Caçador de Mitos - Vinagre de Maçã para Acne



Nos cantos escuros da internet, o vinagre de maçã é apresentado como um remédio antigo que tem resistido ao teste do tempo, néctar dourado que é mais próximo de cura-tudo que se pode chegar. Claro que também pode curar acne, como documentado por relatórios de usuários maravilhados.

Mas é o vinagre de maçã uma panaceia como dizem? Você sabe o que dizem sobre coisas que parecem boas demais para ser verdade...

Neste post eu tento viver de acordo com a minha reputação como o Caçador de Mitos do mundo da acne e ter um olhar crítico sobre o vinagre de maçã. Vamos examinar quais, se é que tem algum, benefícios de saúde que você pode esperar ao bebê-lo e nós vamos olhar para a possibilidade de usá-lo topicamente.

A mãe de todos os cura-tudo?

Aparentemente, não há fim para os benefícios de saúde do vinagre de maçã. É dito ser eficaz em qualquer coisa desde cura do câncer a resolver problemas digestivos. Mas eu nunca fui capaz de encontrar qualquer discussão coerente sobre como ou porque o vinagre de maçã poderia realizar tudo isso. É como se todos os sites apenas repetissem o que leem a partir de outros sites e isso se torna a "sabedoria estabelecida". "Sabe-se", pra vocês, fãs de Game of Thrones.

Do que eu pude encontrar, aqui estão algumas razões para os benefícios de saúde reivindicados do vinagre de maçã:
  • Desintoxicação da Aids e se livrar de "toxinas" do seu corpo
  • Anti-bacteriano e anti-viral
  • Reduz os níveis de açúcar no sangue e de insulina
  • Ajuda a digestão
  • Potência nutricional
  • Alcalinizar seu corpo e se livrar do excesso de ácidos
Vamos olhar para estas reivindicações com um olhar crítico e ver se há alguma coisa para elas.

Reduz o açúcar no sangue e os níveis de insulina

A insulina é a pedra angular da acne hormonal. Ela pode aumentar os níveis de outros hormônios ligados a acne e tornar a pele mais sensível a eles. É por isso que eu escrevi sobre a importância de reduzir a insulina tantas vezes.

Esta é uma das reivindicações mais plausíveis feitas para o vinagre de maçã. Alguns pequenos estudos têm mostrado que o vinagre de fato reduz os níveis de açúcar pós-refeição no sangue e insulina. Um estudo recentemente publicado em mulheres com SOP (Síndrome do Ovário Policístico) mostrou que a ingestão diária de vinagre reduziu a resistência à insulina e melhorou o perfil hormonal. Neste estudo, as mulheres tomaram uma colher de sopa de vinagre de maçã todos os dias durante 90 dias. O efeito sobre a resistência à insulina foi muito pequeno e não atingiu significância estatística. Outro estudo em pacientes diabéticos mostrou diminuição de 30% na resistência à insulina.

Ah, caso não esteja claro, diminuição da resistência à insulina significa que as células respondem melhor à insulina e isso reduz o nível global de insulina.

O problema com todos estes estudos é que eles são muito pequenos, apenas 8 a 12 participantes por estudo. No que diz respeito evidência científica, isso é muito fraco e não é possível tirar conclusões fortes com base em tais estudos pequenos.

Além disso, estes efeitos de diminuição de açúcar no sangue e insulina não são de forma limitada para o vinagre de maçã. Ela se aplica a todos os tipos de vinagre. Parece que o ácido acético (o ácido encontrado no vinagre) pode retardar o esvaziamento do estômago e interferir em enzimas que digerem carboidratos. Como resultado, os carboidratos ingeridos com vinagre entram na corrente sanguínea mais lentamente e isto reduz o açúcar no sangue e diminui os picos de insulina.

Conclusão: O vinagre pode ter efeito ligeiramente positivo em açúcar no sangue e nos níveis de insulina, mas o efeito é relativamente pequeno e se aplica a todas as formas de vinagre.

Anti-bacterianao e anti-viral

Sim, o vinagre é um ácido e pode matar bactérias e vírus. Mas só porque ele pode matar as bactérias e vírus em um tubo de ensaio não significa que beber seria útil na prevenção ou cura de infecções.

Aplicado topicamente pode tratar algumas infecções, mas parece mais uma cura milagrosa:

Embora as investigações demonstrarem a eficácia do vinagre diluído (solução de ácido acético a 2%, a pH 2) para o tratamento de infecções do ouvido (otite externa, otite média e miringite granular), [17,18], o baixo pH destas soluções podem irritar a inflamação da pele e causar danos cocleares às células ciliadas externas. 
Nos meios populares, o vinagre é comumente recomendado para o tratamento de fungos nas unhas, piolhos e verrugas, mas o apoio científico para essas estratégias de tratamento está faltando. Takano-Lee e colegas [24] demonstraram que de 7 remédios testados, o vinagre foi o menos eficaz para eliminar os piolhos ou inibir a eclosão dos ovos. Artigos dispersos sugerem que a aplicação tópica sucessiva de soluções altamente concentradas de ácido acético (até 99%) atenua verrugas, [25,26], presumivelmente devido à destruição mecânica do tecido da verruga. 
Vinegar: Medicial Uses and Antiglycemic Effect - Medscape (Vinagre: Usos Medicinais e Efeitos Antiglicêmicos)
Então, sim, devido ao fato de que o vinagre é um ácido, ele pode melhorar algumas infecções tópicas, mas também pode causar irritação da pele e até mesmo danos graves se não for usado corretamente (veja a seção sobre queimaduras químicas abaixo).

Potência nutricional

O vinagre de maçã reivindicada ser uma rica fonte de várias vitaminas e minerais, principalmente potássio. No entanto, a análise nutricional mostra que contém quase nenhuma nutrição. É reivindicado ser uma boa fonte de potássio, mas uma colher de sopa de vinagre de maçã dá-lhe apenas 11 mg, um reles 0,2% da ingestão diária recomendada.

Talvez o vinagre de maçã tenha outras enzimas ou nutrientes, mas a análise nutricional padrão mostra que é uma fonte pobre de praticamente qualquer coisa.


1 colher de chá de vinagre de maçã tem apenas 11mg de potássio... e mais nada!


Auxilia a digestão

Muitas fontes afirmam que o vinagre de maçã é um excelente tônico digestivo. Eu não sei direito de onde esta alegação surgiu, já que não pude encontrar quaisquer dados científicos de apoio. O vinagre é um ácido, por isso não é completamente implausível que tomar antes de uma refeição poderia ser útil em pessoas com baixa acidez estomacal. Dito isto, em comparação com os ácidos no estômago, o vinagre é um ácido bastante fraco. Então eu não tenho certeza de quanto ele iria ajudar.

O vinagre é um produto de fermentação, bem como o iogurte. É alegado que a "mãe" que você vê nos vinagres não filtrados contém probiótico. O Vinager Institute (Instituto do Vinagre) diz que "mãe do vinagre" é a celulose produzida pela Acetobacteria. Ele também contém acetobactéria, mas estas são bactérias diferentes do que o que reside em seu intestino e é improvável que tenham qualquer efeito probiótico.

Algumas pessoas afirmam que vinagre de maçã é um prebiótico, ou seja, ele auxilia o crescimento de bactérias saudáveis. Isto é provavelmente verdade, mas assim são as maçãs das quais o vinagre é feito. Comer uma maçã lhe dá muito mais prebióticos do que o que você vai ter a partir do vinagre de maçã.

Sem dados confiáveis ​​é impossível dizer se o vinagre de maçã tem qualquer efeito sobre a digestão.

Reivindicações completamente absurdas

Os proponentes também fazem alegações que são completamente ficcionais.

Vinagre de maçã ajuda na desintoxicação

Aqui está uma simples regra de ouro para você. Toda vez que você vir reivindicações como "desintoxica seu corpo", você pode parar de ler porque o que se segue é pura ficção.

Os proponentes da medicina alternativa gostam de fazer com que todos se sintam culpados dizendo que poluímos nossos corpos com estilos de vida insalubres. A solução é seguir seus protocolos de desintoxicação e obter os seus kits de desintoxicação.

Embora seja verdade que muitas pessoas comam porcarias horríveis e que alimentos processados contêm substâncias que são prejudiciais à sua saúde, além de dieta saudável e estilo de vida, não há nenhuma necessidade de terapias de desintoxicação adicionais. Seu corpo também não precisa de nenhum auxílio de desintoxicação. O site Science-Based Life (tradução livre: Vida  Baseada em Ciência) tem um ótimo artigo olhando para o grande mito "Detox".

Alcaliniza seu corpo e remover o excesso de ácidos.

Algumas pessoas afirmam que uma dieta pouco saudável e estilo de vida provoca acidose - acúmulo de ácidos no corpo. Estes ácidos reduzem o pH do sangue e incentivam o crescimento bacteriano. Eles também afirmam que o vinagre de maçã reduz o acúmulo de ácido no corpo e o deixa mais alcalino. Como ele faz isso nunca é explicado.

A doença da teoria ácido-alcalino toda é simplesmente errada. Tão errada que o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer diz que é "contra tudo o que sabemos sobre a química sobre o corpo humano".

Enquanto os defensores desse mito argumentam que evitar certos alimentos e comer outros pode mudar o nível do pH do corpo, estas alegações estão em forte contraste a tudo o que sabemos sobre a química do corpo humano. O equilíbrio ácido-básico é estreitamente regulado por vários mecanismos, entre eles nos rins e funções respiratórias. Mesmo pequenas alterações ao pH do seu corpo são eventos que ameaçam a vida. 
Câncer e equilíbrio ácido-básico: Acabando com o mito
Resumo do uso interno

A conclusão é que não há nenhuma boa evidência para mostrar que tomar vinagre de maçã tem quaisquer benefícios para a saúde real. Todos os vinagres podem ser um pouco úteis na manutenção dos níveis de açúcar no sangue e insulina, mas a evidência ainda é fraca. Também gostaria de sugerir o uso de vinagre balsâmico em vez disso. O vinagre de maçã não é particularmente apetitoso, enquanto vinagre balsâmico combinado com azeite de oliva faz um bom molho de salada.

Vinagre de Maçã como Tônico

Algumas pessoas gostam de usar o vinagre de maçã como tônico em vez de beber. Eles afirmam que enxugando o rosto com vinagre de maçã diluído é quase garantia de se livrar da acne.

Ao contrário de tomar, eu posso ver a razão para o uso do vinagre de maçã topicamente. Como um ácido, tem efeitos queratolíticos. Ele rompe as ligações entre as células mortas da pele e mantém a pele poros abertos. Embora nunca tenha sido testado em seres humanos, é possível que aplicação tópica de vinagre de maçã posa controlar bactérias causadoras de acne na pele.

Dito isso, ele ainda não seria o meu tratamento de escolha - longe disso. Eu, pessoalmente, odeio o cheiro e não iria colocá-lo no meu rosto só por isso. Outras pessoas podem ser mais tolerantes.

Outra razão é que é um ácido bastante forte e, se você não for cuidadoso, é fácil causar danos à pele.

Riscos

Como eu mencionei várias vezes, o vinagre de maçã é um ácido bastante forte e usá-lo não está livre de riscos.

Queimadura química da aplicação tópica de vinagre de maçã

Curiosamente, quando eu procurei na literatura médica sobre o vinagre de maçã, a primeira coisa que eu encontrei foram relatos de casos de pessoas tendo queimaduras químicas após a aplicação tópica de vinagre de maçã. Aqui estão alguns:

  • Um bebê de 25 dias de idade desenvolveu lesões por queimadura quando sua avó aplicou vinagre de maçã em seu peito, para reduzir a febre.
  • Um menino de 8 anos de idade desenvolveu queimaduras na perna depois que sua mãe aplicou bolas de algodão embebido em vinagre de maçã como um esforço para tratar uma infecção viral.
  • Uma mulher de 59 anos de idade que torceu o tornozelo durante uma caminhada. Ela tratou com um cataplasma caseiro de 50:50 farinha e vinagre de arroz (contém o mesmo ácido que o de maçã) e depois aplicou um curativo sobre a área. Seus pés sofreram queimaduras graves (ver o quadro abaixo).

Aqui está uma foto do ferimento de queimadura na perna do menino de 8 anos.



E  aqui está o dano terrível que a mulher de 59 anos de idade fez em si mesma.



Agora, eu tenho que dizer que em todos estes casos, o ácido estava em contato com a pele por um bom tempo, entre 2 e 8 horas. É altamente improvável que um curto contato de 5 a 20 segundos provoque qualquer dano.

Por favor, não faça o que alguns artigos e vídeos sugerem - deixar o vinagre em sua pele durante a noite.

Lesão por suplementos de vinagre de maçã

Outro relato de caso fala de lesão de esôfago (o tubo que liga a boca ao estômago) após a ingestão de cápsulas de vinagre de maçã. Os médicos, em seguida, testaram várias cápsulas de vinagre de maçã e descobriram que os valores de pH variaram de 2,9-5,7. Na verdade, a maioria dos comprimidos tinha apenas pouco de vinagre de maçã e foram na maior parte apenas ácido cítrico.

Esta é uma razão pela qual eu não sou um grande fã de suplementos. Devido a regulamentações fracas que você como um consumidor tem nenhuma maneira de saber o que está nas pílulas.

A erosão dentária

Uma garota marroquina de 15 anos de idade sofreu uma grave erosão dental porque ela bebia um copo de vinagre de maçã misturado com água todos os dias. Ela tinha ouvido falar que é bom para perda de peso.

Conclusão

O vinagre de maçã é comida - não remédio. Não há nenhuma boa evidência para suportar as alegações de saúde milagrosas de perto. Todos os vinagres podem ser um pouco úteis na manutenção de açúcar no sangue e os níveis de insulina, mas este efeito não é específico para o vinagre de maçã. O vinagre de maçã pode melhorar a digestão, mas não há nenhuma evidência para afirmar isso de qualquer maneira.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores