Acne no Couro Cabeludo Causada Por Lauril Sulfato de Sódio em Xampus



Eu tenho sido vítima de acne grave e persistente no couro cabeludo há anos. Eu comecei quando o Roacutan transferiu a acne das costas para o couro cabeludo (meio que uma melhoria). Eu estive lutando com ela desde então. Ela reage à dieta e fica melhor quando eu pratico o que prego. Mas meu couro cabeludo sempre foi mais sensível do que o meu rosto para deslizes alimentares. Ele estoura com facilidade, mesmo depois de um deslize mínimo na dieta, enquanto minha pele do rosto pode suportar maiores "abusos alimentares".

Agora, acho eu, finalmente descobri o problema.

Produtos químicos conhecidos como lauril sulfato de sódio (LSS) e lauriléter sulfato de sódio (LESS).

Dá um Google nesses nomes e você encontrará algumas reivindicações verdadeiramente bizarras sobre os seus perigos. Alguém poderia imaginar facilmente que a maioria dos países são governados por ditadores cruéis que querem nos ver sofrer.

Obstantes tais afirmações bizarras, estes produtos químicos podem causar problemas para algumas pessoas.

O que faz o lauril sulfato de sódio?

Pegue qualquer produto de higiene pessoal das prateleiras dos supermercados e muito provavelmente você vai encontrar LSS na lista de ingredientes. Isso porque o LSS é um agente espumante. Ele cria uma espuma agradável e rica que esperamos dos nossos sabonetes e xampus. É também um detergente e, assim, remove as gorduras difíceis. Os fabricantes também gostam do fato de que é baratíssimo.

O LSS é um conhecido irritante para a pele

Todos os detergentes irritam a pele em algum grau. Isso porque eles não fazem distinção entre a gordura do piso da garagem e os ácidos graxos protetores em sua pele. Ele remove todas as gorduras.

É por isso que ele é usado como um irritante primário da pele em experimentos médicos. Os pesquisadores aplicam LSS para a pele e normalmente produz uma erupção cutânea. Em seguida, eles aplicam o produto em si (geralmente destinados a curar a pele) na erupção para ver o que acontece.

Antes de saltar para conclusão, devo salientar que, naqueles teste, o LSS é aplicado sobre a pele por longos períodos, que variam de 20 minutos a 24 horas. Mas quando você lavar o cabelo, ele está em contato com a pele durante geralmente menos de um minuto. Isso faz uma enorme diferença e é por isso que o LSS geralmente não causa qualquer problema no uso normal.

Pele sensível e irritação cumulativa

A palavra-chave na frase anterior é "normalmente". Porque há casos (eu incluído) em que o LSS provoca irritação da pele ou alergia de contato. Algumas pessoas ficam com feridas na boca do LSS no creme dental. Eu provavelmente tenho acne no couro cabeludo.

É possível que a minha pele seja apenas extra-sensível ao LSS e é por isso que ele causa problemas para mim. Ou pode ser o resultado de irritação cumulativa.

Como eu consultei os estudos de lauril sulfato de sódio, eu encontrei alguns ensaios sobre o efeito cumulativo de substâncias irritantes. Estes estudos mostram o efeito dos compostos irritantes. Assim, juntos, eles podem causar um efeito que, individualmente, nenhum faria. Então, talvez o LSS seja apenas a última gota que transborda o copo cheio.

Como o LSS pode causar acne e irritação da pele

Porque é um detergente, o LSS pode danificar o manto ácido protetor sobre a pele. O manto ácido é uma camada de ácidos graxos que protege a pele contra bactérias e outras substâncias indesejáveis. Esta é a razão por que você nunca deve lavar áreas da pele propensa à acne com sabão.

Danos ao manto ácido enfraquecem a "função de barreira da pele". Você pode pensar em função de barreira da pele como o controle das fronteiras entre os países. Ela controla o que entra e sai através da fronteira.

Quando a função de barreira da pele é comprometida, bactérias facilmente fixam residência em sua pele. Isto também leva a perda de umidade em excesso. E no final, a sua pele torna-se mais sensível e propensa a acne.

Minha história

Por pura coincidência, meu amigo me comprou um frasco de xampu de ervas. Quando consultei a lista de ingredientes, notei que não tinha LSS. Eu estou usando há cerca de 2 semanas. Os resultados parecem bons até agora. Meu couro cabeludo está muito menos irritado e as espinhas existentes, na sua maioria, curadas. É muito cedo para dizer qualquer coisa definitiva ainda, mas os resultados iniciais são muito promissores.

Ponto de Partida

LSS e LESS são irritantes conhecidos da pele. No uso normal eles são considerados irritantes muito suaves e não representam problemas para a maioria das pessoas. Isso é muito claro a partir do fato de que milhões de pessoas estão expostas a eles diariamente sem quaisquer efeitos colaterais negativos.

No entanto, eles podem se adicionar à irritação acumulada que a sua pele enfrenta. E isso pode causar problemas para algumas pessoas.

Portanto, se você sofre de acne persistente em áreas que entram regularmente em contacto com LSS, agora você tem mais uma avenida para explorar.

atualização 2013/12/15

Parece que eu estava errado. Experimentos posteriores mostraram que é improvável que LSS tenha algo a ver com a acne do meu couro cabeludo. Algum tempo atrás eu comecei a suspeitar de que a acne no meu couro cabeludo não era realmente acne, mas a dermatite seborreica. Após alguma pesquisa eu decidi tentar um xampu com zinco, uma vez que estudos têm mostrado que pode ser útil. O primeiro xampu que eu experimentei foi uma grande marca do supermercado e tinha LSS. Notei que meu couro cabeludo, na verdade, ficou ainda melhor ao usá-lo. Mais tarde, eu testei um xampu de zinco sem LSS e obtive os mesmos resultados que com o de xampu de marca. Então é improvável que o LSS ​​tenha um efeito negativo sobre a minha pele, ou se tem, é muito pequeno para eu notar. A observação mostra que a saúde do meu couro cabeludo está intimamente ligada à minha saúde intestinal. Quando eu como algo que me dá problemas intestinais, eu geralmente pode esperar uma fuga no meu couro cabeludo, por vezes na face também, um ou dois dias mais tarde.

Isto apenas mostra como é notoriamente difícil determinar quais substâncias ou alimentos afetam a sua pele e quais não. Acne, em algum grau, vem e vai por conta própria, e destes "ciclos naturais" tornam difícil de observar a pele de forma confiável. Você precisa ter muito cuidado para que você não se engane e acabe deixando a sua vida miserável por colocar muitas restrições.

Além disso, é importante desafiar suas observações. Você acha que os alimentos X causam sua acne? Então coma e veja o que acontece, várias vezes. Se você vê consistentemente que sua acne piora após a ingestão de alimentos X, então você pode estar certo de que de fato afeta sua acne. Mas não salte para a conclusão com base em uma ou duas observações.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores