Cândida Causa Acne: O Que Diz a Ciência?



Eu deveria estar preocupado com a cândida? Ela pode causar a minha acne? E se sim, o que posso fazer sobre isso. Neste post eu vou ver o que a ciência tem a dizer sobre essas questões.

O que é a síndrome de super-crescimento da cândida?

A cândida é o fermento que quase todos carregam na pele e no aparelho digestivo. Enquanto é normalmente inofensiva, quando a oportunidade acontece, pode se transformar em patogênico. Os proponentes da síndrome de super-crescimento da cândida dizem que, sob certas condições, ela pode sobrecarregar as bactérias probióticas no intestino e tomar o seu lugar.

Toxinas produzidas pela cândida corroem a parede do intestino e isto leva ao desenvolvimento da síndrome do intestino permeável. A levedura pode então vazar para a corrente sanguínea e se espalhar por todo o corpo. Isso é chamado de sistema de infecção por cândida.

A alegação diz que a cândida e as toxinas que ela produz causam uma grande variedade de sintomas. Estes podem incluir cansaço, problemas de pele, dores musculares, problemas de memória, irritabilidade e muitas, muitas outras coisas.

Embora você veja essas alegações repetidos em dezenas de milhares de sites de saúde, elas não parecem ser verdade. Pela simples razão de que a maioria das pessoas com infecção sistêmica por cândida estão mortos.

Infecção sistêmica por cândida tem taxa de mortalidade de 50%

Muitos praticantes de medicina alternativa cobram que os médicos e os céticos são iletrados e ignorantes dos problemas que a cândida provoca. Isso não é exatamente verdade. A medicina moderna está muito familiarizada com infecções sistêmicas por cândida, uma condição chamada candidíase.

A razão pela qual a maioria dos médicos ignoram as reivindicações da medicina alternativa é que as infecções sistêmicas por cândida são muito raras. Elas costumam ocorrer apenas em pessoas com o sistema imunológico severamente comprometido (como portadores do HIV ou pessoas submetidas a quimioterapia). Infecções sistêmicas por cândida têm uma taxa de mortalidade terrível, até 50%. E muitas vezes as pessoas morrem dentro de uma semana após ser infectado.

Estudos não encontram evidência para a síndrome de cândida

Algumas pessoas afirmam que uma forma mais branda, subclínica, da infecção sistêmica por cândida existe. No entanto, outros afirmam que a vasta gama de problemas é causada por toxinas da cândida vazando para fora do intestino. Às vezes, estes são referidos como síndrome de cândida ou hipersensibilidade.

Contrariamente às alegações de profissionais da medicina alternativa, isso foi estudado. Eu encontrei dois artigos que analisaram os estudos relevantes. Aqui estão as conclusões.
As indicações correlacionaram mais estreitamente à colonização por cândida a síndrome do intestino irritável e certas reações alérgicas, embora uma associação tenha sido comprovada. Não há nenhuma evidência epidemiológica ou intervencionista para a existência de uma síndrome geral e clinicamente comprovada da hipersensibilidade à cândida. 
Leveduras no intestino: de comensais a agentes infecciosos.
E
O papel da colonização intestinal por cândida em vulvovaginitis associadas à cândida e desordens mediadas por IgE permanece contraditória. No entanto, estudos epidemiológicos não terapêuticos nem fornecem evidência para a existência do assim chamado "síndrome de cândida" ou "síndrome de hipersensibilidade à cândida". 
O significado patogênico da colonização intestinal por cândida – uma revisão sistemática de um ponto de vista interdisciplinar e ambiental.
Então, até o momento, não temos nenhuma boa razão para acreditar que existem quaisquer epidemias por cândida subdiagnosticadas.

Cândida e acne

Só porque a epidemia por cândida seja mais alarde do que a realidade, não significa que ela não poderia causar problemas de pele. Há uma boa razão para acreditar que a cândida pode agravar a acne, eczema, psoríase e dermatite atópica.

Estudos compararam a prevalência de cândida entre pessoas com doenças de pele e aqueles com pele saudável. O quadro geral é que a cândida no intestino e na boca é mais prevalente em pessoas com doenças da pele.

Existem duas formas que a cândida pode causar problemas de pele.

Intestino solto

Há uma clara ligação entre intestino e saúde da pele. E nós temos uma boa razão para acreditar que o super-crescimento da cândida causa ou agrava os problemas intestinais.
  • A cândida parece agravar a síndrome inflamatória intestinal. Isto significa que pode perturbar o equilíbrio bacteriano no intestino.
  • Pessoas com condições de pele têm níveis mais elevados de anticorpos da cândida no sangue. Isto sugere o vazamento a partir do intestino e provavelmente aumenta a inflamação crônica.
  • O tratamento com antifúngicos orais muitas vezes ajuda a pele. Isto acontece mesmo quando a droga só tem como alvo o sistema digestivo.
Reação excessiva do sistema imunológico da pele

A cândida pode causar problemas de acne e pele, mesmo de uma maneira mais direta. Alguns estudos mostram que pacientes com problemas de pele têm uma resposta inflamatória mais forte contra a levedura. É como se o sistema imunológico estivesse preparado contra cândida e reagisse violentamente quando sente o cheiro dela. Esta inflamação inicial pode, em seguida, disparar o processo de formação de acne ou agravar a acne existente.

Nenhum desses pontos são uma prova absoluta de que a cândida provoca acne (ou outras doenças da pele). Mas eu acredito que seja uma razão suficiente para investigar a possibilidade.

A cândida é simples de diagnosticar e tratar

Quero injetar um pouco de realismo aqui. Um problema com a discussão de saúde natural e cândida é que eles são auto-testes e diagnósticos não comprovadas (e essencialmente inúteis). Isso pode realmente confundir as pessoas.

Se você suspeita que a cândida está por trás da sua acne, por favor, fale com seus médicos. Existem testes simples e confiáveis para diagnosticá-la. Às vezes, um médico pode diagnosticar até mesmo visualmente, mas se não, pode ser feito de forma confiável em um laboratório.

O mesmo vale para os tratamentos. Existem tratamentos antifúngicos eficazes. Você não precisa de dietas loucas ou tomar ervas meses a fio.

O ponto é que não há nada fora de foco ou ambíguo sobre a cândida. Ela pode ser diagnosticada e tratada de forma rápida e eficaz.

Ainda é OK melhorar sua dieta e estilo de vida

Eu escrevi sobre temas controversos em outros sites e a experiência mostra que eu preciso adicionar este bocado preventivo. Porque mais cedo ou mais tarde, os verdadeiros crentes que virão aqui vão tirar conclusões falsas e fazer argumentos de palha. Por exemplo, quando eu saliento que o teste do cuspe para cândida é duvidoso (no máximo), algumas pessoas me acusam de roubar a esperança das pessoas. Como eles chegam à conclusão disso me escapa até hoje.

Mas eu discordo. Nada disso significa que você não deve melhorar sua dieta. Muitas das sugestões de dieta e estilo de vida para a cândida que os proponentes fazem são sensíveis. É uma boa ideia comer menos açúcar e carboidratos, por exemplo. Mas você não tem que fazer essas alterações em nome de tratamento (provavelmente inexistente) de infecção por cândida.

Você pode fazer essas alterações porque estabilizam o açúcar no sangue e abaixam os níveis de insulina. Essas coisas são muito boas para a sua pele e saúde em geral também.

Conclusão

As reivindicações extraordinárias exigem provas extraordinárias. Os proponentes da síndrome de super-crescimento da cândida fazem muitas afirmações extraordinárias, ainda que caiam irremediavelmente em poucas evidências. Até à data não existem evidências convincentes para apoiar a alegação de que o super-crescimento de cândida não diagnosticados seja uma epidemia e provoque uma grande variedade de sintomas.

O mesmo não pode ser dito sobre a conexão entre cândida e acne. A cândida é mais prevalente em pessoas com acne e outras condições da pele. Ela pode causar problemas no intestino e, assim, agravar a acne através do eixo intestino-pele. Da mesma forma, o sistema imunológico em problemas de pele pode reagir à cândida de forma muito agressiva. Isto causa inflamação local na pele e, possivelmente, desencadeia o processo de formação de acne.

Se você suspeitar de cândida, existem testes simples e confiáveis. E pode ser eficazmente tratada com medicamentos antifúngicos. Não há nenhuma razão para recorrer à auto-testes duvidosos e tratamentos não comprovados e restritivos.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores