Estudos Revelam Provas (Quase) Irrefutáveis Para a Raiz da Causa da Acne



Há não muito tempo atrás, uma pessoa em fóruns do Acne.org estava reclamando que, apesar de "fazer as coisas certas", sua acne simplesmente não ia embora. Ela então passou a queixar-se como acne é irritantemente confusão e como nada parece funcionar. Desnecessário dizer que acne, e tentar superá-la, tinham-na deixado totalmente confusa.

Eu acredito que esta confusão quanto ao que a acne é e como tratar é o maior obstáculo entre você e a pele limpa. Isso leva você a um ciclo em que você tenta uma coisa depois da outra. O desespero começa a aparecer quando você não vê os resultados esperados e fica vulnerável a promoção de métodos charlatões não científicos e duvidosos.

Hoje vou compartilhar com você alguns estudos que fornecem um antídoto para a confusão. Nós vamos falar sobre 3 novos estudos que fornecem ainda mais provas de que os danos inflamatórios na pele são a raiz da causa da acne.

A gravidade da acne se correlaciona com o nível de inflamação

Um estudo publicado em janeiro de 2013 fornece evidências muito contundentes. No estudo, pesquisadores da Arábia Saudita compararam medidas de danos inflamatórios entre pacientes com acne e pessoas com pele limpa. Eles dividiram os pacientes em três grupos: leve, moderada e grave, de acordo com a gravidade da acne.

Este gráfico mostra as medidas de dano inflamatório. Por razões de direitos autorais, eu não pude usar os gráficos deles, mas eu os reproduzi a partir dos dados.

Fonte: Hani A. Al-Shobailli, et al. Biochemical Markers of Oxidative and Nitrosative Stress in Acne Vulgaris: Correlation With Disease Activity. Jornal of Clinical Laboratory Analysis. Volume 27, Issue 1, pages 45-52, January 2013. (Marcadores Bioquímicos de Estresse Oxidativo e Nitrosativo em Acne Vulgaris: Correlação com a Atividade da Doença).

Como você pode ver, há uma clara correlação entre a gravidade da acne e os danos inflamatórios. O gráfico mostra as medidas de oxidação de proteínas (barras azuis) e peroxidação lipídica (danos às gorduras, as barras vermelhas). Mas os detalhes realmente não importam para nós. O que importa é a tendência geral mostrando níveis mais elevados de danos inflamatórios na medida em que a acne vai de leve a moderada e a grave.

Por outro lado, eles também olhou para a atividade antioxidante. Aqui estão os resultados para enzimas antioxidantes. Este gráfico mostra medidas para dois antioxidantes muito importantes: enzimas glutationa e superóxido dismutase. Bem como as vitaminas C e E, estas enzimas neutralizam os radicais livres e outras moléculas inflamatórias.


Fonte: Hani A. Al-Shobaili, et al. Biochemical Markers of Oxidative and Nitrosative Stress in Acne Vulgaris: Correlation With Disease Activity. Jornal of Clinical Laboratory Analysis. Volume 27, Issue 1, pages 45-52, January 2013. (Marcadores Bioquímicos de Estresse Oxidativo e Nitrosativo em Acne Vulgaris: Correlação com a Atividade da Doença).

Novamente, vemos um padrão semelhante. Pessoas com pele limpa mostram níveis mais elevados destes antioxidantes e os níveis caem quando a acne piora.

É claro que a correlação não implica em causa. Estes dados não provam que a inflamação provoca acne. E se estes eram os únicos dados, gostaria de ter cuidado para não tirar conclusões precipitadas injustificadas. Mas estes não são os únicos dados, nem mesmo perto. Nos posts anteriores eu cobri mais dados sobre a inflamação e o potencial papel dos antioxidantes tópicos.

Lesões de acne mostram danos inflamatórios

Outro estudo publicado em novembro de 2012 fornece mais provas. O estudo anterior mediu marcadores de danos inflamatórios e enzimas antioxidantes no sangue. Este estudo mediu coisas semelhantes em espinhas reais. Para o estudo, os pesquisadores recolheram amostras da pele de pessoas com gravidades variadas de acne, novamente divididos em categorias leve, moderada e grave. Eles também tomaram amostras de controle de pessoas com pele limpa.

Infelizmente eu não tenho acesso ao texto completo do estudo, por isso não posso dar-lhe todos os detalhes. Mas, em resumo, eles mencionaram que as pessoas com acne grave mostraram 2 a 4 vezes maiores níveis de danos inflamatórios do que as pessoas com acne leve ou moderada. Da mesma forma, as leituras das enzimas antioxidantes foram significativamente menores em pessoas com acne grave do que os outros participantes. Infelizmente, o resumo não fez nenhuma menção de como as pessoas com acne leve relacionam-se com as pessoas com pele limpa. Se alguém tem acesso ao texto completo, por favor contacte-me e eu adiciono os dados aqui.

Estudo: Os suplementos antioxidantes reduzem a acne em 50%

No final de 2012, um pesquisador iraquiano publicou um estudo que mostra que a suplementação com antioxidantes pode reduzir a acne em 50%. Alguns estudos semelhantes foram publicados anteriormente, mas aqueles foram de bem baixa qualidade e, como tal, não podemos tirar conclusões fortes deles. Este estudo foi controlado por placebo, o que o torna muito melhor.

O controle com placebo é importante porque, embora não pareça, o efeito placebo é muito forte na acne. Por exemplo, tem sido apontado que o efeito placebo pode ser responsável por cerca de 50% de todos os efeitos positivos observados em estudos usando antibióticos orais e tópicos. Sem placebo controle nunca poderemos saber quanto do efeito observado foi devido ao tratamento e quanto foi devido a vários efeitos placebos. A internet está cheia de histórias de pessoas tendo melhoras depois de "terapias" ridículas e improváveis ​​- a maioria dessas histórias provavelmente pode ser explicada com placebo, e essa é outra razão pela qual você não deve colocar muita fé nessas histórias. O que "funciona" para eles pode não funcionar para você.

De volta ao estudo. No início do estudo mediram os níveis de glutationa (GSH), malondialdeído (MDA) e interleucina 8 (IL-8). A glutationa é uma enzima antioxidante e malondialdeído e interleucina-8 são medidas de inflamação.


Acne
Pele Limpa
Diferença
GSH
0.65
1.61
60% menor
MDA
8.68
5.46
59% maior
IL-8
61.17
36.65
66% maior

Novamente o mesmo padrão emerge. Os pacientes da acne mostram nível muito mais elevado de inflamação sistêmica (eles estão sob maior estresse oxidativo, em termos médicos).

Aqui está um gráfico do estudo que mais uma vez mostra uma correlação entre o nível de glutationa (antioxidante) e gravidade da acne. Quanto mais o nível de antioxidantes cai, maior o número de espinhas.

O estudo também mostrou gráficos semelhantes para outras medidas de inflamação. Eu não vou publicá-las aqui, mas o estudo é de acesso livre para que você possa vê-los por si mesmo.

No estudo, 56 pacientes com acne 56 foram divididos em 4 grupos. 3 dos grupos receberam um dos 3 suplementos antioxidantes estudados, enquanto o quarto grupo recebeu uma pílula placebo. Os antioxidantes foram silimarina (cardo de leite) (210 mg/dia), N-acetilcisteína (NAC) (1.200 mg/dia) ou selênio (200 mcg/dia). A NAC é um precursor de glutationa e pode aumentar o nível de glutationa no organismo. Da mesma forma, o selênio atua como uma coenzima em reações antioxidante de glutationa. Os autores escrevem que silimarina é acreditado para atuar como um potente antioxidante no tecido humano.

Aqui estão os resultados.

Fonte: Ahmed Salih Sahib, et al. Effects of Oral Antioxidants on Lesions Counts Associated with Oxidative Stress and Inflammation in Patients with Papulopustular Acne. J Clin Exp Dermatol Res 3:163. (Efeitos de Antioxidantes Orais na Contagem de Lesões Associadas com Estresse Oxidativo e Inflamação em Pacientes com Acne Papulopustular).

Como você pode ver, a redução na contagem de espinha é praticamente linear tanto para suplementos de N-acetilcisteína quanto silimarina. Após 8 semanas, ambos os suplementos reduziram lesões de acne em cerca de 50%. A suplementação de selênio também mostrou uma redução boa, se não tão rápida quanto os outros 2 suplementos. Em contraste, não houve alteração real no grupo do placebo. Gostaria de salientar que este estudo foi duplo-cego, de modo que os participantes não sabiam que suplemento receberam.

Esta redução de lesões de acne foi espelhado no aumento dos níveis de glutationa e redução de medidas de inflamação sistêmica. Em outras palavras, acne e inflamação sistêmica diminuíram de mãos dadas.

Resultados muito encorajadores - especialmente considerando o que discutimos acima.

Há também dados mais antigos que apresentam baixos níveis de glutationa em pessoas com problemas de pele e que a suplementação combinada com selênio e vitamina E aumentou os níveis de glutationa e melhorou a condição da pele.

Suplementação com NAC pode causar efeitos adversos

Na seção de comentários, Bob me alertou para a possibilidade de efeitos colaterais de suplementação com NAC. Ele mencionou que a NAC pode aumentar o nível de histamina e assim causar urticária ou erupção cutânea.

Infelizmente não consegui encontrar estudos sobre os efeitos adversos da suplementação de NAC nas doses utilizadas para a acne. A NAC é utilizada como antídoto para o envenenamento por paracetamol e, nesse contexto, temos dados de segurança.

Os efeitos adversos incluem:
  • Náusea
  • Vômitos
  • Rubor
  • Erupções cutêneas
  • Comichão na pele
  • Angioedema (inchaço da pele)
  • Constrição das vias aéreas (semelhante ao que ocorre na asma)
O estudo Reações adversas associadas com acetilcisteína menciona que os efeitos colaterais são mais comuns quando a NAC é administrada por via intravenosa. Quando administrada por via oral (como em suplementos) os efeitos secundários são mais leves. As doses utilizadas para o tratamento de intoxicação por paracetamol são bastante superiores, mas não ordens de grandeza, do que as doses usadas para tratar a acne.

Os fatores de risco incluem: história de alergia a medicamentos e asma.

Como Bob mencionou nos comentários, a NAC pode aumentar os níveis de histamina em algumas pessoas e esta é uma das razões para os efeitos colaterais. Os medicamentos anti-histamínicos e o paracetamol podem aliviar os efeitos colaterais.

Isso significa que você não deve tomar NAC? Eu acho que não. Os artigos mencionam que na maioria dos casos os efeitos colaterais são leves e facilmente tratados. Eu tentaria começar com uma dose menor para ver se você tem quaisquer reações adversas. Se notar quaisquer efeitos adversos, considere o uso de silimarina.

O que isso significa para você?

Até agora você pode pensar "OK, isso é um pouco interessante. Parece que a inflamação pode causar acne, mas o que isso significa para mim? Comer mais frutas e vegetais?". Bom ponto, então vamos nos afastar dos trabalhos científicos empoeirados e voltar para o mundo real, onde a acne não obedece a fantasia dos gráficos do Excel.

Isso pode ser o óbvio, mas prevenir e controlar a acne significa manter a inflamação sob controle. Infelizmente, este é o lugar onde a teoria pura termina e o mundo real confuso começa. O problema é que a inflamação é uma função tão fundamental no corpo humano que há inúmeras coisas que a afetam.

Como você pode reduzir a inflamação depende do que causa a inflamação em seu corpo. Aqui estão algumas possibilidades comuns:
  • Problemas intestinais permitem que moléculas inflamatórias escapem do intestino para a circulação sistêmica. Creio que este é um das causas pouco conhecidas e as mais subestimadas de acne.
  • O estresse crônico e os estados emocionais negativos persistentes são muito susceptíveis de provocar inflamação na pele. Em meu livro eu escrevi como um neurotransmissor chamado substância P pode desencadear uma resposta inflamatória na pele. Há também evidências de que a substância P pode aumentar a produção de sebo e contribuir para a obstrução dos poros. Não há dados sobre a acne, mas um estudo em pacientes com psoríase mostrou que a injeção de substância P desencadeou uma crise psoriásica - mesmo em pessoas que não propensas à psoríase. A substância P é liberada durante o estresse psicológico.
  • Açúcar e laticínios podem aumentar a produção de sebo e, portanto, aumentar a demanda de antioxidante na pele.
  • Produtos químicos no tratamento de acne e produtos de cuidados pessoais podem causar irritação na pele para algumas pessoas.
O plano de tratamento exato é diferente para todos, mas aqui estão algumas coisas que provavelmente sejam úteis:
  • Dieta saudável, que é baixa em açúcar e carboidratos refinados e rica em frutas, legumes, proteínas e gorduras saudáveis.
Para mais detalhes sinta-se a vontade para ler outros posts sobre a pele, ou, melhor ainda, comprar o meu livro. Ele cobre tudo isso em um programa fácil de entender e seguir. Você pode obtê-lo aqui.


Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores