Turbine Seu Chá - Como Ter 5 Vezes Mais de Uma Xícara de Chá Verde



No post anterior eu falei sobre os benefícios de saúde e de combate à acne do chá verde. Neste artigo eu vou mostrar como turbinar o seu chá de modo que você possa obter 5 vezes mais antioxidantes da mesma xícara de chá.

Neste artigo nós seremos um pouco geeky. Isso é, como escolher e preparar seu chá para o teor máximo de flavonoides. Vamos comparar diferentes variedades e tipos de chás pelo seu conteúdo ECGC, e explorar como o tempo de infusão e temperatura afeta o potencial antioxidante. Vai ser geeky, mas também vai ser divertido.

Quanto ECGC em uma xícara de chá verde

No post anterior sobre o chá verde eu falei sobre a catequina chamada ECGC. Muitos estudos utilizaram doses terapêuticas de 300 a 1000 mg por dia. E isso é bom saber, mas não muito prático. O que nos interessa é quantos copos de um chá verde devemos beber.

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), em seu relatório de 2007, analisou o teor de flavonoides de cerca de 400 itens alimentares e também relataram o conteúdo EGCG. Eu mergulhei no relatório e vi os seguintes números de conteúdo EGCG em diferentes chás por copo.
  • Chá verde fabricado: 180 mg
  • Chá verde fabricado, descafeinado: 60mg
  • Chá verde fabricado, com sabor: 45mg
  • Chá verde pronto pra beber: 10mg
  • Chá oolong fabricado: 80mg
  • Chá preto fabricado: 20mg
Os números acima são valores médios do relatório. Houve uma variação considerável para cada um destes grupos, por exemplo, os valores do chá verde fabricado variaram entre 5 mg e 460 mg por xícara. A qualidade do solo, condições de crescimento, idade da folha e outros fatores afetam o teor de flavonoides e ECGC de chás, daí a grande variação dos níveis medidos. Da mesma forma, o tipo de chá feito (saquinho, folhas soltas ou em pó) afeta o conteúdo ECGC, como vamos discutir um pouco mais tarde.

Nós também podemos ver isso quando comparamos chá verde fabricado com sabor e produtos prontos para beber. Aqueles muitas vezes usam folhas de chá de qualidade inferior, o que se reflete em seu conteúdo EGCG. O processo de descafeinação remove algumas EGCG junto com a cafeína e é por isso variedades descafeinadas têm 2/3 menos ECGC.

Condições de infusão

Como preparar o chá também faz diferença no conteúdo ECGC e potencial antioxidante de sua xícara de chá. Neste ponto, vamos nos concentrar na temperatura da água e o tempo de infusão.

Note-se que algumas das figuras deste capítulo não combinam muito bem com os valores reportados pelo USDA. Eu realmente não sei por que. Mas não fiquem presos aos números, ao invés disso, olhem para as tendências e o quadro geral.

Temperatura de infusão

Esta figura mostra que a temperatura da água tem efeito no ECGC e teor de polifenóis do chá.




A mensagem é que quanto mais quente a água, mais antioxidantes você pode esperar no seu chá. Note-se que a extração de EGCG é particularmente sensível à temperatura da água (a linha com marcadores círculo sólido). Fazer a infusão a 80 graus Celsius significa que você terá apenas cerca de 60% do EGCG da folha do chá.

Tempo de infusão

O gráfico a seguir é bastante interessante. Vamos primeiro focar sobre o tempo de infusão e como isso afeta o conteúdo de ECGC.




Para chegar nessas figuras, os pesquisadores fizeram chá a 100 graus Celsius durante 0,5, 1, 2, 4, e 5 minutos. O chá foi usada em concentrações de chá de saquinho típico, ou seja, 1 g de folhas de chá por 100 ml de água.

Como está claramente evidente, quanto mais tempo de infusão, mais você obtém dela. O tempo ótimo parece ser cerca de 3 a 4 minutos em água fervente. A única exceção é o chá verde em pó, em que o tempo de infusão não importa tanto. Chá em pó parece dar liberar seus antioxidantes muito mais rápido do que outras formas de chá.

Tipo de chá verde

Se você olhar para o gráfico anterior, novamente, você verá três formas de chá verde: Folhas de chá (significa chá de folhas soltas), chá em saquinho e em pó. Você também verá que quando você faz chá usando saquinho você vai ter significativamente menos ECGC que de folha solta e chás em pó. Os autores especularam que pode ser porque o próprio saco de chá evita alguns ECGC de serem absorvidos. Ou, mais provável, que os sacos de chá contenham folhas de qualidade inferior.

Chá branco vs verde

Algumas pessoas afirmam que o chá branco é ainda mais saudável do que o chá verde. Infelizmente não há nenhuma boa definição do que significa chá branco e a maioria dos estudos nem sequer mencionam o chá branco como categoria separada. Eu tinha encontrado alguns estudos que compararam chás preto, verde e branco. Neste estudo chá branco e verde tinham níveis de ECGC e de flavonóides muito semelhantes.

Curiosamente, um estudo observou que o chá branco tinha quase o dobro do teor de cafeína do chá verde.

Colocar ou não leite

Algumas pessoas gostam de adicionar um toque de leite no seu chá. Alguns estudos observaram que não há debate na comunidade científica sobre se a adição de leite elimina alguns dos benefícios de saúde do chá. Alguns dizem que a adição de leite pode reduzir o potencial antioxidante. Alguns dizem que não tem nenhum efeito.

Obtenha 5 vezes mais do seu chá

Se você é como eu, você pode obter muito mais do seu chá seguindo estas dicas. Antes de escrever este artigo, fazia tudo exatamente da pior maneira, a maneira preguiçosa. Eu usava chá de saquinho (porque é mais fácil) e fazia a infusão do meu chá por não mais que um minuto e antes da água ferver.

Então, vamos ver o que acontece quando vamos daquele preguiçoso ao usar um chá de alta qualidade, a granel, e fazendo infusão em água fervente por 3 a 4 minutos. Um cálculo rápido dos gráficos acima mostra que o conteúdo ECGC e potencial antioxidante da minha xícara de chá apenas se multiplica por 3 a 5 vezes.

Mensagem pra levar pra casa

O tipo e a qualidade do chá e como prepará-lo afetam o potencial antioxidante de sua xícara de chá. Veja como obter a mais da sua xícara de chá:
  • Escolha um chá de alta qualidade. Evite marcas do mercado de massa e escolha uma marca especialista do Japão ou da China.
  • Escolha chá verde em pó ou folha solta.
  • Prepare seu chá em água fervente por 3 a 4 minutos.
  • Se você escolhe o chá verde ou branco, não importa - ambos têm potencial antioxidante e níveis ECGC semelhantes.
  • Não coloque o leite em seu chá, uma vez que diminui potencialmente parte do valor antioxidante.
Assim, seguindo essas dicas, você pode obter 3 a 5 vezes mais ECGC a partir da mesma quantidade de chá.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores