O Leite Causa Acne?


Diz-se que um casamento em Hollywood é bem sucedido se ele dura mais que leite. Então as bodas de ouro devem ser quando casamento dura mais que a acne causada pelo leite.

Hoje há boas evidências para dizer que o leite provoca acne. Estudos mostram taxas mais elevadas de acne em pessoas que bebem mais leite. Além disso, o leite aumenta os hormônios que aumentam a produção de sebo, o crescimento de células da pele e agravam a acne. Até mesmo um artigo publicado pela Nestlé diz que eles precisam produzir um leite que cause menos acne, se quiserem continuar a vendê-lo.

Neste post vou dar uma boa visão geral de tudo o que você precisa saber sobre laticínios que causam acne. Incluindo uma explicação clara de estudos e como isso acontece. Finalmente, vamos olhar para algumas alternativas ao leite e se são melhores para a sua pele.

Estudos leite-acne

Estudos estabeleceram correlações entre o  consumo de leite  com maiores taxas de acne. Se as estatísticas não são seu  forte, isso simplesmente significa que aqueles que bebem mais leite também tendem a ter mais acne.

O primeiro estudo a correlacionou laticínios com acne usaram dados do famoso Estudo de Saúde das Enfermeiras e descobriram que aqueles que bebiam mais leite quando adolescentes tiveram maiores taxas de acne. Mas quando se trata de acne, este estudo é quase sem valor. O problema é que eles usaram um diário de dieta. Você se lembra do que comeu na semana passada? Mês passado? Ano passado? Exatamente. As enfermeiras adultas neste estudo foram convidadas a recordar o quanto eles beberam de leite quando adolescentes.

Este é o estudo em que o Dr. Mark Hyman atesta como a evidência fumegante que o leite provoca acne. Na melhor das hipóteses, este estudo sugere que laticínios podem estar ligados a acne, mas como estudo científico é tão fraco que não podemos concluir muito com ele.

Os autores do primeiro estudo continuaram com outros dois estudos melhores. Este com meninas adolescentes e este com meninos adolescentes. Em ambos os estudos, eles acompanharam um grupo de estudo de 3 anos. Durante todos os anos eles pediram para eles preencherem um questionário de frequência alimentar, basicamente perguntando quantas vezes você come certos alimentos atualmente.

Ambos os estudos encontraram resultados muito semelhantes. Aqueles que bebiam mais de 2 porções de leite por dia eram 20% mais propensos a sofrer de acne do que aqueles que bebiam menos de uma porção por semana. Não é exatamente um resultado tremendo, mas isso mostra que leite e produtos lácteos provavelmente agravam a acne.

Eu suspeito que esses estudos podem subestimar o risco em adultos. Estes estudos utilizaram adolescentes e acne é muito comum durante esse tempo por causa dos hormônios em fúria. O leite afeta esses mesmos hormônios, por isso durante a adolescência o leite pode não aumentar tanto o risco de contrair acne.

Um estudo italiano feito com poucos indivíduos um pouco mais velhos confirma isso. Este estudo utilizou adolescentes e adultos jovens, e encontrou 78% mais risco de acne em pessoas que tomavam mais de 3 porções por semana.

Devo observar que todos os estudos acima concluíram que leite desnatado é pior que o leite integral ou de baixo teor de gordura.

Resumo

Se formos técnicos, podemos dizer nenhum desses estudos demonstra que o leite provoca acne (correlação não implica causa e efeito, e estudos como estes só encontram correlações). Mas na vida real, termos práticos, eles são o suficiente para tornar o leite seriamente suspeito. Especialmente quando você considera que o leite libera os mesmos hormônios que causam a acne.

Como o leite provoca acne

Os resultados dos estudos acima assumem um significado diferente quando olhamos para a plausibilidade biológica de leite causando acne.

As pesquisas nas últimas 2 décadas têm enfatizado o papel que os hormônios desempenham na acne e, especialmente, a insulina e fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1). Em outro lugar, eu falo em detalhes como estes hormônios afetam a acne, mas por agora é suficiente dizer que estes hormônios e a acne andam de mãos dadas. Níveis hormonais elevados geralmente significam mais acne.

IGF-1

Estudos mostram que o leite e laticínios aumentam os níveis de IGF-1. Um estudo em adultos mais velhos mostrou que 3 doses de leite por dia durante 12 semanas aumentou os níveis de IGF-1 em 10%. Outro estudo mostrou níveis 16% mais elevados de IGF-1 naqueles que bebiam 1-2 porções de leite por dia, em comparação com aqueles que beberam apenas raramente.

Estudos em pacientes com acne demonstraram correlação entre o IGF-1 e acne. IGF-1 tem sido demonstrada aumentar a produção de sebo, deixar os poros da pele mais visíveis e aumentar o crescimento de células da pele.

Insulina

Você provavelmente está familiarizado com o índice glicêmico, que mede a rapidez com que certos alimentos aumentam os níveis de açúcar no sangue. O índice insulinêmico faz o mesmo para insulina. Ele mede o quanto uma porção de 240 calorias de um alimento em particular aumenta os níveis de insulina. Pão branco foi usado como alimento de referência com valor de índice 100. Aqui estão os valores do índice de insulina para alguns alimentos:
  • Pão branco 100
  • Arroz branco 79
  • Ovos 31
  • Carne 45
  • Iogurte 115
Como você pode ver, o iogurte realmente dispara os níveis de insulina, ainda mais do que o pão branco. Agora, eles provavelmente usaram iogurte industrializado com adição de açúcar. Portanto, o valor será um pouco menor para iogurte sem sabor, sem açúcar. Ainda assim, é alarmante.

Por que a insulina é ruim? Assim como o IGF-1, pode estimular a acne hormonal, mas também aumenta a biodisponibilidade da IGF-1.

Alergia ao leite e intolerância à lactose

Algumas pessoas são alérgicas ao leite. O sistema imune reage às proteínas no leite, geralmente caseína, e as tratam como invasoras. Os sintomas incluem erupções cutâneas e outros problemas de pele. É possível que a reação alérgica ao leite também provoque acne.

A alergia ao leite também vem em forma menos grave, conhecida como intolerância à proteína do leite. O problema é que os testes de alergia alimentar comuns não detectam isso. A intolerância à proteína do leite também desencadeia uma resposta imunitária e os sintomas são semelhantes à alergia ao leite.

Intolerância à lactose é mais um maneira que o leite pode causar acne. Em vez de causar resposta imune, a intolerância à lactose contribui para problemas intestinais. O artigo da Wikipedia sobre a intolerância à lactose diz ela que é uma importante causa de síndrome do intestino irritável. Uma vez que a lactose não é digerida adequadamente, ela alimenta as bactérias no intestino e, eventualmente, conduz a desequilíbrio bacteriano no intestino. Eu escrevi em detalhes sobre como os problemas intestinais podem causar acne.

Até a Nestlé admite que leite provoca acne

Você pode pensar que a maior produtora de leite e laticínios do mundo correria para negar quaisquer possíveis ligações entre leite e acne. Nesse caso, você estaria errado. Em 2011, um artigo publicado na Nestlé Nutritional Workshop Series explica todas as maneiras que o leite pode causar acne. É praticamente o que discutimos acima. Leite aumenta os níveis de insulina e IGF-1 que, em seguida, leva a acne.

Aqui está uma citação do artigo.
Ambos, a restrição do consumo de leite ou da geração de leite menos insulinotrópico, terão um enorme impacto sobre a prevenção de doenças ocidentais epidêmicas como a obesidade, diabetes mellitus, câncer, doenças neurodegenerativas e acne
Melnik BC.
Provas para efeitos de promoção da acne de leite e outros produtos lácteos insulinotrópicos
Nestle Nutr Workshop Ser Pediatr Program. 2011; 67: 131-45. Epub 2011 16 de fevereiro.

Basicamente o que eles estão dizendo é que para evitar acne as pessoas devem beber menos leite ou a Nestlé deve desenvolver produtos lácteos que não disparem os níveis de insulina.

Sobre as alternativas ao leite

Até agora há bastante evidência de que a dizer que o leite provoca acne. Mas e sobre as alternativas, como leite de soja ou feitos de soja, amêndoas, cabras, etc? Eles são mais seguros para a sua pele? Eu não posso dizer com certeza, mas aqui estão algumas dicas:
  • Para o leite da minha cabra, até onde eu sei, não aumenta os níveis de insulina tanto quanto o leite de vaca. Por isso, deve ser mais seguro.
  • Há muito debate sobre soja. Alguns dizem a soja diminui os níveis de testosterona e tem um efeito de feminização nos homens. Eu escrevi um post detalhado sobre a soja e depois de olhar para todos os estudos, os efeitos hormonais de soja são fracos ou inexistentes. As alergias à soja são bastante comuns e é de longe a forma mais plausível que a soja pode causar acne. Mas diferente de alergias, não há nenhuma boa razão para acreditar de soja ou leite de soja provoca acne.
  • Leite de amêndoa, arroz e outros "leites". A não ser por um possivelmente elevado teor de açúcar, eu não posso imaginar uma maneira que estes leites alternativos poderiam prejudicar a sua pele.
Eu esqueci alguma alternativa de laticínios? Por favor poste nos comentários abaixo e eu vou adicioná-lo aqui.

É ok comer iogurte?

Iogurtes caseiros e "vivos" são uma boa fonte de bactérias probióticas e, como tal, podem ajudar com problemas intestinais. Assim, eles podem ser bom para a pele. Mas e sobre o efeito hormonal do leite? Será que os efeitos positivos do iogurte compensam os efeitos negativos?

Há alguma razão para acreditar que o iogurte e outros produtos lácteos processados ​​não têm tão forte efeito hormonal como o leite puro. Por exemplo, a fermentação desativa uma grande parte do IGF-1 no leite. Além disso, estudos que encontraram níveis mais elevados de IGF-1 em bebedores de leite não mostraram nenhum efeito de iogurte ou queijo.

Dito isto, o iogurte vai causar um aumento temporário nos níveis de insulina, ver a discussão sobre o índice de insulina acima. Mas, ao contrário do leite, não pode causar aumento em longo prazo nos níveis basais de IGF-1.

Isso é tudo o que podemos dizer. Infelizmente não há nenhuma maneira de saber se o iogurte é bom para a acne ou não. Eu diria que se o açúcar agrava a sua acne, então é provável que o iogurte também o faça. O açúcar agravando a sua acne mostra que ela responde à insulina e IGF-1. Há outros casos em que a acne é mais de natureza inflamatória. Nesses casos, o efeito de cura intestinal do iogurte pode ajudar a pele. Lembro-me de pelo menos um estudo onde bebida láctea fermentada ajudou a acne.

Então, use isso como um guia rápido, mas não é, de maneira nenhuma, preciso para todos.

Conclusão

Então o leite causa acne? Acho que podemos concluir com segurança que provoca acne em algumas pessoas. Todos os estudos que eu vi mostram taxas mais elevadas de acne em pessoas que bebem mais leite. O leite também é conhecido por aumentar a insulina e níveis de IGF-1, e ambas estão ligados à acne. Outras maneiras menos comuns são reações alérgicas ao leite e problemas intestinais, como resultado da intolerância à lactose.

O leite de cabra é geralmente promovido como uma alternativa mais segura ao leite de vaca. Alergias à soja são bastante comuns, mas o leite de soja pessoas não-alérgicas não deve ser um problema. Da mesma forma, leite de amêndoa, arroz e vários outros produtos lácteos alternativos devem ser seguros para a acne.

O iogurte tem efeitos positivos e negativos sobre a pele. É uma boa fonte de bactérias probióticas e pode ajudar com problemas intestinais. O processo de fermentação atenua alguns problemas hormonais, mas ainda é um produto lácteo e levaria ao aumento de níveis de insulina. Você tem que julgá-lo experimentalmente.

Espero que você tenha achado este post informativo. Por favor, compartilhe sua experiência com leite nos comentários abaixo.

Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores