A Prova De Que Antioxidantes Tópicos São A Chave Para Uma Pele Naturalmente Limpa


Se você quiser limpar a sua pele naturalmente - e se certificar de que permanecerá limpa, então você absolutamente deve aprender sobre antioxidantes tópicos. Eu vou sair de um limbo aqui e prever que será o próximo grande avanço no tratamento da acne, e neste post eu vou mostrar-lhe porquê.

Em suma, há muitas evidências que mostram que a inflamação na pele é o gatilho que desencadeia o processo de formação da acne. E durante os últimos 8 anos, vários estudos de alta qualidade têm mostrado que antioxidantes tópicos podem funcionar tão bem, ou melhor, do que muitos dos tratamentos de acne estabelecidos.

O papel da inflamação em causar a acne

Quando as pessoas falam sobre as causas da acne eles costumam falar sobre bactérias, sebo e poros bloqueados. Todos aqueles são, naturalmente, relevantes, mas a ciência tem mostrado que eles são causas secundárias, na realidade. Há boas evidências que mostram que a inflamação para a acne é como uma arma na partida da corrida de 100 metros. É o estrondo que começa a coisa toda, seja ela uma corrida ou uma nova espinha formando em seu rosto.

No início, uma espinha é totalmente inflamação. Bactérias e sebo entram em cena mais tarde, mas no início é tudo sobre a inflamação. Estudos têm demonstrado sinais de inflamação nos primeiros estágios de uma espinha, muito antes mesmo de se tornar ciente disso.

Há também evidências de que as citocinas inflamatórias (moléculas mensageiras que o sistema imunológico usa) são um pouco como capatazes com excesso de zelo em uma fábrica, eles gostam de chicotear as células de sebo e queratina fazendo com que sejam super-produzidos. Os estudos em tubo de ensaio mostraram que quando você expõe essas células às citocinas inflamatórias, elas produzem mais sebo e queratina. A inflamação também está ligada a outras condições de pele hiperqueratóticas.

As consequências dessa lesão inflamatória inicial, em seguida, conduzem ao processo de formação de espinhas. O excesso de queratina e sebo bloqueiam os poros da pele. Os danos inflamatórios ao esqualeno (um ácido graxo no sebo) consome o oxigênio do poro bloqueado, que, em seguida, abre a porta para as bactérias P. acnes colonizarem.

Este "insulto inflamatório" inicial pode vir de várias fontes. A pele é constantemente exposta a fontes potenciais de inflamação; tais como a radiação UV, ozônio na poluição do ar, produtos químicos irritantes em produtos de cuidados pessoais, produtos químicos em produtos de tratamento de acne, e até mesmo fazer a barba.

Isso sem mencionar todo o potencial de fonte interna, incluindo estresse, problemas intestinais, dieta inadequada, glúten, e assim por diante. Essas fontes internas competem pelos mesmos antioxidantes que sua pele precisa para proteção. E sem antioxidantes suficientes a pele não pode lidar com todos os "insultos inflamatórios".

O poder de antioxidantes tópicos

Assumindo que esta teoria inflamatória da acne está correta; então você poderia pensar que os antioxidantes tópicos podem prevenir a acne. E há boas evidências que sugerem que isso é verdade.

Por exemplo, em 2011, pesquisadores italianos publicaram um estudo em que eles usaram clindamicina tópica (antibiótico) contra com uma loção que continha 4% de nicotinamida (vitamina B3) e ácido linoleico. Infelizmente, o estudo completo precisa de pagamento, mas no resumo os autores mencionam que a loção de nicotinamida foi ligeiramente mais eficaz do que o antibiótico tópico no tratamento.

Houve um outro estudo de antibiótico tópico vs. nicotinamida em 1995. Nesse estudo, a loção a 4% de B3 reduziu a acne em. 60% vs. a redução de 43% no grupo de clindamicina tópica. Assim, este estudo também mostrou que nicotinamida foi mais eficaz do que os antibióticos tópicos.

A vitamina B3 é, naturalmente, um antioxidante, mas também tem sido demonstrada para reparar a função de barreira da pele e suprimir o crescimento bacteriano. Então não é nenhuma surpresa que tem um efeito sobre a acne.

Desde 2005 também houve um punhado de estudos de boa qualidade que estudaram o ascobil fosfato de sódio (SAP), um derivado estável da vitamina C. Em um estudo, o SAP foi confrontado com o PB. Entre o grupo tratados com SAP, 76,9% relataram excelente/boa eficácia contra 60,7% no grupo do peróxido de benzoíla. Em outro estudo, SAP a 5% foi testado contra retinoides tópicos. O tratamento com SAP reduziu espinhas inflamatórias em 49% em 8 semanas. Curiosamente, SAP combinando com retinoides não melhorou muito a eficácia, o que só serve para mostrar quão bem o SAP funcionou. Existem alguns outros estudos com SAP, todos mostrando um bom efeito, mas eu não vou falar sobre eles aqui.

E não vamos esquecer o chá verde. Como já escrevi aqui antes, o chá verde tópico tem demonstrado boa eficácia contra a acne. Uma parte deste efeito deve-se ao efeito de bloqueio do DHT pelo chá verde, mas uma parte do mesmo é devido às suas propriedades antioxidantes.

Conclusão

Claramente há algo a ser dito sobre o uso de antioxidantes tópicos para acne. Há ciência de boa qualidade para mostrar que os danos inflamatórios ao sebo são o gatilho que desencadeia o processo de formação de acne. Há ainda melhor evidência para mostrar que os antioxidantes tópicos podem ser tão eficazes, se não mais ainda, que o atual tratamento tópico padrão ouro: peróxido de benzoíla, antibióticos e retinoides.

Mas só porque antioxidantes mostram boa eficácia não significa que devemos jogar fora o peróxido de benzoíla, ácido salicílico e outros tratamentos estabelecidos. Eu acredito na combinação de suas forças. Usar antioxidantes para evitar acne, mas ao mesmo tempo usando PB ou ácido salicílico para manter os poros da pele abertos e acabar com as espinhas que começaram. Desta forma, você obtém o melhor dos dois mundos.

Se isso soa como uma maneira inteligente de tratar a sua pele, então eu recomendo que você verifique Exposed Skin Care (não tem no Brasil). É um dos poucos kits de tratamento da acne no mercado que atende a essa abordagem "melhor dos dois mundos". 

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores