Soja e Acne: Olhando Para as Evidências


Muita coisa tem sido escrita sobre os perigos da soja. Em fóruns de acne as pessoas fortemente aconselham a cortá-la da dieta por causa do seu efeito causador de acne. Mas o que as evidências dizem? Existe uma boa razão para acreditar que a soja causa acne ou outro problemas de saúde?

Conduzindo o peso contra a soja está a fundação Weston A. Price com a cornucópia do promotor do medo de soja. Chris Kresser continua, rotulando a soja como alimento tóxico e alertando que comê-la torna o homem estéril.

Tudo isso parece assustador o suficiente para afastar a maioria das pessoas da soja. Mas por mais que os argumentos contra a soja soem como "ciência", eles são, na realidade, baseados em evidências muito pobres. A maioria em estudos preliminares e em animais, e um resultado isolado ocasional. O que você não ouve falar são estudos de boa qualidade e em humanos que mostram a imagem real da soja.

Neste post vamos dar uma olhada sangue-frio para as provas a favor e contra a soja. E no final tentar entender o efeito que a soja tem sobre a acne.

A soja pode causar acne?

A maneira mais fácil de responder se a soja causa acne é olhar para estudos relevantes. Infelizmente não temos nenhum. Bem, há este único estudo que relatou menos acne no grupo que comeu mais soja, mas é está mais para a ciência da fada do dente do que como evidência real.

Olhar para a evidência anedótica (posts no fórum e outras relatos de usuários) é uma boa maneira de ficar confuso. Alguns dizem que a soja causou sua acne. Alguns dizem que sua pele ficou ainda melhor quando eles começaram a comer mais soja.

Nós realmente não temos evidência direta para dizer de qualquer uma das coisas. Portanto, temos de olhar para o que sabemos sobre a soja e a partir disso, inferir como isso afeta acne. Longe de ser perfeito, mas isso é tudo o que podemos fazer neste momento.

As possíveis formas pelas quais a soja poderia causar acne incluem:
  • Efeitos hormonais de isoflavonas da soja
  • O efeito de fitatos na absorção de minerais e equilíbrio
  • As reações alérgicas a soja

Resumo soja causa acne

Há evidências razoáveis para suspeitar que a soja possa causar distúrbios hormonais nas mulheres e que pode piorar a acne em algumas mulheres. Alergias à soja são outra causa potencial de acne. Alergias à soja, no entanto, são bastante raras.

No equilíbrio, existem muitas maneiras pelas quais a soja pode ajudar com acne. Ela estabiliza os níveis de açúcar no sangue e reduz a resistência à insulina. E seus potenciais rivais antioxidantes de frutas.

Agora, vamos olhar para os pontos acima em mais detalhes.

Efeitos hormonais da soja

Muito tem sido falado das isoflavonas da soja. Elas são chamados de estrógenos vegetais, porque alguns estudos sugerem que elas podem ter um efeito semelhante ao estrogênio no corpo. Algumas pessoas dizem que esses efeitos hormonais são a razão da soja provoca acne.

Soja pode causar distúrbios hormonais em mulheres

Nas mulheres, há um equilíbrio delicado entre os hormônios femininos e masculinos. O excesso de qualquer um deles pode causar problemas de saúde. Mulheres com acne têm muitas vezes um pouco demais de hormônios sexuais masculinos (andrógenos) em relação ao hormônios sexuais femininos (estrogênios).

A soja, como todos os fitoestrógenos, podem inclinar a balança no sentido dos andrógenos. Ela faz isso de 2 maneiras. Os fitoestrógenos se ligam aos mesmos locais nas células que o estrogênio 'real' se liga. No entanto, os fitoestrógenos são milhares de vezes mais fracos do que os estrogênios reais - eles não têm o mesmo efeito sobre o corpo. O que isto significa é que os fitoestrógenos bloqueiam o efeito de estrogênios reais.

Os fitoestrógenos também pode diminuir a quantidade de estrogênio que o corpo produz. Os estrogênios são realmente feitos de androgênios. O corpo utiliza uma enzima chamada aromatase para converter andrógenos em estrógenos. Os fitoestrógenos podem bloquear essa conversão. Isto, obviamente, leva a situação em que você tem muito andrógeno e muito pouco estrogênio - o mesmo desequilíbrio que causa a acne hormonal. Alguns estudos mostram redução de 20 a 30% nos níveis de estrogênio depois de um mês na dieta rica em fitoestrógenos.

Isso por si só deve dar uma pausa a qualquer mulher com acne. Tal redução poderia facilmente levar à acne em mulheres propensas à acne hormonal. É por isso que é uma boa ideia tratar os fitoestrógenos como um suspeito em potencial e ver se eliminá-los ajuda a sua pele.

Mas para fazer isso você tem que ir além da soja. Porque a soja não é a única fonte de fitoestrógeno (não é nem a maior). Para ajudar a reduzir os fitoestrógenos de sua dieta, eu montei um pequeno guia que explica o efeito que os fitoestrógenos têm em seu corpo com mais detalhes - e nós vamos falar sobre os 3 alimentos que você deve remover absolutamente de sua dieta. Para acessar o guia, basta clicar no link de download abaixo e informar seus dados.

A soja e a saúde sexual masculina

A soja não te deixa impotente. O efeito da soja na saúde sexual masculina tem sido estudado muitas vezes. Estudos mostram esmagadoramente nenhum efeito sobre a qualidade do esperma, motilidade, volume, etc.

Da mesma forma, o efeito da soja sobre os hormônios sexuais masculinas é fraco ou inexistente. Alguns estudos mostraram uma redução mínima no DHT e nos níveis de testosterona livre, o que seria bom para a acne. Mas esses resultados apenas mostraram "ruído" estatístico, em vez de qualquer efeito real.







Conclusão de soja e hormônios

Há evidências que mostram que a soja pode causar distúrbios hormonais nas mulheres e isso pode levar à acne. Não há nenhuma evidência que mostre que a soja tem efeitos hormonais significativos nos homens.

Efeito da soja no equilíbrio mineral

Esta é realmente uma das preocupações legítimas. A soja, como a maioria das leguminosas e grãos, contém fitatos que se ligam a minerais no trato digestivo e os impedem de ser absorvidos. Estudos mostram frequentemente uma relação dependente da dose, isto é, quanto mais fitato na mistura, menos minerais são absorvidos.

Vou me concentrar no zinco aqui porque é o mineral mais relevante para pacientes com acne. Além disso, novos estudos mostram que a quebra de ferro e de cálcio a partir de produtos de soja é semelhante ao de alimentos de origem animal.

Zinco

Esta é uma preocupação potencial para pacientes com acne. Alguns estudos têm mostrado efeitos positivos sobre a acne com a suplementação de zinco. Se a soja reduz a absorção de zinco, pode afetar a acne. A situação é agravada pelo fato de que alimentos de origem animal são muitas vezes as mais ricas fontes de zinco. Assim, a substituição de proteína animal pela proteína de soja causar um duplo dano: menor ingestão de zinco total e reduzir a sua absorção.

Em um contexto de dieta equilibrada isso não deve ser um problema. Um estudo analisou o efeito de 2 a 3 porções de alimentos de soja por dia no status mineral em mulheres. Os participantes foram divididos em dois grupos: alimentos de soja e alimentos de origem animal. Após 10 semanas, não houve diferença nos níveis de ferro ou zinco entre os grupos.

Conclusão

Minerais à base de soja podem ter biodisponibilidade mais baixa do que os minerais de origem animal. Isto é em parte compensado pelo fato de que a soja (e leguminosas, em geral) é uma rica fonte de muitos minerais. Não há boas evidências de que o consumo, ainda que diário, de soja seria um problema no contexto da dieta saudável e equilibrada. Pode ser um problema se soja e leguminosas compõem uma parcela significativa de sua dieta e você não comer todos os alimentos de origem animal.

Soja pode ser alergênica

Os alérgenos alimentares mais comuns nos Estados Unidos incluem ovo, leite, amendoim, nozes, trigo, marisco e soja. As melhores estimativas colocam a prevalência da alergia de soja na população em geral para menos de 1%.

As alergias alimentares são conhecidos gatilhos para dermatite atópica e eczema. É possível que as reações alérgicas a alimentos aumentam a inflamação sistêmica no corpo e, possivelmente, até mesmo danificam a função de barreira da pele. Portanto, temos uma razão para acreditar que elas também podem desencadear acne em pessoas com tendência acneica.

Reação alérgica ou sensibilidade à soja é a explicação mais plausível para a forma como a soja pode causar acne.

Efeito da manipulação genética

A maioria da soja é agora geneticamente modificada e algumas pessoas sugerem a soja GM provoca reações alérgicas mais do que a soja não-transgênica. Este não parece ser o caso. Estudos mostram que não há diferença no tipo e prevalência de reações alérgicas desencadeadas pela variedade GM e variedades silvestres de soja.

Os GM apresentam outros problemas? Talvez sim. Talvez não. Temos de esperar as provas e, no caso, não é o assunto deste post.

Efeitos de soja que ajudam a acne

A maioria das discussões de soja e acne concentram-se nos efeitos prejudiciais da soja. Poucas pessoas se incomodam de mencionar como produtos de soja podem ser benéfica. Aqui estão algumas boas razões para suspeitar de que comer soja é bom para a pele:

  • Bom para os níveis de açúcar no sangue. A soja tem muito baixo IG e tem uma elevada percentagem de gordura (40% das calorias totais).
  • Reduz a resistência à insulina. Por c 1) estabiliza os níveis de açúcar no sangue e 2) estudos mostram que as isoflavonas da soja podem combater a resistência à insulina.
  • Contém ácidos graxos ômega 3. A soja é uma das poucas plantas fontes de ácidos graxos ômega 3.
  • Proteína de alta qualidade e digerível.
  • Capacidade antioxidante comparável a frutas.
Outras acusações contra a soja

A Fundação Weston A. Price lançou uma escala completa "Gish gallope" (argumento da autoridade) contra a soja. Eu não vou falar de todos os pontos que eles levantaram neste post. Porque 1) eles não são relevantes para a acne e 2) evitar transformar este post num livro. Basta dizer que o ataque se baseia mais em ideologia do que em ciência e evidências. As acusações são baseadas em estudos preliminares e em animais, e ignoram convenientemente os melhores estudos de qualidade em humanos que são contrários às suas reivindicações.

O Journal of Nutrition (Jornal de Nutrição) publicou uma revisão fácil de ler e de alto nível das evidências. Aqui está o que o autor concluiu.
Finalmente, com exceção às reações alérgicas, não há quase nenhuma evidência para sugerir que alimentos tradicionais de soja exercem efeitos adversos clinicamente relevantes em indivíduos saudáveis ​​quando consumidos em quantidades consistentes com a ingestão asiática.
Conhecimentos adquiridos a partir de 20 anos de Soja Research - The Journal of Nutrition
Conclusão

A soja é acusado de muitos crimes, na maioria dos quais é inocente.

Há evidência boa e razoável para mostrar que a soja pode agravar distúrbios hormonais ligados à acne adulta no sexo feminino. Estudos mostram que a ingestão de alimentos com fitoestrógenos podem reduzir a quantidade de estrogênio no corpo e isso pode facilmente causar ou agravar a acne em algumas mulheres. As mulheres devem tratar a soja como um alimento suspeito.

Alergias à soja são bastante comuns e as alergias alimentares podem causar problemas de pele. Alergia/sensibilidade à soja é provavelmente a razão que provoca acne em algumas pessoas.

Em equilíbrio, a soja tem efeitos que são bons para acne. Devido ao seu perfil nutricional, pode estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduzir a resistência à insulina. Além disso, soja é fortemente antioxidante, a sua capacidade antioxidante é comparável com frutas, elogiadas por seus efeitos antioxidantes.

No final, a soja é apenas comida, e devemos tratá-la como uma, sem atribuir qualidades abertamente positivas ou negativas.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores