Ter Acne É Humano


Buscar em saúde natural foi uma das melhores coisas que eu fiz para a minha pele. Com o tempo eu aprendi que como eu como e vivo a minha vida afeta minha pele. Isto também é verdade para muitas outras pessoas, há muito tempo perdi a conta do número de comentários positivos e e-mails que recebo de pessoas.

Mas há um lado negro para a saúde e a cura natural. Ele encoraja as pessoas a adotarem crenças falaciosas e, falando francamente, perigosas. Uma delas é a ideia de que ter acne significa que há algo errado com você. Que você precisa limpar ou consertar sua acne.

Neste post eu quero mostrar que é natural para os seres humanos ter acne. Ela está conosco há milhares e milhares de anos. Embora em alguns casos isso seja um sinal de problemas internos, em outros casos, é de fato uma consequência natural de um ser humano - algo do qual ninguém precisa se envergonhar.

Faraós egípcios, filósofos gregos e outros sofredores de acne


Os proponentes de saúde naturais muitas vezes alegam que a acne é uma doença moderna e apontam o dedo para muitos pecados modernos. Os culpados habituais incluem produtos químicos assustadores, tecnologia (por exemplo, forno de microondas) e uma dieta moderna pouco natural. Embora eu acredite que a acne seja mais comum agora, as espinhas sempre nos atormentaram.

Os textos médicos de antigos gregos e egípcios mencionam acne e várias maneiras de superar isso. A tumba de Tutancâmon, o faraó egípcio que governou de 1332 aC a 1323 aC, continha remédios conhecidos contra acne, sugerindo que ele tinha acne. Outros túmulos têm evidências para tratamentos da cicatrizes.

Escritos de Hipócrates e Aristóteles mostram que eles estavam familiarizados com acne e que a doença era conhecida e reconhecida:

Os antigos médicos gregos certamente reconheciam a acne, que eles conheciam como tovoot, uma condição que Aristóteles [1] descreve em detalhes suficientes para que haja pouca dúvida de identificação. Hipócrates [2] também usa o termo, mas não declara o que ele quer dizer com isso, embora a sua redação sugira que era uma doença bem conhecida e reconhecida. Tovoot foram associados com a puberdade e está implícito no significado desta palavra no singular, roveos, que significa "o primeiro crescimento da barba"
R. N. R. Grant. The History of Acne. Proc R Soc Med. Aug 1951; 44(8): 647–652.

Note-se que a ortografia dos termos gregos na citação acima é certamente errado. No artigo, foram escritas com o alfabeto grego e o que você vê é o resultado de copiar e colar.

Enquanto houve acne também houveram teorias estranhas do que a causa e como curá-la. O poeta grego Theocritus no século 3 aC alegou que dizer mentiras provoca espinhas no nariz. No século 4 dC, o médico da côrte de Theodosius aconselhou os pacientes a a limparem seus rostos com um pano enquanto vê uma estrela cadente - e as espinhas cairiam do corpo. Claro, os médicos antigos romanos também tratavam a acne com enxofre, algo que ainda fazem hoje
.
Na era Isabetana (1558-1603 dC) a acne estava ligada ao ofício da bruxa e as pessoas tratavam espinhas com um tipo de maquiagem de mercúrio. Em 1931, Bruno Bosch, um médico suíço, examinou 4.000 meninas e meninos em Zurique e concluiu que a acne era tão comum que poderia ser considerada como manifestação fisiológica da puberdade.

O ponto que eu estou dizendo é que a acne é tudo, menos moderna. Pode ser mais comum hoje em dia, e os nossos "pecados modernos" podem de fato contribuir para isso, mas existe há muito mais tempo do que qualquer um dos pecados que supostamente a causam. A acne pode realmente ser uma coisa muito natural para os seres humanos.

A Grande Mentira da Saúde Natural


Talvez a maior mentira que a comunidade da saúde natural promove é o mito do corpo perfeito. Bem.. não é exatamente mentira como muitos deles parecem acreditar, mas "mentira" deixa a escrita muito mais dramática do que "falácia".

Esta é a ideia de que o corpo humano é perfeito e que problemas de saúde, como acne, são sinais de que algo está errado. Que você está fazendo algo para perturbar o equilíbrio e harmonia naturais do corpo. A implicação é que você está de alguma forma entoxicado, sujo ou quebrado.

De maneira que você tem de encontrar e eliminar essas interrupções e trazer seu corpo "de volta ao equilíbrio". Aqui está uma amostra de alguns supostos desequilíbrios que causam acne e uma perspectiva científica sobre eles:
  • Desequilíbrio hormonal, a acne é geralmente atribuída à ideia não comprovada de dominância de estrogênio. Ciência: Estudos mostram que mulheres com acne têm níveis de andrógenos um pouco elevados, mas eles ainda estão dentro da normalidade. Nenhum dos artigos científicos sobre hormônios e acne mencionou nada sobre os desequilíbrios de estrogênio.
  • A toxicidade do fígado ou estagnação. Ciência: A toxicidade do fígado e estagnação são doenças confeccionados e o fígado não precisa de reforço ou apoio. Dezenas de milhares de pessoas tomam Roacutan todo ano e a função do fígado de cada paciente é monitorada. Apesar de todos os teste, nunca foi demonstrado pacientes de acne com função hepática anormal.
  • Digestão estagnada e cólon tóxicos. Ciência: Outro caso de pura ficção. Em alguns casos, a acne pode estar ligada a problemas intestinais, mas isso não tem nada a ver com cólon tóxico e você não pode se livrar desses problemas com limpeza.
  • Infecção sistêmica por cândida. Cândida é real e também são as infecções sistêmicas por cândida. No entanto, infecções sistêmicas por cândida só ocorrem em pessoas com sistema imunológico severamente comprometido (se você não está deitado em uma cama de hospital, não inclui você). Não há nenhuma evidência de que existem quaisquer epidemias de Candida não diagnosticadas. Infecções de cândida no intestino e na pele podem contribuir para a acne, mas, novamente, não é algo que você precisa ou pode limpar.
  • Sensibilidades alimentares. Quiropráticos e naturopatas muitas vezes alegam que a acne é causada pela ingestão de alimentos aos quais são sensíveis. Ciência: É possível que sensibilidades a alimentos afetem a acne, mas o verdadeiro problema é que nenhum dos testes que os praticantes usam pode diagnosticá-las. Um teste que eles usam geralmente é o teste muscular ou cinesiologia aplicada. O teste muscular é um exemplo do efeito ideomotor, a mesma "força mística" que os poderes de radiestesia e tábuas Ouija. Veja o vídeo abaixo para saber como esses truques falham quando eles são testados adequadamente. Os exames de sangue que os praticantes usam (tal como ELISA e ALGAT) medem anticorpos IgG, mas IgG indica a exposição a alimentos e não pode ser utilizado para diagnosticar alergias ou sensibilidades. Linha de partida: nenhum destes testes podem diagnosticar de forma confiável alergias alimentares ou sensibilidades.
Tenho certeza que você pode perceber porque essa ideia é tão perigosa. Sim, ele incentiva as pessoas a comer e cuidar melhor de si mesmos. Mas também os encoraja a ver desvios da idealizada saúde perfeita como falhas, algo para se envergonhar.

Pior ainda, os sintomas de vida - fadiga ocasional, dores de cabeça, dificuldade para se levantar de manhã, sentir-se pra baixo e estressado - são vistos como sinais de fadiga adrenal, infecções por Candida, sensibilidade química múltipla, eletro-sensibilidade, síndrome de turbina eólica ou inúmeras outras doenças inventadas. Já vi inúmeros casos de pessoas que gastam milhares de dólares e vários anos de caça para causas indescritíveis de sua acne - com pouco para mostrar.

Ver a acne como uma falha não natural também causa muito estresse e ansiedade em algumas pessoas. Não é incomum para as pessoas permanecer em dietas restritivas e socialmente isoladas, porque elas acreditam que têm que purificar seu corpo. Em casos extremos, isso leva a transtornos alimentares e fobias alimentares.

Vendo-se como falho, também aumenta o estresse emocional desnecessário. Acne é carga suficiente, sem acreditar que está de alguma forma irreparavelmente entoxicado.

Então deixe-me dizer que só porque você tem acne não significa que você está quebrado ou precisam ser consertado.

Você está condenado a viver com acne?


Agora que nós temos, espero, estabelecido que ter acne é normal para os seres humanos, vamos falar sobre a sobre sua superação. Apesar de ser normal para os seres humanos, eu ainda acredito que a maioria das pessoas podem fazer uma enorme diferença para a sua acne, seguindo conselhos de dieta e estilo de vida baseados na ciência.

A melhor evidência científica até a data mostra que a acne é causada por uma mistura de (ver aqui para uma explicação mais detalhada):
  • Hormônios
  • Inflamação
  • Genes
A acne não pode ser curada porque a tendência para ter acne é em grande parte genética. Isto significa que se sua acne não desaparecer após a adolescência, o melhor que você pode fazer é controlá-la.

Dieta, estilo de vida e suplementação inteligente podem afetar os hormônios e a inflamação por trás da acne. Isso não significa automaticamente que você tem que comer mais saudável. Pessoas com problemas de intestino pode precisar de evitar alimentos que a maioria das pessoas consideram saudáveis - enquanto comer comida lixo processada ​​não causa problemas. A intervenção precisa ser projetada para resolver as causas por trás de sua acne.

Na ausência de quaisquer anormalidades físicas, como o crescimento excessivo dos tecidos produtores de andrógenos, eu acredito que a acne moderada/grave pode ser reduzida a acne leve; nível no qual você tem apenas algumas pequenas espinhas ou apenas ocasionalmente acne.

É possível se livrar completamente da acne leve? Talvez seja para algumas pessoas, mas se eu tivesse que apostar dinheiro eu diria que para a maioria das pessoas com acne leve ou ocasional, é muito mais fácil aprender a viver com ela.

Enquanto conversávamos anteriormente, a acne tem atormentado os seres humanos há milhares de anos. Embora tenha sido descrita como um problema de adolescência, eu tenho certeza que a acne adulta tem existido igualmente. Ter acne parece ser muito natural para os seres humanos.

Não tente corrigir problemas emocionais com garfo e faca


Por favor, tome um momento para pensar sobre as razões mais profundas que você tem para superar a acne. Isso é mais para as pessoas com acne leve ou ocasional. Eu entendo que a acne moderada ou grave pode ter um impacto muito real sobre a sua vida, mas é difícil de acreditar que a acne leve iria retê-lo na vida. E eu quero dizer acne em si - não o que você pensa sobre isso. Afinal, muitos modelos de sucesso e estrelas de cinema têm acne.

Para a maioria das pessoas, a razão para superar a acne se resume a dor emocional. Talvez você acredite que a acne, de alguma forma, faz com que você seja feio ou indigno, e se você apenas pudesse acabar com acne você poderia se sentir bem com você mesmo.

Enquanto eu não tenho dúvida da dor emocional que você sente, eu acredito que tenha menos a ver com acne e mais com o que você acredita sobre si mesmo. Acne, como todas as outras imperfeições, é algo que podemos apontar o dedo a e colocar a culpa. É mais fácil dizer que eu sou feio porque eu tenho acne, do que admitir que eu me sinto feio e apenas não gosto de mim mesmo. No primeiro caso, você tem algo externo a culpar, enquanto no segundo, Deus me livre, o obriga a olhar para dentro.

Mas se você culpar a acne pela dor emocional, então como você acha que vai resolver? Fazendo o seu melhor para se livrar da acne.

Deixe-me apenas dizer desde já que esta é uma ideia muito ruim. Já perdi a conta dos e-mails em que a angústia e dor emocional parecem sangrar para fora da tela. Mais frequentemente do que não, estas pessoas já seguem dietas muito restritivas, mas eles acreditam que têm de fazer mais, cortar mais alimentos ruins. Porque eles acreditam que há algo dentro deles que precisa ser corrigido e purificado. Em um sentido muito real, essas pessoas foram amaldiçoadas.

Afora isso, eu acredito que elas também estão à procura de respostas no lugar errado. Elas estão tentando corrigir problemas emocionais com garfo e faca. E isso nunca funciona.

Uma opção muito melhor é olhar para dentro e tentar descobrir por que você dá tanta importância à acne leve. O que você acredita sobre si mesmo que causa tanta dor?

A solução desse enigma ajuda você a se sentir melhor sobre si mesmo e é bom para sua pele. O estresse é um fator conhecido na acne e constantemente estressa mais a sua pele do que provavelmente perpetua.

Eu não sou um psicólogo, mas posso indicar livros e métodos que me ajudaram. A melhor delas é uma técnica extremamente simples e eficaz conhecida como terapia racional emotiva comportamental (TREC). A TREC é uma terapia cognitivo-comportamental desenvolvido pelo Dr. Albert Ellis.

Este post já está ficando muito longo, então ao invés de explicar a TREC em detalhes e como usá-la, eu só vou indicar os livros que me ajudaram muito:
Ambos cobrem o mesmo terreno e ensinam a usar TREC em você mesmo. O segundo é mais sobre auto-estima e aceitação, enquanto o outro cobre uma ampla gama de emoções negativas.

Eu gosto da TREC porque, apesar de ser extremamente simples de usar, como uma técnica de auto-ajuda, é também muito eficaz e cientificamente validado. Esta não é uma dessas abordagens de auto-ajuda que faz você se sentir positivo para alguns dias, mas que não provoca qualquer mudança real.

Conclusão: ter acne é humano


Espero que agora tenhamos estabelecido que a acne é uma parte natural da vida humana. Os primeiros registros dela datam de vários milhares de anos e provavelmente tem estado conosco desde que nós somos seres humanos. É certamente muito mais antiga que muitos dos pecados modernos culpados por isso.

Dieta e estilo de vida afetam a acne, e com as mudanças racionais e cientificamente guiadas normalmente é possível reduzir drasticamente a acne moderada/grave. Mas nenhuma quantidade de alimentação e vida saudáveis os livram da tendência genética para a acne.

Livrar-se de acne leve/ocasional pode ou não ser possível, mas eu sinto que é muito mais fácil apenas aprender a viver com ela. Uma pessoa preocupada com espinha ocasional provavelmente precisa trabalhar mais na auto-estima e problemas emocionais do que na acne. Porque mesmo quando a acne acaba, esses problemas vão encontrar outras causas; talvez menos peso do que o peso ideal ou um nariz imperfeito.

Você nunca vai ser feliz e contente até que você aprenda a aceitar a si mesmo, espinhas e tudo. Em outras palavras, como um ser humano.

Epílogo - história de uma leitora


Um leitor e comentarista frequente, Adel, pediu-me para escrever um post sobre "por que é ok ter acne". O que você acabou de ler é o resultado. Ele lutou e venceu muitas das questões que eu falei neste post. Então eu pedi-lhe para escrever a sua história para dar a este post algum toque pessoal. Aqui está o que ele tinha a dizer.

Minha história


Oi! Meu nome é, Adel. Mas a maioria das pessoas me chamam de Alex.

E eu tenho 18, quase 19 anos agora. Moro em Copenhague, na Dinamarca. Que está localizado perto da Finlândia, de onde o Seppo é.

Vou tentar não fazer deste um longo post, então eu vou direto ao ponto.

Acho que a primeira vez que eu tive acne foi quando eu tinha uns 11 anos, eu me lembro claramente Eu tive essa grande espinha do lado do meu nariz, e quando finalmente desapareceu, eu acho que levou cerca de 2 anos inteiros antes de começar a ter acne regularmente.

Não foi nada especial, na realidade, eu tinha aquela espinha ocasional, mas minha pele estava... Mais ou menos clara, vamos dizer assim? Enfim. Avançando para o final dos meus 16 anos e de 17-18 e é aí que as coisas começam a ficar interessantes.

Eu estava prestes a começar a faculdade e eu decidi que eu queria ter a pele limpa, então eu fui no site da acne.org e comprei o regime. Enquanto eu estava lendo todos os comentários positivos, eu tinha certeza de que este era o regime que iria fazer as coisas funcionarem para mim!

Mas nem tanto...


Lembro-me de quando eu obtive os produtos, quando eu comecei a usá-los, nada aconteceu de verdade. De fato, nas primeiras 2 semanas nada aconteceu. Depois de um tempo, a minha pele começou a secar e todas as espinhas que eu tinha também. Tudo estava legal, mas minha pele estava muito seca.

Não ajudou muito já que aumentou a sensibilidade de minha pele para o sol; ficar no parque no Jardim do Rei é uma tradição na Dinamarca durante a primeira semana de faculdade e bebendo cerveja (é claro), ao mesmo tempo. Eu nunca precisei usar protetor solar porque minha pele é ligeiramente bronzeada, então eu já tinha alguma proteção contra o sol. É mais a minha mãe que se queima com bastante facilidade, mas eu fico bronzeado muito fácil em comparação com ela.

Então, sim, eu me queimava, e minha pele estava bastante delicada contra os raios UV (que todo mundo que já passeou pelo site do Seppo sabe que é muito ruim para a pele com acne... Ou pele em geral).

Minha pele ficou mais seca também. Na verdade, um cara da minha classe me perguntou o que estava acontecendo com a minha pele, tipo... por que está tão seca? Eu não estou brincando, eu estava escamando, mas não era esse tipo normal de escamação, a minha pele realmente estava como peeling. Quer dizer, eles não eram pequenas escamações, mas como descascando uma laranja... Esse tipo de peeling.

Minha pele estava coçando loucamente, eu acho que eu até abusei do hidratante por causa de tanta coceira na minha pele.

Bem... Minha pele estava limpa, entretanto... Até que ficou seca, então eu tive descamação. : S

Até que isso aconteceu.


Para ser completamente honesto, a minha memória a partir deste ponto é bastante nebulosa. Não me lembro de cada detalhe muito bem, mas eu me lembro quando acordei e fui no espelho do banheiro e notei que eu tinha acne - e um monte delas - na minha linha da mandíbula. Tipo... eu não me lembro exatamente, mas acho que a contagem total de espinha era cerca de 10 mais ou menos. Elas estavam inflamadas também.

Depois disso, meio que fui por água abaixo, minha pele estava ficando toda com espinhas inflamadas e mesmo que tenha levado apenas cerca de 1 mês para elas sumirem, eu fiquei com algumas marcas graves. Ah eu acho que a inflamação fez alguma coisa para a barreira da minha pele, porque eu continuei estourando espinha durante o curso de alguns meses depois disso, e eu não sei se é porque eu nunca percebi isso antes, mas eu não acho que eu não tinha muito antes que tudo isso aconteceu? Ah bem…

Eu estava desesperado


Eu estava desesperado, então eu pesquisei como limpar a acne e eu achei o site de Tracy, thelovevitamin. Eu baixei seu E-book e comecei a ler o que causou acne etc... eu percebi que fiz tanta coisa errada com o meu corpo e comecei a culpar-me muito, desnecessariamente, por causa das coisas que eu comia quando eu estava crescendo... embora agora eu saiba melhor que não é sua culpa que você tem acne, mas eu acho que o Seppo vai falar isso no post também.

Depois que o tempo passou, comecei a fazer a dieta do homem das cavernas (bem bruto), eu nunca comia alimentos processados e quando eu comia, eu pirava o tempo todo e praticamente me isolei dos demais da minha classe. No fim, eu fui de socialmente extrovertido para um introvertido.

Avançando até ao Verão


Eu tentei a dieta Candida durante as 2 primeiras semanas de verão, depois de um tempo. Eu ainda estourava espinha, mas ainda sentia-me miserável. Eu também perdi 8 kg que é... Muita coisa para alguém que é alto e magro...

Eu fui em uma viagem à Europa com meu pai depois e eu ainda estava fazendo a dieta do homem das cavernas e eu estava viajando para países como a Itália e a Suíça, que são... BASTANTE ensolarados durante o período de verão. Então, sim, olhando para trás agora a minha pele estava bem desprotegida contra o estresse oxidativo e inflamação. Eu também estava lendo o livro do Seppo, De cara limpa, no momento. Foi bastante incômodo de ler porque eu estava meio que ficando sobrecarregado por toda a informação que eu tinha para processar e aprender sobre, mas ao mesmo tempo eu não queria fazer uma pausa, então eu continuei lendo.

Então notei que minha pele estava se comportando bem... 'normal' já que não estourava tanta espinha quanto eu pensei que iria, embora eu estivesse comendo alguns alimentos industrializados durante a viagem.

Quando cheguei em casa e comecei a comer "saudável" de novo, eu estourei espinha, embora eu estivesse feliz por estar de volta em casa. Concluí a partir desses dados que eu estava muito estressado e não é nenhuma maravilha realmente; faculdade, tentando descobrir por que sua pele não se comporta e pensar o que fazer depois da faculdade + cargas de atribuições, deveres e apresentações, é igual a estresse em um ponto e eu acho que tem algo a ver com as minhas espinhas.

Onde estou agora


Avançando alguns meses, eu comecei a tomar suplementos antioxidantes e a usar cremes antioxidantes de cuidados da pele. E eu estava irritado ao descobrir que a minha pele começou a ficar melhor e melhor depois de aplicar alguns cremes, especialmente depois de passar 6-8 meses vivendo um estilo de vida "alternativa" que eu não gosto de fazer.

Especialmente porque que eu acho que eu poderia ter ajudado a minha pele muito mais cedo depois da agressão inflamatória que ela teve no verão antes de minha viagem a Europa.

Mas…


Eu ainda tenho acne. É verdade que não é tão ruim assim, mas eu ainda tenho acne, que foi me irritando e eu me lembro eu mandei um e-mail pro Seppo perguntando o que eu estava fazendo de errado. Até mesmo enviei um e-mail pra Tracy um tempo atrás perguntando-lhe se era 'normal' ter acne de vez em quando. E ela disse que era totalmente ok e normal. É especialmente normal que as mulheres têm acne durante seu período do mês.

Seppo disse-me para trabalhar em minhas emoções, então que eu comprei 2 livros [nota: são os 2 livros que eu mencionei acima] que foram projetados para ajudar alguém com seus problemas psicológicos e como eu estava lendo o livro, eu tentei aplicar as técnicas, embora eu definitivamente tivesse que lavar e repetir, mas funcionou, no fim.

E então aconteceu


Em algum momento durante o inverno, provavelmente uma semana ou duas antes da pausa para férias, uma menina da minha classe estava ausente. Ela tinha terminado com seu namorado e obviamente não estava com vontade de assistir a algumas aulas. Quando ela chegou na escola, eu notei (mas eu não foquei nosso, no fim) que ela tinha algumas acnes em sua bochecha direita.

E isso me fez pensar que... Se uma pessoa que não é sujeita a acne pode ter acne, então... é verdadeiramente realista para as pessoas propensas à acne a esperança de que eles NUNCA terão uma espinha? Não é realmente tão realista quando você pensa assim.

Mas aqui está a coisa, tem esse garoto da minha classe (que não vou mencionar por motivos pessoais, mas eu vou falar um pouco sobre ele). Ele tem acne, eu deveria dizer. Mas ... Mesmo assim, eu tenho uma queda por ele. Na verdade, eu acho ele incrivelmente sexy. Ele é confiante, é um atleta e também é bem quisto por seus colegas. E eu não classificaria sua acne como leve ou grave. É mais ou menos no meio. Tipo o rosto é ligeiramente inflamado com pequenas marcas vermelhas etc etc... E a minha acne é definitivamente mais suave e mais leve do que a dele... Mas para ser honesto, eu não me importo se ele tem acne pela pessoa que ele é. (Personalidade-sábia)

E a partir daí eu percebi que não há razão para lutar sem razão, quando não há necessidade. Quando eu saí de férias, minha pele começou a limpar e eu fiz a conexão de que o estresse tem um papel muito maior na minha pele. Quando eu comecei na escola novamente, minha pele começou a estourar, mas eu consegui manejar para ficar limpa de novo ... Sim, estresse e minha pele não andam muito de mãos dadas.

Onde eu estou agora e minha conclusão


Sim, desculpe... este post provavelmente ficou muito longo e eu quero pedir desculpas por isso, mas Seppo queria ouvir a história.

Agora onde eu estou, minha pele está indo muito bem. Estou testando uma loção para acne da Clearogen para reduzir a redução de sebo da minha pele e ele está funcionando mais ou menos, minha pele não é tão oleosa mais, mas eu estou estourando um pouco de espinha porque minha pele está ficando seca e o Seppo já fez uma post sobre isso. E porque eu estou meio que coçando muito a minha pele, mas está bom, eu pedi um hidratante da mesma empresa que eu uso normalmente para me enviar um hidratante com mais umidade.

Minha conclusão é que sim, pele clara parece mais bonita, sem manchas e tal. Eu não vou mentir, é. É raro ver modelos com manchas [nota: porque eles estão todos escondidos debaixo de maquiagem].

Mas, ao mesmo tempo, as pessoas podem ser bonitas com acne também. Talvez não com a pele de modelo, mas... então elas realmente têm que ter outra qualidade que compensa a perda que a pele faz.

Em outra nota, a minha pele, embora eu sofresse de um grande número de espinhas, nunca tive nada de importante como acne cística. Então, é claro, para alguém que tem acne leve a quase inexistente é muito fácil de dizer que é normal para alguém a viver com acne. Mas para alguém que tem seu rosto totalmente coberto com acne cística e tal ... Sim, há uma diferença e em eu consigo entender porque você quer se livrar da acne ou pelo menos reduzi-la.

Pode não ser possível se livrar da acne para sempre, mas eu acredito que você possa reduzir a gravidade de sua pele com antioxidantes e cremes e um estilo de vida saudável.

Além disso, se a vermelhidão e a acne é realmente te irritam e você se sentir como se você não estivesse indo a lugar algum. Você pode sempre optar por maquiagem, Seppo fez um post sobre isso, se você quiser saber mais sobre ele. E mesmo que você posa pensar que não é justo que você tenha que usar maquiagem enquanto outros não têm que, bem... A vida não é justa e para o lado positivo. Um monte de celebridades usam maquiagem. Mesmo os atores masculinos! Você pode optar por um montante mínimo de maquiagem para encobrir as manchas. Você não tem usar um monte. :)

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores