Você Deveria Estar Preocupado Com o Fluoreto no Chá Verde?


Não existe nada como almoço grátis quando se trata de saúde. Por muito tempo eu pensei que não há desvantagens para beber chá verde. Até que eu aprendi que o chá tem um monte de flúor, que, naturalmente, pode ser tóxico em altas quantidades.

Então você deveria estar preocupado com flúor no chá verde? Neste post vamos olhar para o quanto de flúor realmente existe no chá verde e se isso pode causar problemas.

Relatos de casos de toxicidade ao flúor do chá

A exposição ao fluoreto tóxico do chá não é apenas uma preocupação teórica. Eu encontrei dois relatos de casos publicados em revistas médicas que documentam isso. No entanto, em ambos os casos, as mulheres tinham consumido uma grande quantidade de chá.

Este fala sobre uma mulher de 49 anos que relatou beber 2 litros de chá instantâneo extra forte todos os dias desde que ela tinha 12 anos, por isso, há 37 anos. O chá, ao ser preparado, tinha 5,8 mg/L de fluoreto (incluindo o flúor na água da torneira). Então, ela tem cerca de 35 mg por dia em seu chá, muito acima dos limites de exposição.

Em outro relato de caso de uma mulher de 48 anos de idade relatou beber 1 - 2 litros de chá preto industrializado por dia. Ela comprou a marca mais barata e usou 7 sacos individuais por galão de água (1 galão = 3,8 litros). O documento estima que o chá tinha 3,87 mg/L de flúor, que dá a sua exposição diária total de 14,6 - 36,9 mg - novamente muito superior aos limites.

Mas temos de considerar estes casos como extremos. Em circunstâncias normais, o chá não faz exposição em quantidades perigosas de flúor.

Quanto fluoreto é demais?

Um dos princípios mais importantes da toxicologia é a dose faz o veneno. Quase toda substância pode ser ingerida com segurança em quantidades pequenas o suficiente e quase toda substância pode ser prejudicial quando ingerida em quantidades suficientes.

E assim é com flúor. Em pequenas doses, pode proteger os dentes, mas em quantidades maiores, pode ser muito perigoso. Para avaliar se o flúor no chá é um problema, primeiro temos que entender o quanto de flúor pode ser ingerido com segurança.

A declaração sumária  sobre o fluoreto (PDF) da Organização Mundial de Saúde define 1,5 mg/L como valor de referência para o flúor na água potável. Eles também observam que há evidências sugestivas de risco quando a ingestão total é superior a 6 mg/dia e uma clara evidência de risco quando a ingestão total é superior a 14 mg/dia.

Academia Nacional de Ciências dos EUA revisaram as normas da EPA sobre flúor na água potável (EPA - Enviromental Protection Agency - Agência de Proteção Ambiental) e concluiu que o nível contaminante máximo de 4m g/L é muito alto. Eles não deram conselhos sobre novos limites, mas notaram que concentrações de 2 mg/L só causaram efeitos colaterais menores, alguma descoloração dental em uma pequena parcela da população.

Passando por essas duas fontes, eu acho que é seguro o uso 6 mg/dia como orientação para a exposição máxima de flúor.

Quanto flúor tem em uma xícara de chá?

Vários estudos têm medido a quantidade de fluoreto no chá.

Um estudo de Hong Kong analisou a quantidade de flúor em folhas de chá da província de Guangdong, na China. Eles descobriram 0,6-2,8 mg/g em folhas caídas de chá e 0,3-1 mg/g em folhas jovens. Eles também mediram a quantidade em infusão de chá, com os seguintes resultados: 7,34 mg/L em chá brick, 1,89 mg/L no chá preto e 1,6 mg/L no chá verde. Chá brick é uma baixa qualidade de chá preto, chá feito a partir de folhas velhas, caídas. Este trabalho também observou que a infusão de chá extraiu 24-83% do flúor total das folhas de chá.

Outro estudo analisou chás disponíveis na Turquia. Constatou-se 0,57-3,72 mg/L em chás pretos e consideravelmente menos em chás de ervas (0,02-0,04 mg/L). Infelizmente, o resumo não mencionou nada sobre o chá verde.

Um estudo polaco encontrou 0,32-4,54 mg/L de flúor no chá preto, 0,37-,54 mg/L no chá branco e 0,02-,09 mg/L em chás de ervas. Este estudo analisou chás disponíveis no Brasil e constatou 0,33 mg por saco de chá preto e 0,08 mg por saco no chá verde e 0,33 mg por saco no chá Oolong. Se convertermos aqueles para mg/L chegarmos 1,32 mg/L para o chá preto, 0,32 mg/L para o chá verde e 1,32 mg/L para o chá Oolong.

Eu tenho mais alguns estudos na sacola, mas eu não quero aborrecê-lo passando por todos eles. Os resultados são mais ou menos na linha que está relatada aqui. Com base nestes resultados, parece que a maioria dos chás pretos de melhor qualidade tem menos de 2 mg/L de fluoreto. A maioria dos estudos mostrou que os chás verdes e brancos têm menos flúor do que o chá preto. Exatamente o quanto é difícil dizer a partir de um conjunto de dados tão limitado. Talvez podemos usar de 1,5 mg/L como estimativa, que é o padrão da água potável definido pela Organização Mundial de Saúde.

Entretanto, um investigador observou que os métodos utilizados em muitos estudos, na verdade, subestimam a quantidade de fluoreto. Segundo ele, o uso de melhores medições mostram níveis de flúor 1,4 - 3,3 vezes mais elevados. Eu achei esses dois estudos chineses que apresentaram valores um pouco mais elevados por copo. No começo eu pensei neles estudos de desvio, mas é possível que eles tenham usado diferentes métodos de medição.

Outras observações dos estudos:
  • Chás de qualidade inferior têm mais de fluoreto de que chás de qualidade superior. Isso porque chás de qualidade inferior são muitas vezes feitos de folhas caídas, velhas, que têm mais de fluoreto do que folhas de chá jovens. Chás de qualidade inferior também podem utilizar folhas de chá menores ou "chá de saquinho" e estudos mostraram que quanto menor for o tamanho da folha, mais flúor o chá contém. Então você novamente tem aquilo pelo qual paga.
  • Chá descafeinado apresentaram valores mais elevados de flúor do que o chá cafeinado.
  • Chás prontos para beber provavelmente tem mais flúor do que folhas soltas e chá de saquinho, o que faz sentido, já que são muitas vezes fabricado a partir de folhas de baixa qualidade.
Exposição total ao fluoreto

O chá provavelmente não é a sua única exposição ao flúor. A maioria dos estados nos EUA têm 0,7-1,2 mg/L de flúor na água da torneira. Em áreas onde há uma grande quantidade de flúor no solo, este número pode ser ainda maior. Verifique com as autoridades locais.

De acordo com a Academia Nacional de Ciências dos EUA, a água da torneira tem 57-90% do total da exposição ao flúor para a média das pessoas. Assim, para os nossos propósitos, podemos nos concentrar apenas em chá e torneira de água e ignorar as outras fontes.

Então, vamos dizer que você vive em uma área que tem 1 mg/L de fluoreto na água de beber e bebe 5 copos (cerca de 1,2 L) de chá verde por dia e que você bebe um adicional de 2 L de água por dia. 5 xícaras de chá iria dar o total de 3 mg de flúor (1,2 L * 1,5 mg / L + 1,2 mg) e você terá mais 2 mg de água que você bebe. Isso dá uma exposição total de 5 mg por dia.

Você ainda está dentro do nosso valor de referência de 6 mg/dia. A melhor evidência até agora mostra que isso pode colocá-lo em um risco menor de descoloração dental, mas isso é tudo.

Mas e se essas medidas subestimarem a quantidade de flúor no chá? Esta é difícil de dizer. Mas todos os estudos epidemiológicos mostram benefícios para a saúde do consumo de 5 a 6 xícaras de chá verde por dia. Não me lembro de qualquer estudo mencionando maior risco de flúor.

Então, eu não me preocuparia muito com flúor no chá, especialmente se você vai para o de melhor qualidade, chás de folhas soltas.

Conclusão

O chá contém naturalmente quantidades bem elevadas de flúor. A planta pega do solo e o processo de infusão extrai a maior parte das folhas. No entanto, em circunstâncias normais, isso provavelmente não é algo para se preocupar.

Relatos de casos publicados mostram casos de fluorose esquelética do chá. Mas, em todos esses casos, as pessoas tomavam 1-2 litros de chá de baixa qualidade todos os dias ao longo de décadas. Estudos com vista ao conteúdo de flúor em infusão de chá mostram apenas quantidades moderadas em chás de qualidade superior. Chás de baixa qualidade e prontos para beber podem ter significativamente mais flúor.

Cálculos rápidos mostram que beber 5 xícaras de chá ainda mantém a pessoa dentro dos limites de segurança. Mas você deve ter cuidado se você vive em uma área com grandes quantidades de flúor natural em águas subterrâneas.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores