Ajuda! Eu Tenho Pele Oleosa! O Que Eu Posso Fazer Sobre Isso?



A maioria dos pacientes com acne sofrem de pele oleosa. O excesso de sebo produzido pela pele causam poros entupidos e acne. Neste post eu vou compartilhar alguns remédios cientificamente comprovados que pode reduzir a produção de sebo em 50% ou mais.

Os genes tornam a pele acneica sensível aos hormônios e esses hormônios aumentam a produção de sebo na pele. Sorte para nós, a ciência nos deu tratamentos eficazes para a pele oleosa. Estes incluem tratamentos tópicos que mitiguem sensibilidades genéticas e mudanças de dieta e estilo de vida que reduzem os níveis de hormônios que causam acne.

Breve introdução sobre o que causa pele oleosa

Vamos começar entendendo o problema. Em pacientes com acne, a produção de sebo depende de duas coisas: genes e hormônios. A genética faz a pele propensa à acne mais sensível aos hormônios andrógenos.

Estes hormônios, em seguida, agem sobre a pele e aumentam a produção de sebo. O que acontece é que a pele converte a testosterona livre a partir do sangue em algo muito mais potente, o DTH. O DHT pode ser até 10 vezes mais potente sobre a pele do que a testosterona. Esta conversão acontece através de uma enzima chamada 5-alfa-redutase, que é mais sensível na pele propensa a acne, graças à genética!

Tal como acontece com acne, você tem que atacar a pele oleosa de dois lados. Os tratamentos tópicos podem reduzir o efeito de hormônios e, com uma mudança inteligente na dieta e estilo de vida, você pode reduzir os níveis desses hormônios.

Os tratamentos tópicos

É possível combater a pele oleosa ao nível da pele com substâncias conhecidas como inibidores da 5-alfa redutase. Estas substâncias inibem a enzima 5-alfa redutase que aumenta a conversão de testosterona a DHT que, desta forma, aumentam a produção de sebo.

Aqui estão alguns inibidores da 5-alfa redutase naturais:
  • O chá verde é, talvez, o melhor que eu conheço. Em um estudo, loção de chá verde reduz a produção de sebo em 70% após 8 semanas de uso, consulte a página chá verde e acne para mais informações. Infelizmente este estudo não foi replicado e, por isso, não podemos dizer com certeza ainda.
  • Ácidos graxos. Uma pesquisa rápida encontrou vários ácidos graxos que inibem a 5-alfa redutase. O mais potente é o ácido gama-linolênico (GLA) (encontrados no óleo de onagra e diversos óleos de sementes), o ácido alfa-linolênico (ômega 3) e o ácido láurico (óleo de coco) e ácido oleico (azeite). Embora muitos destes precisem ser confirmados por estudos humanos de boa qualidade.
  • Minerais. Certos minerais podem inibir a enzima. Temos melhor evidência para o zinco (adição de vitamina B6 e ácido azeláico pode aumentar o poder de inibição). Outros minerais que mostram a promessa são cádmio e cobre.
  • Saw Palmetto. Há um monte a se falar sobre Saw Palmetto em fóruns de perda de cabelo. Também foi encontrada como moderadamente eficaz em um punhado de estudos. A perda de cabelo também está ligada a DHT e 5-alfa redutase, então o que ajuda na perda de cabelo pode ajudar com acne também.
Estudos que medem efeitos sobre a produção de sebo em humanos

A maioria dos estudos acima referidos estão em estudos in vitro (tubo de ensaio). Enquanto úteis, muitas substâncias que mostram efeito sobre tubo de ensaio passam a ser inúteis em seres humanos vivos. Então, vamos olhar para estudos feitos sobre os seres humanos que medem a produção de sebo.

Combinação de saw palmetto, semente de gergelim e de óleo de argan

Eu já mencionei o estudo com chá verde. Outro estudo mostrou boa redução com creme contendo Saw Palmetto, sementes de gergelim e óleo de argan. O estudo mostrou redução de 20% nos níveis gerais de sebo e redução de 42% nas áreas oleosas após 4 semanas. O estudo com chá verde mostrou resultados semelhantes, e se tivessem continuado neste estudo por mais 4 semanas, os resultados provavelmente teriam sido melhores. No estudo do chá verde, os resultados realmente aconteceram após a semana 4.

Quando você olha para os ingredientes do creme, estes resultados não são surpreendentes. Óleo de Argan é rico em GLA, ácidos linolênico e oleico, e sementes de gergelim contêm GLA e Saw Palmetto em si é um inibidor eficaz.

Extrato de chá de Java

Eu também achei um artigo de dois estudos que utilizam o extrato da folha do chá de java (Orthosiphon stamineus). O estudo diz que o extrato a 2% da folha de chá java reduz a produção sebo mais do que a formulação contendo 1% de gluconato de zinco (ingrediente frequentemente usado em produtos de cuidados da pele oleosa). Infelizmente eu não tenho acesso ao artigo de texto completo e eles não mencionaram os percentuais de redução no resumo.

Conclusão sobre tratamentos tópicos

Por causa de genes, a pele propensa a acne é mais sensível aos hormônios andrógenos. Você pode atenuar isso com tratamentos tópicos que contêm inibidores da 5-alfa redutase. Alguns dos mais promissores são extratos de chá verde, ácido gama-linolênico, Saw Palmetto e zinco. Estudos têm demonstrado redução superior a 50% com estes ingredientes.

Como um aviso, tenho de dizer que a evidência para estas coisas ainda é bastante fraca. Não foram feitos muitos estudos em humanos e, menos ainda, foram replicadas. Assim, embora estes resultados sejam promissores, devemos tomá-los como preliminares.

Dieta e estilo de vida como remédios para pele oleosa

Você também pode lutar contra a pele oleosa com mudanças de dieta e estilo de vida que reduzem os níveis de hormônios que causam acne. Eu falei disso em detalhes na página de acne hormonal, então apenas um resumo rápido aqui. A produção de sebo é afetada por hormonas andrógenos, insulina e fator de crescimento semelhante a insulina 1 (IGF-1).

A melhor opção de ação é atingir os níveis de insulina. Uma vez que o IGF-1 segue a insulina, e insulina e IGF-1 atuam como reforçadores de androgênios (que estimulam a liberação de androgênios a partir do fígado e aumentam o efeito que eles têm sobre a pele). E já que a insulina segue os níveis de açúcar no sangue, o seu objetivo é manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Dieta

A dieta é talvez o mais importante determinante dos níveis de açúcar no sangue e insulina. Então, vamos começar com dicas de dieta:
  • Coma uma dieta equilibrada. Comer carboidratos estimula a liberação de insulina (tal como a ingestão de proteínas, mas em menor grau). É por isso que é importante limitar um pouco a ingestão de carboidratos. Estudos mostram que a relação de 50/30/20 (50% de calorias provenientes de carboidratos, 30% de gorduras e 20% de proteína) é eficaz na redução da insulina e estabiliza os níveis de açúcar no sangue.
  • Dietas de baixo carboidrato. Dietas low carb são outro caminho a percorrer. Elas são eficazes, mas na minha opinião desnecessárias e não são recomendadas em meus livros.
  • Concentre-se em carboidratos complexos. Não só a quantidade, mas também o tipo de carboidrato importa. Comer carboidratos com alto índice glicêmico (IG), como açúcares e grãos processados ​​(branco), aumentam os níveis de insulina muito mais do que os carboidratos complexos, não processados. Assim, foque em grãos integrais, feijão, arroz e outros carboidratos complexos. Use índice glicêmico como diretriz.
  • Ingestão de gordura saturada moderada, evite gorduras trans. Quando se trata de gorduras causando resistência à insulina, as gorduras trans são as piores. Essa é uma razão apenas para evitá-las tanto quanto possível. Quando consumidos em excesso, gorduras saturadas também podem causar resistência à insulina. Na medida do possível, limitar o consumo de gordura saturada a 10% do total de calorias.
Outros fatores de estilo de vida

Como você vive sua vida também afeta os níveis de insulina. Preste atenção nestas coisas:
  • Dormir o suficiente. A privação de sono foi demonstrado que provoca a resistência à insulina. Então, certifique-se de ter seu sono.
  • Gerir o estresse. O estresse é outro fator comprovado por trás da resistência à insulina e níveis elevados de insulina. Faça o seu melhor para gerir o estresse. Uma maneira é ouvir CDs de relaxamento ou meditação. 15 a 20 minutos por dia podem fazer uma grande diferença em seus níveis de estresse e pele.
  • Exercício e perda de peso. Se você carregar peso extra, faça o seu melhor para perdê-lo. Estar acima do peso é talvez a causa mais importante da resistência à insulina. Consequentemente, praticamente todos os estudos mostram que o exercício regular reduz a resistência à insulina e níveis de insulina.
Conclusão

A pele oleosa é apenas uma das lutas que os pacientes com acne têm de percorrer. É causada por uma combinação de genes e hormônios. Felizmente a ciência tem descoberto remédios eficazes para a pele oleosa.

Os tratamentos tópicos podem mitigar a sensibilidade genética a hormônios. Estudos mostraram mais de 50% de redução na produção de sebo após 8 semanas de tratamento tópico. Alguns remédios eficazes incluem extratos de chá verde, ácido gama-linolênico, Saw Palmetto e zinco.

Você também pode reduzir os níveis de hormônios que fazem as glândulas da pele produzirem muito sebo. Uma maneira é moderar a ingestão de carboidratos e se concentrar em carboidratos complexos, de baixo IG. O exercício físico regular, bom sono e gestão do estresse também ajudam.

Não tem como superar o fato de que, como pacientes de acne, estamos do lado ruim na loteria genética e pele oleosa é uma das consequências. Mas você não tem que continuar a ser uma vítima de seus genes. Ao colocar em prática as dicas abordados neste artigo, você pode dar um grande passo para a pele saudável e bonita.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores