Desmascarando o Mito REAL da Dieta e Acne


Dieta não causa acne. Quantas vezes você já ouviu isso? Há várias décadas os dermatologistas têm zombado das sugestões que a dieta provoca acne e insistem que seja apenas um mito. Enquanto eles acreditavam estarem montados no cavalo alto da ciência, na realidade, eles viajando num burro humilde de dogmatismo. E agora o verdadeiro mito volta a morder-los na parte de trás.

Você sabia que, antes de 1960, o aconselhamento dietético era parte integrante do tratamento da acne? Os pacientes eram orientados a evitar alimentos açucarados. Dado que os estudos já em 1931 sugeriram que os pacientes de acne sofrem de problemas de açúcar no sangue.

Então a b*sta bate no ventilador.

Nasce o mito de que a dieta não causa acne

Os anos de 1969 e 1971 viram a publicação de dois estudos profundamente falhos que até hoje causam misérias e sofrimento em pacientes de acne.

Em 1969, Fullerton et al, realizaram seu estudo hoje famoso sobre acne e chocolate. Eles deram a 65 pessoas ou uma barra de chocolate diariamente ou uma barra sem chocolate (controle). 4 semanas mais tarde eles mediram a diferença nas taxas de acne e não acharam. Disso, eles concluíram que o chocolate não causa acne.

Este estudo é falho em tantos níveis que duvido até mesmo um professor de ciências do 7º ano iria aceitá-lo. Ambas as barras de chocolate eram igualmente ricas em açúcar, gordura e calorias. A barra de controle também tinha muita gorduras trans, conhecidas por aumentar a inflamação que causam acne. Tudo o que podemos dizer a partir deste estudo é que uma barra de chocolate não causa mais acne do que a outra.

Em 1971, Anderson deu a 27 estudantes universitários, com auto-relatos de gatilhos de acne alimentar, quer de chocolate, leite, amendoim torrado ou refrigerante de cola por 1 semana. Ele não encontrou nenhuma mudança na acne entre os grupos. Agora, se o estudo de Fullerton et al em 1969 era ruim, este é mais que terrível. Em lugar nenhum 1 semana é tempo suficiente (a maioria dos estudos de dieta-acne duram 12 semanas). Ele não levou em conta os outros alimentos que os alunos comeram. Em termos científicos, este estudo é completamente inútil.

Estes dois estudos são o total de evidências científicas que os dermatologistas têm quando dizem que dieta não causa acne. Como esta revisão de 2010 conclui.

Os estudos de Fulton et al e Anderson, embora sofrendo de grandes falhas de projeto, foram suficientes para dissociar a dieta da acne das mentes da maioria dos dermatologistas. Livros didáticos foram revistos para refletir este novo consenso acadêmico e dermatologistas tomaram a posição de que quaisquer murmúrios sobre a associação entre dieta e acne são não-científicas e um dos muitos mitos que cercam essa doença onipresente.
Bowe WP, Joshi SS, Shalita AR. Diet and acne. J Am Acad Dermatol. 2010 Jul;63(1):124-41. Epub 2010 Mar 24.

Deixe-me ser muito claro sobre isso. A noção de que a dieta não causa acne não é, e nunca foi, com base na ciência. O fato de que os dermatologistas ainda repetem isso mostra o quão desatualizados eles estão.

Vamos ver o quão desatualizados eles estão.

Estudos que correlacionam dieta à acne

Em 2002 o Dr. Loren Cordain fez seu famoso estudo de Kitava. Ele estudou dois grupos de pessoas nativas que vivem em ilhas Kitavanas em Papua Nova Guiné e Ache caçadores-coletores no Paraguai. Ele encontrou incidência zero de acne nessas populações nativas e concluiu que a acne é uma doença da civilização ocidental.

Outra revisão menciona estudos que mostram aumento da prevalência da acne quando canadenses Inuits e habitantes de Okinawa, no Japão, foram introduzidos aos alimentos ocidentais.

Leite e acne

Em 2005, Adebamowo et al, testaram a ideia de que o leite provoca acne. Mais de 47.000 enfermeiros (dados do Nurses Health Study 2 - Estudo dos Enfermeiros 2) foram questionados sobre sua ingestão dietética durante o colégio e se eles tinham acne. O estudo descobriu que aqueles que beberam mais leite tinham 22% maior risco de ter acne do que aqueles que bebiam menos leite. O risco foi ainda maior (44%) para aqueles que beberam leite desnatado.

Este estudo tem um problema óbvio. Você se lembra do que você comeu na semana passada? Mês passado? Ano passado? Recordatório alimentar é, obviamente, menos do que perfeito.

Em 2008, os mesmos autores acompanharam melhores estudos, um estudo de 2006 com meninas e um estudo de 2008 com meninos. Em ambos os casos, eles pediram aos participantes para anotar o que eles comeram e os acompanharam por 3 anos. Em ambos os estudos a alta ingestão de leite aumentou o risco de acne em cerca de 20%.

Mesmo uma revisão patrocinada pela Nestle encontrou várias maneiras de leite e produtos lácteos agravarem a acne. O artigo sugere que, se a Nestlé quer manter a venda de leite alta, é melhor desenvolver produtos lácteos que não causam tanta acne.

Por fim, um estudo italiano de 2012 também mostrou que o consumo de leite aumenta o risco de acne.

Estes estudos não provam conclusivamente que o leite provoca acne, mas eles certamente sugerem que o consumo de leite aumenta o risco de ter acne.

Açúcar e carboidratos refinados

Vários estudos analisaram o efeito do açúcar e outros carboidratos de alto índice glicêmico (IG) sobre a acne.

Eu não vou aborrecê-lo falando de todos os estudos individualmente. Se você estiver interessado, pode encontrar os estudos aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Muitos desses estudos pegaram um grupo de pacientes com acne e pediram para comer uma dieta de baixa carga glicêmica (BCG) ou dietas de alta carga glicêmica (ACG). As dietas BCG têm mais proteína e se concentram em grãos integrais, frutas e outros carboidratos saudáveis. As dietas ACG são dietas mais ocidentais normais que contêm mais pão branco e massas, e outros carboidratos refinados (brancos).

Aqui está um resumo dos resultados:
  • A acne reduziu em 20 - 50% (assim como a contagem total da espinha), no grupo de dieta BCG, que foi muito melhor do que o grupo de ACG.
  • A produção de sebo diminuiu no grupo de dieta BCG. A composição do sebo também deslocou para ácidos graxos saturados, o que é bom, porque eles são mais resistentes a danos inflamatórios que causam acne.
Com a exceção de um, todos os estudos mostraram que dietas de baixa carga glicêmica melhoram a acne. No único estudo negativo, ambos os grupos tiveram ingestão de carboidratos totais semelhante, e eu também gostaria de saber o quão bem os adolescentes realmente aderiram à dieta.

Independentemente disso, a maioria dos estudos mostrou que o açúcar e carboidratos refinados agravam a acne.

Outros pedaços e mordidas

Um estudo da Malásia de 2012 comparou dietas de pacientes com acne com pacientes de pele saudável. Eles descobriram que pacientes com acne comeram mais carboidratos refinados, leite e sorvete. E um estudo italiano de 2012 descobriu que a adesão à dieta mediterrânea protege contra a acne.

Resumo dieta e acne

Ingestão  Alimentar
Nexo de Causalidade Estabelecido?
Dieta de Alta Carga Glicêmica
Sim
Laticínios (desnatado, com chocolate ou integral)
Sim
Chocolate
Inconclusivo
Sal
Não
Iodo
Não
Gordura saturada
Inconclusivo

Fonte: dieta e acne: uma revisão das evidências, a tabela 2 resume as associações entre acne e alimentos selecionados e hábitos alimentares.

Juntando tudo

Se estou sendo completamente honesto, a evidência de que a dieta causam acne não é sólida, cientificamente falando. Há ainda questões em aberto que precisam de atendimento. Mas quando estamos avaliando novas reivindicações, devemos olhar para 3 coisas:
  • Esta alegação é plausível, ou seja, está de acordo com o que já sabemos em medicina? Sim, é muito plausível que a dieta provoque acne. Ele não viola qualquer coisa que já sabemos sobre a formação de acne.
  • Existe um mecanismo para isso? Sim, há muitas maneiras da dieta poder causar acne. Por exemplo, a dieta afeta os níveis de hormônios que sabemos que estão ligados a acne.
  • Isso está de acordo com as observações? Sim, vários estudos mostram agora uma ligação entre dieta e acne. Sem mencionar os pacientes com acne que há décadas e décadas não param de dizer que a dieta agrava a acne.
Não há dúvida sobre isso. A maioria das evidências científicas diz que a dieta na verdade agrava a acne. As únicas coisas que vão contra isso são dois estudos ruins de 4 décadas atrás.

Dieta pode não ser a única causa e a cura para a acne, mas a visão de que a dieta não afeta a acne está irremediavelmente ultrapassada.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores