Chá Verde Tópico: Um Dos Tratamentos Naturais Mais Potentes Contra a Acne


Os remédios naturais muitas vezes tem fama na publicidade, mas com pouca credibilidade na evidência. E lendo sobre o chá verde você certamente encontrar um monte de publicidade. Mas pode o chá verde vai além da publicidade? Você pode usar o chá verde para tratar a acne?

A resposta é um alto e bom sim. Estudos mostram que o chá verde pode reduzir acne em mais de 50%. Além disso, pode reduzir a produção de sebo em espantosos 70%.

Portanto, gaste alguns minutos para saber por que você deve fazer do chá verde o tratamento da acne.

Benefícios do chá verde para a pele

O chá verde tem muitos benefícios para a pele propensa a acne, incluindo o seguinte:
  • Reduz a produção de sebo, um estudo mostrou redução de 70% após 8 semanas de uso.
  • Protege a pele contra a inflamação, vários estudos têm mostrado que o creme de chá verde pode prevenir e mitigar os danos causados ​​pela luz solar e outras fontes.
  • Reduz a reação inflamatória à bactérias que causam acne. Isto é importante porque os pacientes tendem a ter uma resposta inflamatória muito mais forte às bactérias nos poros da pele.
Está se tornando claro que os genes influenciam muito a acne. Não causando diretamente, mas deixando a pele extra-sensível aos hormônios e inflamação. Uma razão pela qual o chá verde é tão eficaz contra a acne é porque ele mitiga essas vulnerabilidades genéticas.

Estudos: redução de mais de 50% na contagem de espinhas

Eu procurei os estudos médicos publicamente disponíveis sobre a eficácia do chá verde na acne. Infelizmente, não está recebendo a atenção da pesquisa que merece e eu só encontrei 3 estudos. Mas eles mostram resultados muito promissores.

Todos os 3 estudos mostraram redução de mais de 50% na contagem de espinha depois de usar creme de chá verde. Os períodos de estudo varia de 6 a 8 semanas (padrão em estudos como este). Este gráfico resume os resultados.


Redução da contagem de espinhas após uso de loção de chá verde. 
O creme de chá verde reduziu a acne em mais de 50%.

Em um dos estudos, o pesquisador escreveu que o chá verde é tão eficaz quanto o peróxido de benzoíla ou cremes antibióticos. Bastante impressionante, uma vez que esses são os tratamentos de eleição para a maioria dos dermatologistas. E o chá verde não é só tão eficaz quanto os antibióticos tópicos, ele também funcionou mais rápido. A loção de chá verde teve resultado em 8 semanas enquanto o creme antibiótico levou 12 semanas para realmente funcionar.
O presente trabalho mostrou que a loção a 2% de extrato de chá foi eficaz na eliminação de pápulas e pústulas, especialmente em acne leve e moderada. Este resultado foi comparado com o efeito terapêutico de outros agentes tópicos como o peróxido de benzoíla tópico e eritromicina tópica, que atuam como agentes antibacterianos e principalmente em lesões inflamatórias como pústulas e pápulas, mas a loção de chá tem uma ação mais rápida do que a eritromicina, já que o chá causou uma significativa redução após 8 semanas, enquanto a eritromicina tópica causou redução significativa após 12 semanas. 
O tratamento da acne vulgaris com loção a 2% de chá tópica (PDF)
Nada mau para uma humilde xícara de chá.

No caso de não estar claro, estes estudos utilizaram loção tópica de chá verde.

Aqui está um antes e depois de um dos estudos.

Loção tópica de chá verde e sulfato de zinco na acne vulgaris... SHARQUIE et al.

Figura 1: Adolescente de 17 anos com a) acne severa antes do tratamento e b) acne moderada após 2 meses de tratamento com chá verde


Não o que você poderia chamar de "pare tudo a e reescreva a página 1", mas ainda muito bom. E uma vez que isso vem de um artigo científico (veja as referências abaixo), você sabe que não tem photoshop.

O chá verde reduz a produção de sebo em 70%

A produção de sebo em excesso é um problema para todos os pacientes com acne. Uma razão pela qual o chá verde funciona tão bem é que ele pode reduzir a produção de sebo. Um estudo encontrou redução de 70% após 8 semanas de creme de chá verde.



FIGURA 2. Percentual da mudança da produção de sebo após a aplicação da formulação. O chá verde reduziu a procução de sebo em 70%. 


Mais cedo eu mencionei como nós, pacientes de acne, temos um pouco de azar na loteria genética. Por causa de genes, a pele é muito mais sensível a hormônios andrógenos e isso causa excesso de produção de sebo. O chá verde pode mitigar isso bloqueando os receptores de hormônios andrógenos na pele. E o gráfico acima mostra o quanto isso pode ajudar a sua pele. Apesar disso, você deva tomar estes resultados com um grão de sal. Esse estudo teve alguns problemas metodológicos e estou bastante certo de que exagera os resultados.

Para aqueles que estão tecnicamente no espírito, o chá verde faz isso impedindo a conversão da testosterona em DHT na pele; algo que acontece muito ativamente na pele propensa à acne.

Chá verde e inflamação da pele

Inflamação em excesso é outro problema para pacientes com acne. Estudos têm demonstrado que a pele acneica reage com bactérias muito mais fortemente do que a pele normal. O sistema imunológico meio que entra num modo "exagerado" quando detecta bactérias. Isso pode se transformar um poro bloqueado inofensivo em uma espinha raivosa.

A presença de hormônios andrógenos na pele reforça ainda mais esta resposta inflamatória. O chá verde pode reduzir a gravidade de sua acne, mitigando o dano que estes hormônios causam.

Além disso, o chá verde é fortemente antioxidante. A exposição aos raios UV da luz solar pode danificar e até mesmo causar câncer de pele. Vários estudos têm mostrado que loções tópicas de chá verde protegem o dano induzido por UV na pele.

Isso é relevante porque esse tipo de inflamação "externo" pode desencadear o processo de formação de acne.

Sem efeitos colaterais reais

Na medicina, os efeitos desejados (tratamento) muitas vezes vêm com efeitos adversos (efeitos colaterais). O tratamento mais eficaz é o que mais provoca efeitos colaterais geralmente. Não é assim com o chá verde. Os estudos não mostraram grandes efeitos colaterais nos cremes de chá verde. Algumas pessoas experimentaram coceira mínima na pele, mas mesmo assim diminuiu ao longo do tempo.

Recomendação do produto

Muitas vezes as pessoas me pedem para recomendar um bom produto com chá verde. Não há muitos disponíveis ainda. O iHerb.com tem muito poucos produtos para a pele com chá verde, como estes, e eu tenho certeza que você pode encontrar algum na Amazon também. Mas o melhor que eu usei é o Exposed Skin Care (não tem no Brasil). Eles incluem o chá verde na maioria de seus produtos e notei uma grande queda na oleosidade da minha pele quando eu usei.

Eles também usam produtos químicos (peróxido de benzoíla e ácido salicílico) de forma responsável e quando são necessários, e também com tratamentos naturais comprovados. Isso alinha perfeitamente com as minhas ideias para o tratamento da acne.

Retratação: Eu tenho uma pequena comissão se você comprar Exposed após clicar através do meu site. Você paga o mesmo preço e a renda ajuda a manter este site .

Mensagens para casa

Então, qual é a conclusão de tudo isso? O chá verde é um pedaço de um tratamento eficaz acne. Ele combate a razão principal dos nossos problemas de pele: sensibilidade genética para hormônios e inflamação.
  • A eficácia do chá verde é a par com peróxido de benzoíla e cremes anti-bióticos, os atuais tratamentos padrão-ouro.
  • Estudos mostram redução de mais de 50% na contagem de espinha ao usar loção de chá verde.
  • O chá verde reduz a sensibilidade que a pele propensa à acne tem a andrógenos, bloqueando os receptores de andrógenos na pele. Isso pode reduzir a produção de sebo e um estudo mostrou redução superior a 70% após 8 semanas.
  • O chá verde também é fortemente anti-inflamatório. Ele pode atenuar a resposta inflamatória a bactérias causadoras de acne e proteger a pele a partir de fontes externas de inflamação.
Com tudo isso em mente, eu posso com confiança concluir que, se você não estiver usando loções de chá verde, você não está fazendo o seu melhor para combater a acne.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores