivem no aparelho digestivo: os chamados boas bactérias (probióticos) e os chamadas ruins. Em números puros, há mais bactérias no seu intestino do que há células no seu corpo. E quando as coisas estão em equilíbrio, elas são absolutamente essenciais para a sua saúde. Por exemplo, elas digerem certos alimentos e fabricam vitaminas para você usar.

Mas isso pode se transformar em um problema real se as ruins preponderarem, por exemplo, como resultado de muito estresse, má alimentação ou uso excessivo de antibióticos. Esta é uma condição conhecida como disbiose intestinal ou super-crescimento bacteriano do intestino delgado (SBID). As bactérias nocivas podem interferir com a digestão e a produção de toxinas.

Normalmente, a parede do intestino mantém essas coisas fora de seu corpo. Apesar de ser apenas algumas células de espessura, é uma barreira muito eficaz; nutrientes podem entrar no corpo, mas mantém toxinas e outras coisas prejudiciais para fora. A SBID pode mudar isso.

As bactérias nocivas produzem substâncias corrosivas que atacam a parede do intestino. Depois de um pequeno espaço de tempo, pequenas rachaduras aparecem e, então, entram moléculas que normalmente seriam mantidas fora do corpo. Isto é conhecido como síndrome do intestino permeável ou permeabilidade intestinal.

As substâncias que podem vazar para o corpo incluem:
  • Bactérias, vírus e fungos
  • Alimento digerido incompletamente
  • Toxinas de metabolismo bacteriano
Isto não é sem consequências:
  • Aumento da inflamação crônica. Isso é muito ruim para a pele, como pacientes com acne que já estão sob carga inflamatória pesada.
  • Podem causar alergias alimentares. O sistema imunológico trata partículas de alimentos incompletamente digeridos como invasores e os ataca. Isso pode 'ensinar' o sistema imunológico a atacar sempre alimentos específicos e, assim, levar a alergias alimentares.
  • Possivelmente aumenta o stress e problemas emocionais. Um estudo com 1641 pacientes com problemas intestinais mostrou que a ansiedade e a depressão estão fortemente relacionadas com SBID. Outro estudo mostrou que o tratamento de problemas de intestino melhora a depressão e problemas emocionais.
  • Desconforto e gases
  • Deficiências de nutrientes em consequência da digestão incompleta
Ausência de sintomas

Livrar-se dos problemas intestinais é difícil porque a maioria das pessoas nunca sentem quaisquer sintomas evidentes. E os sintomas menores que podem experimentar muitas vezes são esquecidos como apenas rumores normais da barriga. É por isso que muitos pacientes com acne nunca suspeitam do intestino como a origem de seus problemas de pele.

Ligação acne-intestino

Este não é apenas uma especulação teórica. Vários estudos têm demonstrado uma ligação entre problemas de acne e intestino. Por exemplo:
  • Um estudo analisou 114 pacientes com acne, os quais 54% sofriam de SBID (muito maior do que a média da população). Em seguida, eles dividiram os com SBID em dois grupos. A recebeu "agentes de correção da microflora intestinal" e o outro grupo não. O grupo tratado melhorou duas vezes mais rápido.
  • Depois, houve um estudo coreano que analisou o efeito da bebida láctea fermentada de Lactobacillus sobre a acne. Eles descobriram que a bebida fermentada reduziu a acne inflamatória em 40% e a contagem total de espinha em 23% em comparação com o placebo.
  • Um estudo mostrou que a SBID é 10 vezes mais prevalente em quem sofre de acne rosácea do que os controles saudáveis. E tratar a SBID com antibióticos limpou completamente a rosácea em 71% dos pacientes e melhorou em outros 22%. Embora não esteja claro a partir deste estudo se a melhora foi por causa da melhora na SBID ou algum outro efeito antibiótico.
  • Os médicos suspeitam de uma ligação entre o intestino e a pele há pelo menos 50 anos. Um estudo mais antigo mostrou que as pessoas com acne têm uma reação muito mais forte contra as bactérias do intestino. Isto sugere que as bactérias vazaram a partir do intestino e iniciaram o sistema imune contra eles.
Eu poderia mostrar alguns outros estudos, mas eu não quero transformar isso em uma avaliação médica completa do tema.

E se compararmos pacientes com acne com pessoas de pele limpa


Acne
Pele limpa
SBID
Mais
Menos
Níveis de Inflamação
Mais
Menos
Níveis de antioxidantes
Menos
Mais
Alergias alimentares
Mais
Menos

Vamos resumir o que aprendemos até agora:
  • Pacientes com acne têm níveis mais elevados de inflamação sistêmica (todo o corpo) do que as pessoas com pele saudável. E a acne parece piorar com o aumento da inflamação.
  • Questões intestinais são um fator importante na inflamação sistêmica.
  • Estudos mostram que podemos limpar ou reduzir acne tratando os problemas de intestino.
Eu tenho que inserir um aviso aqui antes das pessoas tirarem conclusões. A ciência é confusa e os estudos muitas vezes se contradizem. Assim, enquanto os estudos todos parecem indicar uma ligação entre problemas de acne e o intestino, não é suficiente para tirar conclusões sólidas. Mas podemos dizer que há mais do que razão suficiente para que problemas de intestino sejam suspeitos de desempenhar um papel na formação da acne.

O que causa problemas intestinais

Aqui estão algumas coisas que podem contribuir para problemas intestinais:
  • Uso excessivo de antibióticos. Antibióticos, muitas vezes, matam bactérias boas e más. E, no longo prazo da utilização, pode acabar com uma parcela significativa das bactérias intestinais e, assim, abrir a porta para as bactérias nocivas predominarem. É por isso que não é uma boa ideia tratar a acne com antibióticos orais. Eles oferecem apenas uma solução de curto prazo e podem causar um desastre em longo prazo.
  • Muito stress
  • Privação de sono
  • Acidez do estômago baixa
  • Comer alimentos processados
  • Falta de fibra vegetal e outros alimentos pré-bióticos
Como tratar problemas intestinais

Infelizmente não temos pesquisas suficientes para chegar a diretrizes de tratamento claras e a internet está cheia de conselhos contraditórios. Ainda assim, aqui estão algumas coisas de senso comum que devem ajudar:
  • Use antibióticos somente quando você precisa deles absolutamente. Além disso, fale com o seu médico e peça um antibiótico com efeito mínimo sobre as bactérias probióticas.
  • Alimentos fermentados e suplementos probióticos.
  • Coma alimentos minimamente processados e certifique-se de incluir uma abundância de fibra vegetal (frutas e legumes) em sua dieta.
  • Faça o seu melhor para gerir o estresse.
  • Certifique-se de dormir o suficiente.
Resumo e mensagem para levar para casa

Temos agora boas razões para problemas para suspeitar que o intestino contribui para a acne (e outros problemas de pele). 1) Problemas intestinais são muito mais prevalentes entre as pessoas que sofrem de acne e 2) o tratamento desses problemas geralmente também ajudam a pele. Este não é uma Única Causa Verdadeira da acne, mas sim mais uma avenida para explorar em sua luta contra a acne.

Para o tratamento, as melhores opções são evitar o uso excessivo de antibióticos e consumir probióticos quer sob a forma de alimentos ou suplementos fermentados. Gerenciar o estresse e dieta saudável, em geral, também ajudam.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores