A Falácia do Detox


Você está sobrecarregado por toxinas? As terapias detox podem te livrar da acne? Hoje eu quero ter um momento para responder a um e-mail de leitor que está lidando com estas questões.
Depois de passar quase um ano (10 meses para ser exato) passando por médicos e ficar fodido das ideias... Eu acho que a maioria das pessoas tem lido que "toxinas" provocam acne... Existe alguma verdade nisso tudo ou não?

Eu gostei que você usou a expressão fodido das ideias. Eu acho que descreve adequadamente o que a indústria farmacêutica faz por você.

Então, vamos mergulhar. Vamos ver o quão longe da ciência e da racionalidade da indústria farmacêutica pode estar.

O que é a desintoxicação

Desintoxicação refere-se ao processo de remoção de substâncias tóxicas de organismos vivos. Você provavelmente já tem íntima familiaridade com o processo; ressaca é, em parte, um sintoma de desidratação e, em parte, porque o seu corpo neutraliza e elimina álcool e outras substâncias tóxicas que você ingeriu na noite anterior.

Há um uso médico legítimo para o termo desintoxicação, mas neste post eu vou focar o uso alternativo e natural de saúde do termo.

A visão alternativa de saúde de desintoxicação

Dentro do campo da distorção da realidade da medicina alternativa, a desintoxicação refere-se a várias terapias para eliminar toxinas indefinidas. A alegação é que a vida moderna nos expõe a uma "carga tóxica" tão grandes que nossos corpos lutam arduamente para lidar com ele. Os órgãos de eliminação, geralmente referindo-se ao cólon, fígado e rins, ficam sobrecarregados e entupidos com toxinas.

Depois do fracasso dos órgãos de eliminação primários, o corpo tem de recorrer a meios secundários de eliminação, geralmente a pele e os pulmões. Como as toxinas são eliminadas através da pele, elas podem causar acne e outros problemas de pele, enquanto a eliminação através dos pulmões pode provocar asma.

Eu tenho uma pergunta…

Há um pequeno problema com isso, a premissa e todos os elos da cadeia estão errados. Eu acho que nós podemos concordar que, para reivindicar que as toxinas causam acne de verdade, seria necessário demonstrar o seguinte:
  • Estas toxinas deveriam ser detectadas no sangue e tecidos, ainda não existem tais estudos.
  • Estas toxinas deveriam ser detectadas na pele, assumindo que a teoria de que as toxinas passam através da pele a causam acne. Apesar de numerosos estudos que olham raspados de pele de todas as fases de uma espinha, nenhum artigo já notou as presenças de toxinas.
  • Deve haver uma acentuada deterioração da capacidades da função hepática e desintoxicação do fígado. No entanto, apesar da função hepática de dezenas de milhares de pessoas que tomam Roacutan ser monitorada, um artigo jamais mostrou anormalidades na função hepática.
Este conceito seria muito simples de provar experimentalmente: definir uma toxina e medir seus níveis antes e depois do tratamento.

Detox e carga tóxica excessiva são conceitos centrais de muitas modalidades alternativas de saúde, mas ninguém nunca se preocupou em fazer esta experiência muito simples. E não é por causa de dinheiro, porque o governo dos EUA gasta mais de US$ 400 milhões a cada ano para financiar pesquisas sobre medicina alternativa. Perto de meio bilhão de dólares (cada ano) e ninguém se preocupou em testar essa tese tão central para a medicina alternativa.

Talvez porque:
  • A ciência médica real tem mostrado que os seres humanos têm um mecanismo muito eficaz para a remoção de toxinas
  • Não há nenhuma evidência de que, na ausência de doença grave, os mecanismos de desintoxicação não poderiam lidar com a carga tóxica
  • Não há nenhuma maneira conhecida para acelerar a eliminação de toxinas
Por centenas de anos, a suposição era de que o nosso corpo produz resíduos de produtos e muitos, se não a maioria, causam doença. Hoje sabemos que isso não é normalmente o caso; os seres humanos têm mecanismos altamente eficazes para eliminar toxinas. Na ausência de doença grave, que não necessitam de ajuda externa para esta função, os processos de eliminação normais nem podem ser significativamente melhorados através de intervenções terapêuticas. A própria base da 'detox' tem, assim, sido remetido para o lixo da história médica
Edzard Ernst MD. 'Detox'. Concentre-se em alternativa e terapias complementares. Volume 14, Issue 3, páginas 163-164, Agosto de 2009.
Ninguém nega o fato de que estamos expostos a inúmeras substâncias tóxicas diariamente, desde poluição do ar a pesticidas às emissões industriais. Algumas dessas substâncias podem causar danos, por exemplo, os pesticidas podem perturbar o sistema endócrino e, não muito tempo atrás, um estudo chinês correlacionou a exposição à poluição do ar com maior risco de problemas de pele.

O ponto é que seu corpo é muito eficaz na eliminação dessas substâncias. Também não há qualquer evidência de que ele precise da ajuda de vocês, nem que as terapias de desintoxicação equivaleriam a algo útil além de desperdício de dinheiro.

A solução real é minimizar a exposição e permitir que mecanismos de desintoxicação do corpo trabalhem. Não há nenhuma necessidade de desintoxicação adicional.

Mesmo fontes de medicina alternativa concordam que a desintoxicação é um disparate

Até mesmo os especialistas mais simpáticos à medicina complementar e alternativa admitem que a desintoxicação é mais um passo de vendas do que ciência. Esta citação é do Prof. Marc Cohen, professor de Medicina Complementar e Alternativa e presidente da Associação Integrativa de Medicina Australásia (um grupo que acha que é uma boa ideia integrar o pensamento mágico com a medicina).
Enquanto a ciência moderna de 'detoxicologia' parece estar emergindo, a detoxicologia baseada em evidências ainda parece bastante longe e em no presente o 'detox' é certamente mais um arremesso de vendas do que uma ciência.  
Marc Cohen. Detox: ciência ou arremesso de vendas. Vol 36, Australian Family Physician. 36, No. 12, Dezembro de 2007.
Com detoxicologia ele refere-se à medição da carga tóxica no corpo e avaliação se a exposição a pequenas doses de diferentes toxinas causam danos cumulativos. Nada no artigo em qualquer maneira apoia a validade de terapias de desintoxicação (sinta-se livre para verificar o artigo você mesmo).

Naturopatas ainda estão felizes em manter a prescrição de terapias de desintoxicação

Se há uma coisa pra se admirar em profissionais de saúde natural, é a sua grande determinação em ignorar evidências científicas e manter a "fé".

Um estudo recente publicado em um jornal de medicina alternativa mostra que mais de 75% dos 'médicos' naturopatas (MN) usam terapias de desintoxicação 'clínica' para tratar os pacientes. No entanto, mesmo sua própria literatura admite que os MNs não têm nenhuma maneira de estabelecer a eficácia dessas (ênfase minha) 'terapias'.
A maioria dos MNs que responderam esse questionário relatou o uso rotineiro de terapias de desintoxicação clínica para tratar uma variedade de condições médicas que utilizam várias abordagens terapêuticas. Embora a maioria dos MNs relatou o uso de algumas medidas de acompanhamento após a terapia de desintoxicação, poucos deles têm um meio objetivo de determinar a eficácia do tratamento. É necessária mais investigação no campo da medicina complementar e alternativa de desintoxicação clínica para determinar a segurança e a eficácia dessas abordagens. 
Jason Allen, et al. Desintoxicação Em Medicine Naturopata: Uma Pesquisa. J Altern Complement Med. 2011 Dezembro; 17 (12): 1175-1180.
É por isso que eu sou contra a medicina alternativa e visitar estes médicos alternativos. Sua própria literatura admite que eles não têm ideia se estas terapias funcionam mesmo, mas a grande maioria usa rotineiramente. Você decide o que fazer com isso.

Imagine se um verdadeiro médico lhe diz para tomar esta e aquela droga e que vamos ver o que acontece.

Por que algumas pessoas afirmam que o detox curou sua acne?

Se desintoxicação é certificadamente um absurdo (e é), então por que tantas pessoas afirmam que a desintoxicação ajudou a sua pele? A resposta é simples: as pessoas confundem correlação com causalidade.

Terapias de desintoxicação quase sempre envolvem dieta severamente restrita e restrição calórica. A restrição calórica reduz a insulina e inflamação, os quais estão ligados à acne. dietas de desintoxicação também restringem os produtos lácteos, açúcar e carboidratos refinados, tudo que pode ser ruim para a pele.

Como você pode ver, há explicações perfeitamente boas, baseadas na ciência de por que dietas de desintoxicação podem ser boas para acne e não há necessidade de envolver conceitos imaginários.

O problema com o uso de 'dietas de desintoxicação' é que tais dietas equivalem a nada mais do que um fogo de palha. Sejam quais forem os benefícios que você pode obter, serão de curta duração. Muito poucas pessoas podem ficar com tais dietas extremamente restritivas e acne vai voltar dentro de algumas semanas após retomar a dieta normal.

Conclusão

A desintoxicação é um dos princípios fundamentais da medicina alternativa e natural. Apesar da enorme popularidade, o conceito é um total absurdo e tem sido cavado à "lata de lixo da história médica". Não só não existe absolutamente nenhuma evidência para apoiá-lo, como também vai contra o que a ciência médica tem aprendido do corpo humano.

Mesmo revistas e especialistas dedicados à medicina alternativa admitem que a eficácia de terapias de desintoxicação é desconhecida, e que detox é mais um passo de vendas do que ciência. No entanto, mais de 75% dos médicos naturopatas rotineiramente prescrevem terapias de desintoxicação.

Sejam quais forem os benefícios que a desintoxicação traz, será de curta duração e são mais bem alcançados ao tornar menos drásticas, mas mais sustentáveis ​​melhorias dietéticas.

Referências

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores