Não sabe como superar a acne ? Deixe-me ajudar!


Se há algo que aprendi nesses anos ajudando pacientes de acne, é o quão confusos muitos deles estão. Confusos sobre o que causa a acne e como superá-la. Parcialmente por causa de todos os conselhos ruins que se encontra online, mas principalmente porque ninguém explicou direito a acne a eles. Vamos corrigir isso agora.

Depois de ler mais de 1000 estudos, aprendi que acne não é assim tão complicada. Que cada simples caso de acne segue o mesmo modelo, ou acontece da mesma forma. Compreender isso é crítico para superar a acne. Um mecânico não poderia consertar seu carro a menos que compreenda como carros funcionam. Armado com esse conhecimento, ele pode descobrir o que há de errado com seu carro e como repará-lo. É o mesmo aqui.

Eu posso prometer que depois de 10 minutos (o tempo que vai levar para você ler esses 2 artigos) você vai compreender a acne como nunca compreendeu antes e vai compreender como chutá-la da sua vida para sempre.

Sobre a terminologia: eu uso os termos inflamação e oxidação intercambiavelmente. Tecnicamente eles significam coisas diferentes, mas nesse contexto podemos usá-los para nos referir à mesma coisa. Então dano oxidativo é o mesmo que dano inflamatório. Inflamação, é claro, é a maneira como seu corpo responde a agressões. Inflamação é o que faz o seu dedo ficar vermelho depois que você o acerta com o martelo e é a inflamação que torna as espinhas grandes tão doloridas.

Oxidação do sebo, o gatilho que dispara a acne

A ciência da última década mostrou bastante conclusivamente que cada espinha inicia-se com dano inflamatório ao sebo ou oxidação do sebo. Tudo mais que você já ouviu que causa acne; coisas tais como dieta, estresse, hormônios e o que quer que seja, apenas cria condições para que a oxidação do sebo aconteça.

O diagrama abaixo ajuda a explicar a acne.




O sebo é feito de muitos ácidos graxos, um dos quais é chamado esqualeno. O esqualeno é muito importante para a saúde da pele e esse é o motivo dele ser parte de muitas fórmulas de cuidados com a pele. Entretanto, ele vem com um lado ruim....

Quando o esqualeno sofre dano oxidativo, transforma-se em peróxido de esqualeno. Essa substância é MUITO comedogênica. Estudos com animais já mostraram que aplicar peróxido de esqualeno em orelhas de coelhos causa acne na área. E a severidade da acne foi ligada ao grau de dano oxidativo que o esqualeno sofreu. Em outras palavras, se o esqualeno sofreu apenas danos pequenos, ele causou um pouquinho de acne; mas o esqualeno que foi muito danificado causou acne cística severa.

Eis o que uma revisão de 2010 disse:

A comedogenicidade do peróxido de esqualeno foi demonstrada em experimentos animais nos quais os comedões foram induzidos expondo-se orelhas de coelhos a esqualeno irradiado. Descobriu-se que o grau de peroxidação do esqualeno correlaciona-se positivamente com o tamanho dos comedões gerados. Além disso, o tratamento da pele da orelha com subprodutos da peroxidação do esqualeno causou hiperplasia pronunciada e hiperqueratose do epitélio do infundíbulo folicular, e aumentou a proliferação das glândulas sebáceas.
Mediadores lipídicos na acne. Monica Ottaviani, Emanuela Camera, Mauro Picardo. Mediators Inflamm. 2010; 2010: 858176. 
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2943135/

Vitamina E ao resgate


Pelo fato de o esqualeno danificado ser tão nocivo, sua pele faz de tudo para proteger o esqualeno. Ela faz isso com vitamina E. A vitamina E é um poderoso antioxidante que pode proteger o esqualeno do dano oxidativo. Ela também é solúvel em gordura, o que a torna um dos principais antioxidantes do sebo.

Estudos já mostraram uma correlação estreita entre o esqualeno e a secreção de vitamina E. Então, quanto mais esqualeno sua pele produz, mais vitamina E ela secreta.

A próxima parte explica o que o peróxido de esqualeno faz à pele. Ela explica o porquê da acne ser mais uma questão de inflamação do que de bactérias e como o dano oxidativo cria condições ideais para que bactérias colonizem os poros bloqueados. Trata mais de detalhes e não é absolutamente necessária que você compreenda.

Como o esqualeno causa acne


Outros estudos já mostraram que o peróxido de esqualeno estimula as células da pele que produzem queratina e sebo. Queratina é uma proteína forte que mantém unidas as células da pele. Quando a pele produz queratina demais, uma condição conhecida como hiperqueratose, as células mortas da pele têm dificuldade em se separar. Então os poros da sua pele acabam entupidos com grandes blocos de células mortas, ao invés de células individuais. Hiperqueratose é uma característica comum em muitas condições de pele e é a razão pela qual os retinóides funcionam tão bem na acne – eles impedem a hiperqueratose.

O sebo, é claro, é o óleo que a sua pele produz.

A combinação de excesso de queratina e de sebo produz condições ideais para poros bloqueados. Mais ou menos como toras descendo um rio, os blocos de células mortas se emaranham e, combinados com o excesso de sebo, facilmente obstruem as passagens estreitas dos poros da pele.

Não são as bactérias


Um poro bloqueado é o primeiro estágio de uma espinha. É importante notar que esse bloqueio dos poros da pele não tem nada a ver com bactérias. Estudos já mostraram que essas formas iniciais de espinhas sequer contêm bactérias.

Lesões não-inflamadas, que são inicialmente visíveis durante a adrenarca em indivíduos propensos a acne, não contêm propionibacteria. A comedogênse parece ser independente da infecção bacteriana e pode ser direcionada por altos níveis de interleucina-1α bioativa derivada dos hiperqueratinócitos dutais.
A acne é uma infecção de folículos pilosebáceos bloqueados? Anne Eady, Jonathan H. Cove. American Journal of Clinical Dermatology. July 2000, Volume 1, Issue 4, pp 201-209. http://link.springer.com/article/10.2165/00128071-200001040-00001

Por que isso é importante ?


Porque a vasta maioria das terapias atuais contra a acne são direcionadas para o controle de bactérias. Sim, controlar as bactérias pode ajudar, mas você pode ter melhores resultados atacando a acne antes que ela comece. Esse é o motivo pelo qual antioxidantes tópicos podem ser tão eficientes na acne. Eles podem impedir o dano oxidativo inicial ao sebo e parar a acne antes que ela comece. Você verá isso em estudos que mostram que vitamina B3 e alguns outros antioxidantes, tópicos, são mais eficientes que antibióticos tópicos ou peróxido de benzoíla – isso para não mencionar que antioxidantes tópicos não têm efeitos colaterais.

Estudos também já mostraram que o dano oxidativo inicial ao sebo altera o ambiente dentro de um poro bloqueado de maneira que fique adequado à colonização bacteriana. E se você puder impedir o dano inicial, as bactérias não poderão colonizar o poro bloqueado.

A P. acnes, que uma vez se imaginou ser o fator inciador da acne inflamatória, nunca poderia fazer da unidade pilosebácea o seu lar se não fosse o insulto inflamatório ao sebo. A oxidação do sebo altera a tensão de oxigênio no folículo, resultando no ambiente micro-aerofílico necessário para a P. acnes sobreviver. Aparentemente, inflamação e estresse oxidativo podem preparar o palco para todos os fatores patogênicos subsequentes que levam à acne.
Implicações clínicas da peroxidação lipídica na acne vulgaris: vinho velho em novas garrafas. Whitney P Bowe, Alan C Logan. Lipids in Health and Disease 2010, 9:141. http://www.lipidworld.com/content/9/1/141

As bactérias, é claro, também têm um papel na acne. Uma vez que o dano oxidativo tenha bloqueado um poro e mudado o ambiente interior, as bactérias tomam conta e multiplicam-se rapidamente. Elas produzem toxinas que irritam a pele. O sistema imune ataca as bactérias e isso aumenta exponencialmente a inflamação da área. É isso que transforma os poros bloqueados invisíveis em espinhas vermelhas e doloridas.

Mas o ponto importante é que nada disso aconteceria sem o dano oxidativo inicial ao sebo. Deixe-me dizer isso mais uma vez. A ciência já mostrou claramente que não pode haver acne sem dano oxidativo ao sebo. É o fósforo que acende o fogo e prepara o palco para a acne.

Esse é o porquê de a maioria dos seus esforços ter que ser direcionada para evitar a oxidação sebácea. Pode-se argumentar também pelos agentes bactericidas para controlar as espinhas que não se pode evitar completamente – e que acontece por causa da genética (diga "oi" para seus pais).

Preparando o palco para a oxidação do sebo


Até agora, falamos apenas do que acontece na sua pele. Embora isso seja clichê, a acne vai mais fundo que a pele. Aqui é que coisas como dieta, estresse, hormônios e problemas intestinais começam a atuar.

Se você observar a imagem acima, verá duas setas levando à oxidação do sebo: hormônios e inflamação. A combinação deles é que cria as condições para que a oxidação do sebo ocorra e a acne se inicie.

Os hormônios afetam quanto sebo a sua pele produz e também a sua composição. Estudos já mostraram que a pele propensa a acne produz cerca de 3 vezes mais sebo que a pele normal. Como se isso não fosse ruim o suficiente, o sebo da pele propensa a acne também tem proporcionalmente mais esqualeno. Isso significa que a pele propensa a acne tem muito mais esqualeno que a pele normal. Tratamentos (tais como dieta) que afetam os hormônios ligados à acne podem reverter isso.

A inflamanão afeta a acne ao esgotar os estoques de antioxidantes. Aqui vai uma analogia simples: se você pensar na inflamação como fogo, os antioxidantes são a brigada de incêndio. A brigada tem uma capacidade limitada de combater fogo. Se houver muitos fogos simultaneamente, então a brigada pode não ser capaz de apagar o fogo. Se houver muitos pontos de incêndio ao mesmo tempo, então a brigada não terá tempo de apagar todos os pontos. Estudos têm demonstrado que algo parecido com isso acontece na acne. A produção excessiva de sebo causa tanta demanda de antioxidante que o sistema não consegue se manter.

Existem várias linhas de evidência que mostram que o sistema antioxidante não pode lidar com o estresse oxidativo (termo médico para a inflamação) que a acne causa.

Por exemplo, um estudo publicado em 2012 mediu os níveis de antioxidantes e inflamação em raspados de pele de acneica e pele saudável. O estudo constatou 2 a 4 vezes mais inflamação na pele propensa a acne.

Em comparação com as pessoas saudáveis, pacientes com acne ele têm menores níveis sanguíneos de antioxidantes e mais inflamação. Há até uma curva dose-resposta; pessoas com acne severa apresentam níveis mais elevados de inflamação do que pessoas com acne leve ou sem acne. Aqui está um gráfico I produzido a partir de um estudo publicado em Janeiro de 2013.

Fonte: Hani A. Al-Shobaili, et al. Marcadores Bioquímicos do Estresse Oxidativo e Nitrosativo na Acne Vulgaris: Correlação com a Atividade da Doença.
Journal of Clinical Laboratorial Analysis, Volume 27, Edição 1, Páginas 45-52, Janeiro/2013
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jcla.21560/full

Muitos estudos mostram que antioxidantes tópicos reduzem a acne mais que antibióticos ou peróxido de benzoíla tópicos.

Depois, há o estudo de 2012 que apresentou redução de 50% da acne com suplementos de antioxidantes. Os pesquisadores designaram aleatoriamente os participantes em um dos quatro grupos: N-acetilcisteína (NAC), silimarina (encontrado no leite de cardo), selênio ou placebo. Cada participante tomou o suplemento diário por 2 meses. Este gráfico mostra a contagem média de espinha em cada grupo:

Fonte: Ahmed Salih Sahib, et al. Efeitos de Antioxidantes Orais na Contagem de Lesões associados com o Estresse Oxidativo e Inflamação em Pacientes com Ance Papulopustular.
Journal of Clinical & Experimental Dermatology Research
http://www.omicsonline.org/effects-of-oral-antioxidants-on-lesion-counts-associated-with-oxidative-stress-and-inflammation-in-patients-with-papulopustular-acne-2155-9554.1000163.php?aid=10078

Desculpem se parece que eu estou falando demais sobre isso. Eu só quero ter certeza que você entendeu o quão crítico a inflamação é à acne. Eu não quero dizer que a inflamação é mais importante do que os hormônios, mas as pessoas estão mais familiarizadas com o papel que eles desempenham na acne e é por isso que eu me concentrei mais no aspecto menos conhecido.


Conclusão

A pele está permanentemente exposta à inflamação; pense em raios UV, poluição do ar, bactérias e patógenos, produtos químicos que você aplica em seu rosto e cloro em piscinas. Os seres humanos têm um sistema eficaz de proteção contra os efeitos nocivos do dano oxidativo excessivo: antioxidantes.

Devido à genética e hormônios, a pele propensa à acne produz até 3 vezes mais sebo do que a pele normal. A produção excessiva de sebo aumenta a demanda por proteção de antioxidante. Se o sistema antioxidante não pode atender a demanda, o sebo fica vulnerável a danos oxidativos. Seguindo o dano oxidativo ao esqualeno, ele forma o peróxido de esqualeno, uma substância maciçamente comedogênica que deixa os poros bloqueados e prepara o palco para acne.

E é por isso que você tem acne.

Próximo passo


A seguir, como usar isso para ficar com a pele permanentemente limpa ou o simples não-segredo para ter uma pele permanentemente limpa.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores