5 Razões Pelas Quais Você Não Deveria Tomar Antibióticos Contra Acne

Por anos os dermatologistas têm mandado a maioria dos pacientes de acne para fora do consultório com uma prescrição de antibióticos. Embora não haja dúvida de que os antibióticos podem reduzir acne, existem algumas razões para evitar antibióticos orais em favor de outros tratamentos.


1. Os antibióticos não tratam a causa subjacente

É fácil fazer das bactérias o "vilão", mas a própria bactéria não causa acne. Então, quando você toma antibióticos para acne, na verdade você está tratando parte do sintoma, ao invés da raiz do problema.

Originalmente, os cientistas pensavam que a acne era devido à infecção bacteriana de poros e folículos pilosos. Um estudo, no entanto, descobriu que a P. acnes não está de fato presente quando as lesões de acne começam a se formar. Embora essa bactéria possa contribuir para a inflamação na acne, a causa raiz pode estar em outro lugar.

Como mencionado em outro artigo deste blog, uma variedade de fatores, tais como estresse, dieta, meio ambiente e genética, muitas vezes trabalham em conjunto. Alguns ou todos estes podem levar a poros obstruídos, espinhas, inflamação e acne. Sem entrar em muitos detalhes técnicos, a causa raiz pode ser atribuída ao dano a um dos ácidos graxos da pele. Danos a este ácido graxo resultam no excesso de produção de uma proteína que "cola" as células mortas da pele, o que, por sua vez, cria poros bloqueados.

E poros bloqueados, é claro, são onde começam espinhas. Os antibióticos vão mesmo tratar o problema? Talvez não.

2. Antibióticos simplesmente não funcionam tão bem para Acne

Se a causa raiz não é bactérias, isso pode ser uma das razões pelas quais os antibióticos têm taxa de fracasso tão espetacularmente alta quando se trata de tratamento da acne.

Na verdade, um estudo dermatológico realizada no Reino Unido revelou que 82% dos pacientes envolvidos falharam em vários ciclos de tratamentos com antibióticos. Quase 1/3 dos pacientes que usaram a isotretinoína (Roacutan) recaíram após o tratamento. Talvez devido à sua baixa taxa de sucesso, os médicos prescrevem frequentemente vários antibióticos, um após o outro.

Na verdade, ao longo das últimas 4 décadas, a P. acnes tem se tornado cada vez mais resistentes a tratamentos com antibióticos convencionais. Um artigo publicado pela The Medical Journal of Australia alegou que a resistência da acne aos antibióticos aumentou de 20%, em 1978, para 62%, em 1996.

E uma vez que os antibióticos tradicionais para acne simplesmente não funcionam tão bem quanto costumavam funcionar, diferentes tipos de antibióticos estão sendo utilizados para tratar a acne.

O resultado?

3. Eles Deixam as Bactérias Mais Fortes

Em outras palavras, quanto mais os antibióticos são usados para tratar infecções bacterianas e doenças, mais elas evoluem e se tornam resistentes aos fármacos. O termo genérico para isto é "resistência a antibióticos" e não está limitado à P. acnes.

"A resistência aos antibióticos tem sido um dos problemas de saúde pública mais urgentes do mundo", de acordo com o CDC.

O tratamento de infecções resistentes aos medicamentos pode se tornar difícil ou mesmo impossível, o que é particularmente problemático para infecções potencialmente fatais. O MRSA, por exemplo, é uma infecção comum em ambientes hospitalares. Esta infecção pode causar doenças mortais, tais como pneumonia, meningite e outras. O excesso de prescrição de antibióticos para acne pode ajudar essas bactérias letais a desenvolverem resistência a antibióticos.

Combinado com o fato de que o desenvolvimento de medicamentos antibacterianos sistêmicos está em declínio, a resistência aos antibióticos só vai piorar com o tempo. Quanto menos que essas drogas são utilizadas, mais eficazes serão.

4. Eles podem causar sérios efeitos colaterais ou mesmo danos de longo prazo

Os antibióticos podem ter efeitos secundários graves, incluindo alguns que podem nunca ir embora.

Muitos tipos de bactérias vivem no interior dos intestinos, mas o uso de antibióticos pode prejudicar alguns tipos de bactérias e ao mesmo tempo permitir que outros proliferem. Nos piores caso, bactérias perigosas podem crescer em grande número e causar problemas de saúde no cólon, tais como peritonite aguda, megacólon tóxico e perfuração do cólon. Mesmo uma sequência de uma semana de clindamicina - um tipo de antibiótico - pode criar resistência aos antibióticos que tem duração de até 2 anos.

Agora considere o fato de que os períodos de tratamento dos antibióticos mais prescritos para pacientes com acne são de longo prazo. Muitos tratamentos duram 6 meses ou mais.

Tendo em conta estes efeitos colaterais, alguns dos quais podem ser permanentes, realmente vale o risco?

5. Existem tratamentos melhores do que os antibióticos

Se não houvesse tratamentos melhores disponíveis, então os antibióticos para acne poderiam valer a pena se considerados como primeira linha de tratamento. Mas muito poucas outras opções têm mostrado promessa e até mesmo sido reconhecidas pelos pesquisadores.

Quem sofre de acne, por exemplo, tem mostrado ter baixa de zinco. Um estudo realizado por cientistas turcos mostrou uma clara correlação entre a gravidade da acne e os baixos níveis sanguíneos de zinco. Mais pesquisas mostraram que, quando comparados lado a lado, o zinco veio logo atrás do antibiótico minociclina em termos de eficácia. Mas dado o fato de que o zinco é um remédio de balcão, esta opção é certamente mais barata e mais conveniente.

Mas zinco é apenas uma opção. Tomar medidas para fazer pequenas alterações na sua dieta muitas vezes ajuda. Estudos mostram que as pessoas com acne moderada, o mesmo grupo de pessoas que normalmente obtêm uma prescrição de antibióticos, podem se beneficiar de suplementos antioxidantes. Além disso, o peróxido de benzoíla e antioxidantes tópicos são alternativas viáveis ​​para a maioria das pessoas.

Independentemente da gravidade de sua acne, existem outras alternativas baseadas em dados científicos que podem ajudar. E dado o fato de que as drogas antibacterianas podem aumentar a resistência aos antibióticos, causar problemas de saúde e nem sequer funcionar na maioria das vezes, há uma abundância de razões para considerar outros tratamentos além de antibióticos.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores